Saiba mais sobre os benefícios dos esportes de areia

A prática esportiva está cada vez mais em alta no Brasil. Não poderia ser diferente, já que os benefícios dos esportes são vários: auxiliam na prevenção e tratamento de doenças físicas e mentais, promovem mais disposição, melhoram o humor e contribuem com a qualidade de vida e bem-estar.

Nesse sentido, nosso artigo de hoje vai abordar uma modalidade de exercícios físicos bastante interessante e que trabalha intensamente os grupos musculares do nosso corpo: os esportes de Areia.

Ainda que sejamos um país tropical e cheio de praias, muitas pessoas ainda não conhecem as vantagens de praticar atividades físicas nesse cenário. Quer saber mais? Continue a leitura para conferir!

Quais são os esportes de Areia?

Antes de falarmos sobre as vantagens dos esportes de Areia, é importante descobrirmos quais são algumas dessas alternativas. Acompanhe!

Beach tennis

Se você já assistiu a torneios como as Olimpíadas, é bem provável que já tenha visto um esporte chamado de tênis de praia. O seu nome original é beach tennis e essa é uma das atividades mais bacanas quando o assunto envolve as que são praticadas na Areia!

Essa prática é muito parecida com o tênis tradicional, mas tem regras próprias e também utiliza algumas ferramentas diferentes. Ela trabalha bastante o corpo e promove um gasto calórico considerável (cerca de 600 calorias/hora), sendo excelente para quem quer emagrecer.

Futevôlei

Outro esporte de Areia muito famoso é o futevôlei. Como o nome já indica, essa é uma atividade que une conceitos do futebol e do vôlei. Ele ainda é bem recente e não tem muita tradição, porém tudo indica que é só questão de tempo para que isso aconteça.

É um esporte muito dinâmico, que trabalha o corpo inteiro. Sendo assim, é uma atividade fabulosa para quem quer se divertir e cuidar da saúde física e mental ao mesmo tempo.

Vôlei de praia

Por fim, temos o vôlei de praia. O Brasil é um dos países com maior tradição nesse esporte, levando medalhas e mais medalhas em competições mundo afora. Isto é: há muita infraestrutura para praticá-lo por aqui!

As regras do vôlei de praia são bem parecidas com as do vôlei de quadra. A principal diferença está no número de competidores. Aqui, temos duplas ou solos, enquanto que na quadra são times inteiros.

Quais são os benefícios dos esportes de Areia?

Agora, é hora de você conferir as vantagens de investir em esportes praticados na Areia ou em Pisos de Areia. Vamos lá?

Fortalecimento dos músculos

O primeiro benefício dos esportes de Areia sobre o qual vamos falar é o fortalecimento muscular. Essas já são, naturalmente, atividades que exigem muito da nossa musculatura.

Imagine, então, quando elas são feitas em Areia, um ambiente que demanda mais do nosso organismo. Isso ocorre por conta da variação do terreno, que faz com que a gente “afunde” e precise fazer um esforço extra para se mover.

Os principais grupos musculares fortalecidos nesse processo são os membros inferiores — como as pernas — e o core — área que engloba os músculos das costas e do abdômen. No entanto, todo o corpo é trabalhado ao mesmo tempo durante essas atividades.

Melhora no condicionamento físico

Condicionamento físico é o nome dado à capacidade que temos de nos exercitar sem ficarmos cansados. Por isso, se você é do tipo que anda um pouquinho e já se cansa, fique alerta! 

A boa notícia é que a prática regular de exercícios tende a minimizar esse tipo de situação, fazendo com que você consiga se movimentar cada vez mais sem cansaço.

Esse é outro benefício dos esportes da Areia, já que eles exigem bastante do organismo e nos adaptam a situações mais extremas. Se você treina na Areia, a prática de qualquer outro tipo de atividade será otimizada.

Queima de calorias

Você já caminhou em Areia? Se sim, sabe bem que essa é uma atividade que exige bastante do nosso corpo. A sensação extra de “peso” ao caminhar faz com que o nosso organismo precise de mais energia para realizar os movimentos.

Em outras palavras, isso consiste em uma maior queima de calorias, algo essencial para quem está em processo de emagrecimento e/ou queima de gordura.

Lembrando que isso também é muito útil para quem está em processo de hipertrofia! Afinal, a transformação de gordura em massa magra é algo desejado para que os músculos fiquem mais definidos e aparentes.

[rock-convert-cta id=”739″]

Combate ao estresse e à ansiedade

Infelizmente, o estresse e a ansiedade são problemas que fazem parte do dia a dia da população mundial. Além deles, questões como a depressão também são bem frequentes e podem prejudicar (e muito!) a nossa qualidade de vida.

Praticar esportes é uma ótima forma de prevenir ou até mesmo ajudar no tratamento dessas questões, já que libera hormônios responsáveis por agir no nosso bem-estar físico e mental.

Sendo assim, se exercitar na areia é uma ótima pedida para que você possa ter um corpo sã e uma mente igualmente saudável.

Prevenção de lesões

Se você é uma pessoa sedentária — que não se exercita há um bom tempo e tem o hábito de permanecer mais parado ao longo do dia —, é uma forte candidata a sofrer lesões quando começar a se exercitar.

Isso acontece porque os seus músculos não estão fortalecidos e, portanto, pouco adaptados e preparados para os movimentos aos quais serão submetidos.

Então, uma boa dica é começar pelos esportes de Areia, que causam menos impacto em ossos, tendões e articulações.

Melhora da neuropercepção

Por fim, uma vantagem muito interessante dos esportes praticados na Areia é a otimização da neuropercepção.

Essa é uma característica relacionada ao modo como interagimos com o meio ambiente, tanto em nível cerebral quanto a partir das sensações do nosso próprio corpo.

Por isso, pessoas que sofreram algum tipo de lesão podem se beneficiar com esse gênero esportivo, já que o seu cérebro passará a se comunicar melhor com o seu corpo, gerando uma reabilitação natural.

Gostou de conhecer os benefícios dos esportes praticados na Areia? Esperamos que sim! Agora, não perca tempo e inclua, assim que possível, uma dessas práticas em sua rotina. A sua saúde e qualidade de vida agradecem.

Se você se interessou, confira outro artigo do nosso blog! Desta vez, vamos falar mais especificamente sobre os esportes da Areia. Boa leitura!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube