9 dicas de beach tennis para iniciantes

Disposição é importante, mas você também precisa aprender certos truques antes de iniciar no Esporte. Então, que tal conhecer algumas dicas indispensáveis à prática de beach tennis para iniciantes?

Além de providenciar equipamentos como bolas e raquetes, é importante conhecer como o jogo funciona. Isso vai garantir a melhor performance e diversão na quadra de Areia. Mas não para por aí.

Confira, a seguir, 9 dicas essenciais para começar a praticar beach tennis do jeito certo!

1. Técnicas

Uma das principais técnicas para jogar beach tennis é deixar sempre a raquete alta e levantada. Posicioná-la em frente ao corpo ajuda no momento de golpear a bola, já que a raquete fica acima da rede.

2. Postura

Manter o corpo em movimento facilita o reflexo na hora de ir ao encontro da bola. Outra dica é não enterrar o pé na Areia, já que isso só prejudica a mobilidade. Deixe seus pés livres, para ter mais rapidez nos movimentos — principalmente na defesa.

3. Exercícios iniciais

Antes de começar a partida, faça sempre um bom aquecimento. Esse cuidado é fundamental para evitar lesões durante a partida, além de garantir um desempenho melhor.

4. Execução 

No beach tennis para iniciantes, o importante é focar em passar a bola para a outra quadra sem errar. Assim, evite erros desnecessários ao forçar o saque ou tentar passar a bola mais rente à rede.

Treine o controle dos movimentos, força e mira para não bater a bola na rede, nem mandá-la para fora. Com o passar do tempo, você vai ser capaz de acelerar ou direcionar a bola com mais precisão.

5. Forehand (direita)

Esse é um dos movimentos mais usados para pontuar no beach tennis. Quanto mais curto o movimento, mais forte e rápida a bola é golpeada.

Para isso, a técnica mais simples e eficaz é manter sempre a face da raquete virada para a quadra do adversário.

6. Backhand (esquerda)

A estratégia backhand tem como finalidade movimentar o adversário, de modo que ele envie uma bola para você fazer ponto acelerando de direita.

O ideal é apostar num movimento curto, para abaixar a bola e obrigar o adversário a subi-la. Assim, mantenha a raquete alta e os cotovelos apontando para o chão para garantir uma boa esquerda.

7. Dropshot (curta)

O dropshot eficiente é feito mantendo a raquete à frente do corpo. Aponte a raquete em direção ao adversário e deixe a bola descer um pouco para que, ao cair na outra quadra, faça um movimento de arco.

Essa estratégia é mais usada por profissionais, e o foco da bola curta não é matar o ponto. O objetivo é abaixar a bola, de modo que o adversário precise subir para mandar uma bola acelerada de direita ou um smash.

8. Lobe

Esse movimento é comum entre iniciantes. Um bom lobe ocorre quando a bola vai funda e ao alto, e, para isso, o melhor a fazer é conduzir a bola ao máximo. Assim, o adversário precisa se mover para trás, para que você e seu parceiro de dupla se aproximem mais da rede.

9. Smash

Essa bola de ataque é usada para finalizar o ponto, mas também serve para dificultar a defesa do adversário. O movimento ideal é feito saindo para trás com a raquete posicionada para o alto. Para bater na bola com mais potência e efeito, é preciso correr na lateral. Mas vale destacar que a técnica exige bastante treino para ser eficiente.

As atividades ao ar livre são prazerosas e importantes para a saúde física e mental. Agora que você conferiu dicas de como jogar beach tennis para iniciantes, treine bastante. Assim, com o tempo vai melhorar o seu desempenho e se divertir ainda mais na prática desse Esporte.

Ficou com alguma dúvida sobre beach tennis? Deixe a sua pergunta nos comentários!

Outros conteúdos

pontos que uma gestão de clubes esportivos deve estar sempre atenta