Areia da praia e prática esportiva: tudo o que você precisa saber

A paisagem litorânea oferece um cenário idílico para os amantes do esporte. Muitas vezes, a maresia e a areia da praia se tornam um convite irresistível para atividades físicas. 

Prova disso é o crescente interesse na prática esportiva à beira-mar, especialmente no contexto do beach tennis. Só para você ter uma ideia, em 2021, o diretor da Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT), Jorge Bierrenbach, à revista Veja Saúde e disse que há mais de 200 mil praticantes amadores do esporte no Brasil. Isso considerando apenas aqueles que estão vinculados a um clube ou entidade.

Contudo, apesar do apelo visual e do charme natural, existem considerações essenciais a serem observadas ao se aventurar nos esportes na areia. Em certos casos, optar por instalações esportivas convencionais pode ser mais vantajoso para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades esportivas.

Fique com a gente e descubra tudo o que é necessário saber ao se aventurar nos esportes à beira-mar. Bora lá?

É possível praticar esportes na areia da praia?

Praticar esportes na areia da praia é possível, mas demanda cuidados específicos para evitar lesões. 

Em entrevista à revista Boa Forma, o médico ortopedista Maurício Marteleto disse que deve-se fortalecer os músculos envolvidos no movimento sobre o terreno arenoso. Segundo ele, isso é fundamental para reduzir o risco de lesões. 

Ele também enfatiza que as pessoas com histórico de problemas musculares devem focar na preparação dessas áreas, minimizando o impacto da irregularidade da areia.

A areia da praia pode ser utilizada para a montagem de quadras?

Os esportes praticados na areia tiveram seu início nas praias, que, sem dúvida, representam um ambiente ideal para essa prática, sendo bastante comuns os pontos de praia para jogos ou aulas. 

Contudo, para aqueles que residem distante do litoral ou buscam aprimorar suas habilidades de forma mais consistente, é indicado procurar estabelecimentos especializados, os quais têm se tornado bastante frequentes em todo o Brasil.

Nas quadras desse tipo de estabelecimento, a areia da praia não deve ser utilizada, tendo em vista que a extração é ilegal.

A SuperQuadra Jundu tem experiência nesse segmento e oferece diferentes linhas de areia projetadas especificamente para a prática esportiva. Em nosso portfólio temos opções que garantem a qualidade, a segurança e o desempenho adequado para as quadras.

Então, se você está pensando em usar areia da praia para montar uma quadra, aborte essa missão, pois ela não é a ideal. O melhor é entrar em contato conosco e conhecer as nossas ofertas. Não perca mais tempo!

Outros conteúdos

pontos que uma gestão de clubes esportivos deve estar sempre atenta