9 benefícios de uma rotina de atividade física regular para a sua saúde e bem-estar

A movimentação corporal é uma ação essencial em nossas vidas. Todos os anos são promovidas campanhas de alerta e incentivo para combater o sedentarismo, reforçando a importância de praticar atividade física para garantir saúde e bem-estar.

Para o vigor mental, a importância é a mesma. Na verdade, é essencial para a produção de hormônios e impulsionamento de neurotransmissores que geram satisfação e relaxamento. Tais recursos orgânicos nos ajudam a estar sempre dispostos e contentes.

Pensando nisso, reunimos uma lista completa sobre todos os benefícios de uma rotina de atividade física regular. Confira!

1. Ajuda a controlar o peso

O exercício físico ajuda a manter e/ou perder peso por levar à queima de gorduras. Tal prática melhora o funcionamento biológico, pois os músculos consomem mais energia do que as células de gordura, regulando o apetite.

Atividade física e dieta balanceada: combinação perfeita para o emagrecimento e a prevenção de doenças. A nutrição e a hidratação adequada garantem energia aos treinos e reduzem o risco de lesões e fadiga. Portanto, é válido diminuir o consumo de alimentos processados e ricos em sódio, açúcares, conservantes e sabores artificiais.

2. Melhora a qualidade do sono

Nosso corpo precisa repousar por, aproximadamente, 8 horas por dia para manter seu funcionamento saudável. Ao exercitá-lo periodicamente é possível diminuir a insônia e outros distúrbios relacionados. Isso ocorre graças à liberação da endorfina, hormônio que dá mais disposição e energia.

O ideal é praticar exercícios pela manhã ou durante a tarde. No entanto, se você só tiver tempo disponível à noite, opte por um exercício mais leve para evitar que seu corpo fique mais alerta e ativo, o que dificulta o sono.

3. Equilibra a produção de hormônios

A atividade física regular nivela a produção de hormônios essenciais para uma vida mais saudável, como a serotonina, que gera alegria e positividade. Algumas de suas vantagens são a redução do estresse, diminuição de quadros de enxaqueca, promoção da saciedade e alívio dos sintomas da TPM.

Já a dopamina regula o humor, ameniza o estresse, reforça o domínio das funções motoras, beneficia a memória e melhora a concentração.

A endorfina equilibra funções mentais, favorecendo o relaxamento e a reação do organismo a momentos de tensão. Uma convivência menos estressante garante uma via melhor, espantando desânimo, tristeza e pensamentos negativos.

Com a prática de exercícios — incluindo esportes —, você vai notar uma melhora no seu humor e vivenciar momentos mais agradáveis e alegres, além de ter mais disposição para realizar funções rotineiras. Dessa forma, o risco de desenvolver ansiedade e depressão são muito menores.

É importante dizer que tais transtornos de ordem emocional e psiquiátrica precisam ser devidamente tratados com auxílio médico. A atividade física serve de apoio para ajudar no tratamento, mas não substitui o acompanhamento de profissionais da área.

4. Eleva a resistência corporal

Resistência corporal — também chamada de resistência muscular — é a capacidade de superar o cansaço e a fadiga durante a prática de exercícios intensos. Uma pessoa resistente faz repetições (agachamentos, flexões, pulos, corridas) pelo maior tempo possível, sem prejudicar a qualidade das execuções.

Mesmo que você não seja um Atleta profissional, elevar sua resistência é indispensável para ter mais saúde e executar funções mais intensas do cotidiano. Ter músculos fortes protege o organismo de fraturas, lesões musculares, quedas e surgimento de doenças articulares.

5. Melhora a flexibilidade

O exercício permite maior flexibilidade, especialmente se forem feitos com alongamentos antes, durante após cada prática. Esse procedimento é essencial, visto que a elasticidade fortalece os tendões e ligamentos, diminuindo quadros de encurtamento e gerando melhor condicionamento físico.

6. Regula a pressão e controla o colesterol e a glicemia

A hipertensão e o diabetes são condições que se atenuam ou até podem ser evitadas com atividades físicas. Uma simples caminhada ou pedalada pode diminuir a pressão arterial em pacientes hipertensos, favorecendo a circulação sanguínea.

Além disso, a movimentação corporal melhora o nível do colesterol bom, diminui o colesterol ruim e reduz os triglicerídeos (placas de gordura nos vasos do coração). Isso ameniza o risco de doenças cardiovasculares. Por fim, a atividade física reduz os níveis de açúcar no sangue, melhorando as funções da insulina.

Considerando que as condições mencionadas prejudicam a qualidade de vida e o bem-estar, manter esses índices estabilizados evita uma série de problemas de saúde.

7. Diminui a probabilidade de adquirir osteoporose

A osteoporose é outro problema que a prática de exercícios físicos pode prevenir. Afinal de contas, manter o corpo ativo fortifica os músculos e revigora as articulações. Esse é um benefício importante, especialmente para pessoas idosas, que sofrem desgaste natural da estrutura óssea. Assim, as chances de ocorrerem fraturas repentinas são muito menores.

8. Combate o envelhecimento da pele

A atividade física é uma maneira de baixar o nível de cortisol, hormônio do estresse que reduz o processo de glicação, que leva à perda de colágeno e da elasticidade da pele. Ao diminuir esse fenômeno químico no organismo por meio de exercícios, você ameniza a formação de rugas e o aumento da flacidez. É isso mesmo! Combater o sedentarismo retarda o envelhecimento da pele.

9. Promove a socialização

A prática de atividades ou esportes em grupo é uma maneira de conhecer novas pessoas e garantir uma motivação a mais para continuar. É uma ótima forma de socializar e fazer novos amigos. Você pode escolher se exercitar em uma academia, piscina, quadra de Areia, parques ou fazer aulas coletivas. Opções não faltam para praticar exercícios com outras pessoas.

Então, o que achou dos benefícios que uma rotina de atividade física regular pode trazer para sua saúde e bem-estar? Certamente você está convencido a começar ou manter esse cotidiano para sua vida. Porém, não se esqueça de fazer uma avaliação médica antes de iniciar sua nova rotina, a fim de verificar os riscos e definir os cuidados necessários.

Por fim, é preciso reforçar a importância de respeitar as limitações do seu corpo, treinando apenas o suficiente e utilizando roupas com tecidos respiráveis e calçados confortáveis. Se você for iniciante, comece com alongamentos e exercícios leves para que seu corpo acostume de forma gradual, sem gerar lesões.

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