Beach golf: conheça as regras e os benefícios para a sua saúde

Já ouviu falar do beach golf? É uma modalidade esportiva de Areia que está ganhando popularidade em todo o mundo, inclusive no Brasil!

Além de ser uma excelente opção de lazer, o beach golf é uma ótima atividade física. Ele exercita a musculatura e melhora a coordenação motora, além de aprimorar outras habilidades.

Se você tem curiosidade em saber mais sobre como funciona essa versão “praiana” do golfe na prática, temos algumas dicas para compartilhar. Acompanhe o conteúdo!

O que é o beach golf e de onde ele vem?

O beach golf é uma variação do golfe tradicional, adaptada para ser jogada em praias e, posteriormente, também em campos e quadras de Areia.

Na prática, são utilizadas bolas de golfe especiais e tacos adaptados para esse ambiente. Nessa modalidade, os jogadores têm o objetivo de acertar os buracos instalados no terreno devidamente delimitado, que pode ter obstáculos naturais, como dunas e pedras.

Apesar de ser um esporte relativamente novo, acredita-se que o beach golf tenha suas origens no início do século XX, quando jogadores de golfe começaram a se divertir jogando em praias. Nos anos 80, a modalidade ganhou popularidade nos Estados Unidos e em alguns países europeus, com a organização de campeonatos e competições.

Atualmente, esse esporte é praticado em vários países, como:

  • Brasil;
  • Estados Unidos;
  • França;
  • Itália;
  • Espanha;
  • Austrália.

Em diversas localidades, existem associações e federações que promovem o esporte, definem as normas e regulamentam os torneios.

Quais são as vantagens do beach golf?

Essa modalidade esportiva promove a prática de atividade física ao ar live, muitas vezes em um ambiente natural, e proporciona uma alternativa interessante e relaxante ao golfe tradicional.

Assim como o esporte no qual se baseia, o beach golf oferece uma série de benefícios físicos e mentais aos praticantes. Confira, a seguir, alguns que merecem destaque.

Melhora da coordenação motora

O beach golf requer uma boa coordenação motora, já que os jogadores precisam acertar a bola em um terreno de areia com obstáculos naturais, como dunas e pedras.

Estímulo ao raciocínio estratégico

Para completar o percurso em um número mínimo de tacadas, os jogadores precisam pensar em estratégias que levem em conta a direção do vento, a inclinação do terreno e outros fatores.

Melhora da concentração

Assim como em qualquer modalidade esportiva, a concentração é essencial no beach golf. Os jogadores precisam estar atentos a cada tacada para não perder a direção da bola ou errar o buraco.

Estímulo ao convívio social

Esse esporte geralmente é praticado em grupo, o que incentiva a interação social entre os jogadores e o trabalho em equipe.

Estímulo ao contato com a natureza

A prática dessa modalidade em praias, por exemplo, proporciona um contato direto com a natureza, o que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Melhora do condicionamento físico

O beach golf é uma atividade física que exige esforço dos músculos do corpo todo, o que pode melhora a forma física geral dos praticantes.

Baixo impacto nas articulações

Ao contrário de outros esportes de impacto, como corrida e futebol, o beach golf é uma atividade de baixo impacto nas articulações. Isso faz com que seja uma opção interessante para pessoas que têm problemas articulares ou buscam uma atividade física com menor risco de lesões.

Como se joga e quais são as regras do beach golf?

Em relação ao golfe tradicional, esse esporte de Areia tem, para além do ambiente, diferenças em relação ao taco e ao tipo de bola que se usa, bem como às regras.

Na prática, são feitos nove buracos ao longo do campo. Este é coberto de areia, podendo ou não ter partes com superfícies distintas, como água, rampas, obstáculos, muros etc.

O objetivo é completar o percurso em um número mínimo de tacadas. Alguns exemplos de regras do beach golf são:

  • ele pode ser jogado individualmente ou em equipes de até 4 participantes;
  • não há tempo definido para as partidas — elas terminam após a conclusão de todas as tacadas;
  • cada jogador pode utilizar no máximo três tacadas para colocar a bola na areia. Caso não consiga em três tentativas, recebe um ponto de penalidade e continua jogando;
  • a bola deve ser jogada a partir do local onde parou, exceto quando cai na água ou em uma área de vegetação protegida, resultando em penalidades;
  • se a bola cair em um obstáculo natural, como uma duna, o jogador deve colocá-la a uma distância de um taco do obstáculo, sem penalidades;
  • se a bola cair em um buraco de praia, o jogador deve colocá-la na areia próxima ao buraco, sem penalidades;
  • se a bola cair na água, o jogador deve colocá-la a uma distância de um taco da borda da água, mas com penalidade;
  • é importante aguardar a vez de jogar e não interferir no jogo dos outros jogadores;
  • o jogador com o menor número de tacadas ao completar o percurso é o vencedor.

É importante ter em mente que as regras podem variar de acordo com a associação, federação ou grupo de jogadores.

É possível criar um projeto de campo de beach golf fora da praia?

Sim, é possível criar um ambiente propício para a prática do Beach Golf com campos de Areia em diferentes locais, como parques, resorts, clubes, condomínios e até mesmo terrenos particulares.

Existem empresas especializadas que podem construir essas estruturas, utilizando materiais e equipamentos específicos para simular as condições da praia.

Então, os campos de beach golf ou podem ser instalados em diferentes locais, como:

Esses campos instalados são uma ótima opção para quem deseja praticar o esporte sem precisar ir até a praia, ou para empresas que desejam oferecer uma atividade diferente e divertida para seus colaboradores e clientes.

Em resumo, o beach golf é uma modalidade esportiva de Areia que oferece diversos benefícios para a saúde, com regras adaptadas do golfe tradicional. É possível criar campos de beach golf fora da praia, tornando essa prática acessível em diversos locais.

Gostou da ideia e quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas e confira as possibilidades de construção na sua propriedade!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube