Por que você não deve usar Areia de construção na quadra de Areia?

A Areia de construção não é apenas uma forma alternativa e, aparentemente, mais barata de utilizar para a prática de esportes. Ela possui um conjunto de perigos que podem causar danos irreversíveis para Atletas profissionais e amadores.

Então, mesmo se você utilizar um bom sistema de drenagem em quadras de Areia para a construção civil, é uma questão de tempo até começarem as consequências.

Muito além da questão de desempenho do Atleta e aparecimento de lesões, o uso desse material gera transtornos bem específicos. Quer saber mais sobre o assunto e decidir, por você mesmo, qual a decisão mais responsável e lucrativa tomar? Acompanhe e descubra nesta leitura.

Areia de construção civil deve ser usada em construção civil!

Apesar dessa informação ser óbvia, há ainda muita desinformação sobre os tipos de Areia. O primeiro fator que se deve considerar é que Areia não é tudo igual.

As Areias para construção podem ser dos tipos fina, média e grossa. A primeira é usada para acabamentos internos e reboco. Isso porque ela permite um acabamento melhor para o ambiente, utilizando massa ou tinta. Os seus grãos ficam entre 0,005 a 0,42mm.

De outra forma, a Areia média para construção civil tem uma granulometria que vai de 0,42 até 2mm. Nestes casos, usa-se para o preparado da argamassa utilizada no assentamento de tijolos, blocos e chapisco. Quando fundem-se Areia e cimento para formar o concreto, esse tipo também é utilizado para preencher pilares e vigas.

Por último, os grãos de 2 a 4 milímetros são da Areia grossa. Neste tipo, ela é usada para as etapas de construção mais brutos. Ou seja, ela é um dos elementos principais para a produção do concreto e contra piso.

Para uma quadra de Areia, deve-se utilizar o material específico para isso. Mesmo que o sistema de drenagem do tipo espinha de peixe esteja em pleno funcionamento, se for usada uma Areia de obra, podem ocorrer danos.

A Areia de construção contém impurezas

Basicamente, a Areia para construção contém impurezas que não são retirados no processo de beneficiamento. Isso faz uma diferença fundamental para os usos do material.

A principal questão para ter em mente, sobre o uso de uma Areia para construção, é justamente a finalidade para a qual ela foi pensada.

O produto foi pensado para ser aplicado, em conjunto com outros elementos, como cimento, para construir casas, prédios, em argamassa e outros. Logo, esse tipo de Areia independe do contato com a pele humana, algo bem diferente no caso das quadras de Areia para esportes.

Imagine a situação de uma partida comum, ou um treino de aquecimento, de beach tennis. A Areia escolhida foi a contraindicada. Em determinado momento, um dos jogadores estende todo o corpo para tentar impedir que a bola caia na sua área.

Apesar de conseguir evitar a pontuação, e assim, garantir a sobrevivência para mais um set, o impacto do corpo na Areia de construção civil gerou arranhões e uma lesão ao tornozelo.

O resultado foi a suspensão da partida. Isso aconteceu porque a areia de construção civil não é adequada para prática de esportes, não oferece conforto e muito menos performance para prática salutar de esportes em areia.

Impurezas que prejudicam o Atleta

Algumas areias usadas na construção civil não tem especificação quanto a pureza e atributos de limpeza.

No entanto, o contato com a pele humana, caso essa Areia seja utilizada para o fim esportivo, pode causar sérios danos. Alguns elementos químicos, uma vez presentes na Areia, podem causar irritações e danos na pele. Diante dessas informações, até que ponto é viável a utilização desse tipo de Areia?

O material traz riscos de infecções bacterianas e fúngicas

A umidade proveniente daí é um ambiente ideal para a proliferação e manutenção desses organismos. Matéria orgânica é um ambiente propício para proliferação de bactérias e microorganismos causadores de doenças.

Então, para quem quer utilizar, de uma forma cotidiana ou pontual, quadras construídas com o material, pode ter que lidar com doenças de pele. Evite a ocorrência de problemas sérios. Garanta que o seu estilo de vida esteja relacionado ao bom uso de equipamentos e materiais que facilitem a execução de suas atividades.

A Areia pode ser mais pesada e menos solta

Ao nível de rendimento em partidas ou treinos, a utilização de Areia de construção pode impactar negativamente os resultados. E aqui não estamos falando de uma boa performance para os atletas. Isso porque, o fato dessa Areia ser mais pesada e menos solta pode sobrecarregar as articulações.

Se há quem faça pequenas corridas, como exercício funcional, na praia, ou em terrenos com uma Areia de construção, lembre-se que são momentos pontuais.

Ao falar de uma quadra de piso de Areia, pense que é uma prática cotidiana. Ambos os formatos impactam o corpo. No entanto, para o primeiro, há uma possibilidade de descanso maior e de reverter possíveis lesões.

De outra forma, quem segue um estilo de vida saudável e escolhe a prática de um esporte de Areia como rotina, caso do frescobol, por exemplo, precisa lidar com os desafios diários.

Ao treinar em um piso que pode ser compactado (duro), você pode se sentir desestimulado a continuar, devido ao esforço redobrado, por exemplo. E, assim, chegamos ao tópico das lesões, que você confere logo abaixo.

Ela traz o risco de lesões em Atletas

Além daquele exemplo de lesão que falamos no tópico sobre as impurezas, é preciso entender que o aparecimento de cortes e luxações podem desencadear outros fatores mais graves. Isto é, o deslocamento ou fratura de algum osso, por exemplo. Afaste o risco para você, a sua família e os seus amigos.

Então, já estamos conversados sobre o porquê que, definitivamente, uma Areia para construção não é indicada para o piso da sua quadra. Afinal, tudo o que você quer é aproveitar o melhor dos esportes de Areia — sem fungos, bactérias, contaminações ou sobrecarga de articulações.

Quer um piso de Areia com qualidade e ideal para montar uma quadra na sua casa? Então entre agora em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube