Tudo o que você precisa saber sobre beach tennis, o esporte da vez!

O beach tennis — também conhecido como tênis de praia — tem ganhado cada vez mais espaço na preferência dos amantes de esporte. Essa modalidade esportiva chegou ao Brasil em 2008 e já atraiu 500 mil praticantes, principalmente pelas condições climáticas favoráveis que o país apresenta para sua prática.

O crescimento de adeptos ao jogo é constante, o que levou a uma multiplicação de quadras exclusivas. Sem dúvida, um fenômeno esportivo que, além de proporcionar momentos de lazer e diversão, promove saúde e bem-estar.

Se você pretende praticá-lo ou tem interesse em entender melhor como ele funciona, está no lugar certo! Preparamos este post completo com tudo o que você precisa saber sobre o esporte da vez.

Então, continue a leitura e fique por dentro do universo do beach tennis!

O que é beach tennis?

O beach tennis é um esporte que se assemelha ao vôlei de praia, porém, conta algumas particularidades, como o uso de uma raquete e bolinhas próprias para a prática. Trata-se de um jogo bastante dinâmico, cujo objetivo consiste na devolução da bola ao campo adversário, sem que ela toque no chão.

Para praticar corretamente, os jogadores precisam seguir as regras regulamentadas pela CBT (Confederação Brasileira de Tênis), que serão comentadas ao longo deste conteúdo.

Qual é a origem do esporte?

Apesar de o beach tennis já ter um grande número de praticantes, essa modalidade ainda é relativamente nova. Ela foi criada em 1987, na província de Ravenna, localizada na Itália, e somente em 1996 ocorreu a sua profissionalização.

A partir daí, suas regras e práticas começaram a sofrer mudanças. Atualmente, o esporte está presente em todos os continentes, sendo praticado em diversos países, tais como:

  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • Rússia;
  • França
  • Espanha;
  • Argentina;
  • Portugal;
  • Brasil;
  • Venezuela;
  • Chile.

Um dos aspectos que mais influenciaram no crescimento da prática do beach tennis no Brasil está relacionado ao fato de que os jogos acontecem ao ar livre e não requerem um contato próximo entre os jogadores. Assim, em tempos de pandemia, tornou-se uma opção segura para se exercitar e, ao mesmo tempo, se divertir.

Quais são os benefícios do beach tennis para a saúde do atleta?

O beach tennis é considerado uma atividade física completa, pois garante uma série de benefícios, relacionados em sua maior parte à melhora do condicionamento físico, que está entre os aspectos primordiais para a manutenção da saúde. A seguir, confira os ganhos de quem pratica esse esporte!

Fortalecimento muscular

Ao jogar beach tennis, diversas partes do corpo são bem exercitadas. Os braços e ombros, por exemplo, se movimentam simultaneamente no uso das raquetes, o que melhora o tônus dessa região. A musculatura da perna também é desenvolvida, uma vez que a Areia demanda maior força nessa região para promover o equilíbrio.

Elevado gasto calórico

Estima-se que uma partida do esporte provoca uma perda de 500 a 700 calorias. Esse elevado gasto calórico ocorre, especialmente, porque os movimentos durante o jogo são rápidos e intensos. Dessa forma, quem deseja perder peso ou até manter a boa forma, pode contar com o beach tennis como um grande aliado.

Baixo impacto para as articulações

Um dos fatores que trazem destaque para o beach tennis é o fato desse esporte ser bastante democrático. Isso significa que ele pode ser praticado por diversos grupos, até por pessoas que apresentam dores nas articulações, tornozelo e joelho, por exemplo.

A areia de quadras bem planejadas, como a da Superquadra Jundu, funciona como um amortecedor, que permite um baixo impacto articular, o que diminui o risco de lesões e contusões durante a prática da atividade. No entanto, é preciso ter cuidado, já que o uso de areias que ficam duras com o tempo é uma realidade, e isso aumenta a chance de problemas nas articulações.

Aprimoramento da coordenação motora

A irregularidade da Areia faz com que os músculos da região sejam ativados e fortalece o abdômen e a musculatura da costa. Além disso, o controle dos movimentos dos membros superiores e inferiores ao mesmo tempo trabalha a coordenação motora.

