Atividades ao ar livre: conheça as 10 melhores!

A prática de atividades ao ar livre contribui mais para a manutenção da saúde física e mental do que em lugares fechados. Afinal, além de trabalhar a musculatura e provocar a queima rápida de calorias, colocar o corpo em movimento em contato com a natureza ajuda a trazer mais relaxamento e sensação de bem-estar.

Mas assim como qualquer tipo de atividade física, a prática ao ar livre também exige atenção a alguns detalhes. Só assim será possível evitar o sedentarismo e prevenir doenças e enfermidades com segurança.

Neste artigo, você vai conhecer as 10 melhores atividades físicas ao ar livre e seus benefícios. Continue a leitura e confira, também, os cuidados para evitar lesões durante a prática.

1. Caminhada

A caminhada é considerada uma das principais atividades ao ar livre. Essa prática popular traz benefícios como melhorias na circulação sanguínea e no condicionamento físico. O legal é que ela pode ser feita sozinho ou acompanhado, em pistas com grama ou em Piso de Areia.

O ideal é que a atividade seja realizada em praças e pistas de caminhadas, usando roupas confortáveis e tênis com bom amortecimento. Além de realizar o aquecimento, a atenção à postura também é importante para evitar dores musculares posteriores.

2. Pular corda

Essa brincadeira dos tempos de infância segue como uma das atividades ao ar livre preferidas na vida de muitos adultos. A boa notícia é que ela é altamente recomendada para essa fase da vida, já que trabalha a musculatura das pernas e braços.

Para começar a praticar a atividade sem o risco de lesões, dedique-se apenas a alguns minutos por dia. Aumente cinco minutos a cada semana, nunca passando de meia hora de atividade diária. Vale lembrar que não é necessário saltar muito alto, apenas o suficiente para que a corda passe debaixo dos pés.

3. Beach tennis

O beach tennis é considerado uma excelente opção de atividade física para quem deseja perder peso de forma divertida e sem descuidar da saúde. Protetor solar, óculos escuros e viseira também fazem parte dos acessórios indispensáveis desse esporte.

Por ser praticado em quadra de Areia, traz mais resistência aos movimentos, o que fortalece os músculos do abdômen e das pernas. Lembre-se de que uma hidratação redobrada não pode faltar nesse esporte intenso.

4. Crossfit

O crossfit combina exercícios aeróbicos e funcionais, o que aumenta a musculatura, a resistência física e a capacidade cardiorrespiratória. Praticado em academias ou em Pisos de Areia ao ar livre, trata-se de uma modalidade esportiva de alta intensidade.

Por esse motivo, é importante que o crossfit seja sempre realizado com a orientação de um profissional qualificado. Uma avaliação médica também é necessária antes de começar, fundamental para avaliar a sua condição de saúde.

5. Yoga

É comum encontrar aulas coletivas e gratuitas de yoga em espaços públicos em várias cidades. Essa atividade beneficia tanto a saúde física quanto a saúde mental, sendo necessário apenas um tapetinho para começar a praticar.

O objetivo é harmonizar corpo e mente com o uso de técnicas de respiração, meditação e alongamentos. Tudo isso ajuda a tonificar os músculos e oxigenar o corpo, reduzindo a sensação de estresse e ansiedade.

6. Futevôlei

O futevôlei é considerado uma das atividades ao ar livre praticadas na Areia mais populares do Brasil. Ele trabalha a parte aeróbica, sendo também uma ótima atividade para o fortalecimento dos membros inferiores. Por esse motivo, é a alternativa perfeita para quem deseja definir abdômen, coxas e glúteos.

Os jogos acontecem nas praias e em quadras recobertas com os tipos de Areia indicados para a prática de esportes. Para jogar, basta reunir pelo menos três pessoas, providenciar a rede e uma bola.

7. Treinamento funcional

Modalidade cada vez mais comum entre os praticantes de atividades ao ar livre, o treinamento funcional inclui vários movimentos em sequência. Tais movimentos consistem em imitar aqueles que são naturais do nosso corpo, como correr, pular e agachar.

Todo esse dinamismo trabalha a musculatura e a parte aeróbica, sendo uma escolha comum para quem deseja alcançar resultados de academia se exercitando ao ar livre. Alongamento e aquecimento são fundamentais antes de iniciar esse tipo de atividade, o que é essencial para não acabar com uma lesão.

8. Ciclismo

Outra das atividades ao ar livre populares, andar de bicicleta gasta uma boa quantidade de calorias e provoca menos impactos nas articulações. Mais uma vantagem de pedalar ao ar livre é a possibilidade de ir, sozinho ou acompanhado, conhecer novos lugares pela cidade.

Além da roupa confortável e capacete, escolha um tênis com solado mais rígido para não forçar muito os pés ao pedalar. Já o banco deve estar a uma altura em que os joelhos ficam levemente flexionados, o que ajuda a evitar problemas.

9. Pilates

Apesar de mais comum em academias, o Pilates também pode ser realizado em lugares abertos, como em quadras, grama ou Areia. O contato com a natureza proporciona ainda mais disposição para a prática dessa atividade, que desenvolve força, equilíbrio, coordenação, entre outros.

Alguns objetos como faixa elástica, garrafa PET cheia de água e um colchonete já são o suficiente para iniciar essa atividade física ao ar livre. Roupas leves, como bermuda e regata, são as mais recomendadas para praticar o Pilates.

10. Slackline

Muito apreciado pelo público jovem, o slackline é feito usando uma fita elástica presa em dois pontos fixos, como árvores ou rochas. O objetivo é atravessar a fita sem cair, o que contribui para o desenvolvimento de equilíbrio, concentração, força e postura.

Para quem está iniciando, o recomendado é posicionar a fita em uma altura mais próxima do chão. Conforme for adquirindo mais habilidade, ajuste o equipamento mais para o alto, se desejar.

As atividades ao ar livre podem ser bastante prazerosas e estimulantes. Quando praticadas na Areia, os impactos físicos são amortecidos pelo terreno, evitando forçar demais as articulações. Apesar disso, a prática exige maior esforço físico, o que aumenta o gasto calórico e fortalece os músculos respiratórios, além de ajudar a aliviar sintomas como ansiedade e estresse.

Gostou da leitura deste artigo? Continue conosco e conheça também os 6 principais esportes de Areia e suas vantagens! 

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