Atividade física no verão: quais cuidados devo tomar?

Exercitar-se confere uma série de benefícios para qualquer pessoa: melhoria no condicionamento físico, maior disposição para o dia a dia, prevenção de doenças, entre outras vantagens. Contudo, alguns períodos do ano são mais desafiadores que outros para as práticas esportivas.

Assim, manter uma rotina de atividade física no verão exige mais disciplina, para que alguns descuidos não comprometam a sua saúde. Uma dica é buscar lugares cobertos e ventilados. Preparamos este artigo para que você possa se exercitar sem problemas nessa estação do ano. Boa leitura!

Quais os benefícios da atividade física?

Em primeiro lugar, mostraremos as vantagens de praticar atividade física como um todo. Você notará como o exercício ajuda em diversos aspectos, tanto na parte física quanto na mental.

Diminuição do estresse

Para lidar com a rotina semanal, com o trabalho e a correria de cada dia, praticar atividade física é essencial. Isso porque o exercício aeróbico e os esportes, por exemplo, provocam a liberação de hormônios que ajudam a aliviar o estresse e ainda promovem uma sensação de bem-estar.

Assim, além de melhorar o condicionamento físico para encarar a rotina, a atividade física ajuda a minimizar a depressão e os problemas emocionais.

Melhora do humor e da autoestima

A atividade física contribui diretamente para o bem-estar. Assim, do ponto de vista emocional, quem está fisicamente ativo tem índices menores de ansiedade e estresse, além de aumentar a autoestima e a disposição para poder fazer tudo no dia a dia. Os níveis de ansiedade também diminuem e o humor melhora.

Contato com a natureza

Algumas práticas, como a corrida, as trilhas e o ciclismo, proporcionam que você busque novos locais para se exercitar, principalmente, áreas mais verdes e longe do trânsito. Além de correr menos riscos de se acidentar ao praticar suas atividades físicas em vias movimentadas, você também respira um ar mais puro, em um ambiente mais tranquilo.

Mesmo que você não viva em uma área muito verde, apenas o ato de sair de casa já será uma boa forma de arejar as ideias.

Maior oxigenação cerebral

A atividade física também tem efeitos benéficos para o cérebro e, consequentemente, para a produtividade. Durante a prática esportiva, por exemplo, o aumento da frequência cardíaca proporciona a oxigenação do cérebro e estimula o fluxo sanguíneo no local.

Esse estímulo beneficia diversas áreas, como o cerebelo (que controla a coordenação motora), e o hipocampo, que está ligado à memória e à capacidade de aprendizado. Assim, a atividade física é uma aliada natural do estudo e da produtividade no trabalho.

Previne doenças de saúde

Quem prática atividade física também terá uma melhor prevenção do risco de câncer e de osteoporose nas últimas décadas de vida, além de reduzir as chances de sofrer com diabetes ou ter problemas cardiovasculares.

Auxilia no emagrecimento

Atividades físicas e alimentação balanceada são a parceria infalível para quem quer emagrecer e se manter dentro de uma faixa de peso recomendada para a sua idade e altura. Uma dica é buscar exercícios que sejam prazerosos para você. Outras opções são:

  • caminhada;
  • corrida;
  • ciclismo;
  • calistenia, com exercícios que utilizam o peso do próprio corpo para treinar;
  • musculação;
  • hidroginástica;
  • natação;
  • esportes de Areia, entre muitos outros.

Quais as dicas para praticar atividade física no verão?

O tempo quente e todos aqueles cuidados com a exposição ao sol podem desestimular as pessoas a se dedicarem às atividades físicas. Contudo, confira algumas dicas para garantir que os seus treinos sejam prazerosos.

Roupas e calçados confortáveis

Para se exercitar no verão, não deixe de vestir roupas mais frescas, soltas e leves para que a sua pele consiga respirar. Além disso, priorize cores mais claras, como o branco, o amarelo e o azul claro, já que elas absorvem menos calor.

Outro cuidado importante é escolher um tênis que seja confortável para os pés e que aguente o impacto da prática esportiva e da atividade física como um todo.

Hidratação

Por meio da transpiração durante a prática de exercícios, que é ainda mais excessiva no verão, o corpo tende a perder muita água e eletrólitos — o que pode causar desidratação. Por isso, busque ingerir muito líquido, tanto antes quanto durante e depois das atividades. Para não se perder no cálculo, uma dica é consumir entre 200 e 300 ml de água a cada 20 minutos de prática.

Horário

O horário também deve ser observado com cuidado, assim como o local. Utilize protetor solar, boné e óculos, e escolha lugares como parques e praias. Evite a exposição direta ao sol — principalmente, das 10h às 16h.   

Opte por locais ventilados, como quadras esportivas cobertas, que protegerão os participantes do sol, fazendo aquela resenha entre amigos se tornar ainda mais divertida.

Quais os melhores esportes para praticar no verão?

Por falar em resenha e diversão, vamos citar algumas das modalidades e os benefícios desses esportes para a sua saúde.

Vôlei

O vôlei é um dos esportes mais amados do Brasil, com as seleções feminina e masculina sendo avidamente acompanhadas em torneios por todo o mundo. A boa notícia é que você também pode praticar essa modalidade, inclusive, na Areia.

O vôlei de praia pode ser jogado em duplas, o que torna mais fácil montar as equipes e se divertir. Para não se queimar excessivamente sob o sol, uma boa ideia é buscar quadras de Areia cobertas, que protejam do calor excessivo e do desconforto do verão intenso.

Beach tennis

O beach tennis é uma modalidade que também ganhou seu espaço no Brasil. É um esporte bastante similar ao vôlei de praia, mas com algumas particularidades. O “tennis” do nome, por exemplo, se justifica pelo uso de uma raquete e de bolinhas próprias para essa prática.

O que faz o esporte ganhar espaço rapidamente no Brasil é o seu dinamismo e a sua simplicidade: o objetivo principal consiste na devolução da bola ao campo adversário, mas sem deixar que ela toque no chão.

Futevôlei

Como o próprio nome indica, o futevôlei é um esporte que mistura o futebol e o vôlei, unindo duas paixões nacionais para atender a novos públicos. Ele pode ser jogado em quadras de Areia, tanto em orlas quanto em Pisos cobertos.

É por isso, por exemplo, que ele é praticado até em cidades que não têm praia, justamente, pela possibilidade de obter um Piso de Areia preparado para os objetivos dos praticantes, sejam Atletas profissionais ou amadores que apenas queiram uma resenha.

Agora que você conheceu os principais cuidados relacionados à atividade física no verão, já poderá se proteger — e o melhor, sem deixar os exercícios de lado. Afinal, como vimos, eles promovem uma série de benefícios para o seu corpo e para a sua saúde mental.

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