Condicionamento aeróbico

Por demandar fôlego e resistência, o beach tennis se mostra um grande aliado de um condicionamento aeróbico satisfatório. Isso porque, durante a prática esportiva, o atleta precisa manter o ritmo respiratório para não se cansar rapidamente.

O esporte também causa o estímulo e fortalecimento do sistema cardiovascular.

Aumento da concentração

As partidas exigem que o jogador esteja atento não só aos movimentos dos adversários, mas também às suas próprias jogadas e de sua dupla. Por esse motivo, a concentração e o foco são pontos bem trabalhados e que se aprimoram com a frequência dos jogos.

Reduz o estresse

Muitas vezes, o estresse é consequência de uma rotina corrida, em que os momentos de lazer e diversão são colocados em segundo plano. Nesse sentido, o beach tennis pode contribuir para promover o bem-estar e auxiliar na manutenção da saúde mental.

A prática regular do esporte favorece a liberação de hormônios como a endorfina e serotonina — responsáveis por causar sensações positivas, como felicidade. Dessa forma, há uma melhora no humor e a redução do estresse.

Quais são as suas principais regras?

https://youtu.be/SbMYkgWzTMo

Conheça as regras para jogar uma partida de beach tennis!

Pontuação

A pontuação ocorre no formato 0/15/30/40 e game. Com isso, o primeiro ponto vale 15, o segundo 30 e assim sucessivamente, até pontuar 40 encerrando o game. A sequência se repete por 6 games de 40 pontos e vence aquele jogador que alcançou 6 games com vantagem de 2 sobre o adversário.

Já nas partidas em dupla, os vencedores devem acumular 6 games e precisam ter uma vantagem de 2. Em caso de empate, realiza-se um game desempate — denominado de “tie-break” — no qual a contagem de pontos é feita de um em um, e vence quem completar 7 pontos, com uma vantagem de 2.

Saque

O saque pode ser efetuado por cima ou por baixo. Entretanto, em uma partida entre dupla mista, o homem deve sempre realizá-lo por baixo. O sacador pode escolher o local em que deseja se posicionar e a direção da bola no lado da quadra dos seus adversários.

Set

Veja as possibilidades de realização da partida de acordo com os sets:

  • set simples — até 6 games;
  • set longo — até 8 games;
  • melhor de 3 sets.

Qual o tipo de bola para beach tennis?

A bola para ser utilizada no beach tennis tem o mesmo material daquela usada no tênis de quadra. No entanto, ela é diferente quando se trata de pressão, uma vez que o ideal é a versão 50% despressurizada, que corresponde à bola do tipo Stage 2, indicada pela ITF (International Tennis Federation).

As cores da bolinha são sempre amarela e laranja, sendo que cada cor deve ocupar metade desse item. O motivo de uso dessas tonalidades é que elas podem ser vistas com facilidade mesmo quando o nível de claridade está muito alto — fato de extrema importância, pois geralmente as partidas acontecem sob uma forte luz do sol.

Quais as roupas e acessórios para beach tennis?

Uma vestimenta adequada faz toda a diferença no desempenho que o atleta terá ao longo de uma partida de beach tennis. Por esse motivo, é fundamental escolher roupas e acessórios corretos para jogar, ou seja, que permitam a movimentação do corpo sem limitações ou desconforto. Confira algumas sugestões abaixo!

Viseira

O uso da viseira ajuda a garantir que o jogador tenha uma visão adequada, sem a interferência da luz do sol. Esse acessório protege os olhos dos raios UVA e UVB, da poluição e do vento, bem como evita que o rosto — uma das regiões mais sensíveis do corpo — venha a ter manchas ou queimaduras.

Além do mais, com a face protegida, a tendência é que o suor não escorra, o que evita paradas ao longo da partida para que o atleta possa se secar

Peças com proteção UV

Assim como o rosto, as outras partes do corpo precisam estar protegidas dos raios solares. Desse modo, indica-se o uso de roupas que já contenham proteção UV. Mas atenção! A escolha dessas peças para jogar uma partida de beach tennis não dispensa o uso do filtro solar.

É importante entender que esse tipo de vestimenta serve apenas como complemento da proteção contra o sol.

Bermuda e camiseta regata

Tanto os homens quanto as mulheres podem optar pela combinação da bermuda com camiseta regata. Trata-se de um look coringa e que proporciona mais frescor, por não ter mangas.

Short saia e top

O short saia com top transmite mais delicadeza e valoriza a silhueta. Então, é a escolha ideal para as mulheres que desejam unir estilo e feminilidade.

Óculos de sol

O óculos de sol forma um combo perfeito juntamente com a viseira. Entretanto, é fundamental escolher um modelo que se adapte perfeitamente ao rosto e não fique escorregando ao longo do jogo. Caso contrário, em vez de trazer benefícios, o acessório atrapalhará o desempenho no jogo.

Na hora de escolher, alguns aspectos devem ser observados. Descubra abaixo quais são eles:

  • encaixe nasal;
  • haste do óculos;
  • largura;
  • comprimento;
  • resistência;
  • qualidade visual;
  • proteção UVA e UVB.

Short e T-shirt

O short e a T-shirt compõem um look despojado, prático e confortável. Portanto, estão entre as melhores opções para quem não quer se preocupar com roupa ao longo da partida. A dica é escolher essas peças em cores mais escuras, para não deixar a sujeira aparente.

Como são organizados os torneios?

Atualmente, os torneios de beach tennis são organizados, em âmbito mundial, pela International Beach Tennis Federation (IBTF) e, no Brasil, essa organização é feita pela Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT).

Torneios no Brasil

Os campeonatos brasileiros são divididos em modalidades e categorias. Dessa forma, ao fazer sua inscrição, o atleta deve escolher o seu posicionamento na competição, além de concordar em se submeter à regulamentação do torneio.

Veja, a seguir, algumas categorias existentes no campeonato de 2020:

  • categorias amadoras — simples feminina amadora A, B ou C (SFA, SFB E SFC), dupla mista amadora 40+ (nascidos até 1980) etc.
  • categorias profissionais — dupla feminina profissional (DFPRO), simples feminina profissional (SFPRO), dupla masculina profissional (DMPRO) etc.

Outro critério para jogar como profissional é ter acima de 14 anos.

Além desses, há diversos outros Circuitos e Torneios de beach tennis que acontecem durante todo o ano, inclusive o da SuperQuadra Jundu.

Quais são as características da quadra de beach tennis?

Tão importante quanto seguir as regras do esporte e usar uma bola correta é práticá-lo em uma quadra que tenha condições ideais para isso. Saiba quais características ela não pode deixar de ter!

Tipo de Areia

A característica desejável é que os grãos da areia para uma quadra de beach tennis sejam macios e sem pedriscos, visando o conforto e a maximização da performance dos atletas. Além do mais, espera-se que a areia mantenha seu bom estado com o passar do tempo e não se torne endurecida, sendo capaz de absorver os impactos do corpo durante a partida e evitando machucados.

Tamanho ideal

A área mínima para uma quadra de beach tennis é de 231 m². Isso significa que é necessário um retângulo de 11 x 21 metros, que comporte o espaço da quadra — 8 x 16 metros — e tenha, ainda, um recuo de 1,5 metros nas linhas de fundo e nas laterais.

Rede

As redes costumam ter 9 metros de comprimento, sendo que fica permitida uma sobra de 50 centímetros para cada lado. Em termos de largura, o tamanho oficial é de 1 metro, porém, encontra-se redes mais estreitas, tendo em vista que, por serem mais leves e menores, facilitam a colocação na quadra.

Como você pode perceber, o beach tennis é um esporte que veio para ficar, pois se trata de uma opção que agrada diversos públicos e oferece ótimos benefícios. Portanto, se você ainda não encontrou a sua modalidade esportiva favorita ou deseja conhecer de perto esse jogo, vale a pena ter a experiência.

Gostou deste post? Então, siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os conteúdos publicados por lá. Estamos no Facebook e Instagram!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube