Caminhada na Areia: os benefícios para a saúde e como aproveitar ao máximo

Seja na praia, seja em outro ambiente, a caminhada na Areia é uma atividade física excelente, que pode trazer muitos benefícios para a saúde. Ela tem, ainda, o bônus de ser uma forma relaxante de aproveitar a natureza — e uma boa companhia, se você levar alguém junto.

Esse exercício serve para pessoas de todas as idades e com diferentes níveis de condicionamento físico. Neste conteúdo, você pode descobrir os benefícios e como tirar o máximo de proveito. Vamos lá?

Quais os benefícios de caminhar na Areia?

Caminhar na Areia pode trazer diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Veja a seguir os principais ganhos!

Melhorar a circulação sanguínea

Caminhar na Areia fofa é mais desafiador do que caminhar no asfalto ou na grama, pois exige mais esforço físico. Esse esforço extra ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que pode aumentar a oxigenação dos tecidos e órgãos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Ajudar a controlar o peso

Afinal, caminhar na Areia emagrece? Sim, emagrece! Essa pode ser uma ótima opção para quem quer perder peso ou manter a forma.

Segundo pesquisadores, correr na Areia fofa pode queimar até 60% a mais de calorias, em relação à prática em pisos rígidos, como o asfalto.

Contribuir para o equilíbrio e a postura

Caminhar na Areia fofa requer mais equilíbrio e estabilidade do que em terrenos firmes. Isso ajuda a melhorar a postura e reduzir o risco de lesões, especialmente na região da coluna vertebral.

Trabalhar diferentes grupos musculares

Ao caminhar na Areia, os músculos dos pés, pernas e glúteos são mais exigidos do que em terrenos firmes. Além disso, caminhar na Areia fofa é uma atividade física que pode fortalecer a musculatura da panturrilha e do joelho, prevenindo lesões e dores.

Como aproveitar a caminhada?

Para aproveitar bem esse exercício tropical, é importante tomar alguns cuidados. Confira, a seguir, os mais importantes.

Escolher um local seguro

Antes de começar a caminhada na praia, verifique as condições do mar e da Areia. Escolha um local seguro com poucas ondas para evitar acidentes. Também é importante considerar a segurança da área em relação a perigos mais urbanos, como assaltos.

Usar calçados confortáveis

Embora seja possível e, muitas vezes, agradável caminhar com os pés descalços na Areia, o ideal mesmo é usar calçados confortáveis para proteger os pés e evitar lesões. Opte por tênis ou sandálias com solado antiderrapante.

Usar protetor solar

A exposição ao sol pode ser intensa em ambientes abertos, e é importante usar protetor solar para proteger a pele dos raios UV. Lembre-se de reaplicar o protetor a cada duas horas ou sempre que sair da água, caso esteja em um ambiente de praia ou piscina e decida se refrescar.

Beber bastante água

Caminhar na praia pode ser cansativo e desidratar o corpo, principalmente no calor. Por isso, é fundamental ingerir uma boa quantidade de água, antes, durante e depois da caminhada. Carregue uma garrafa de água ou deixe-a em um ponto estratégico do ambiente.

Em resumo, caminhar na Areia pode ser uma atividade física divertida e saudável, oferecendo diversos benefícios para o corpo e mente. Além disso, é uma ótima oportunidade para aproveitar o ambiente natural e relaxar.

Para aproveitar ao máximo essa atividade, é importante escolher um local seguro, usar calçados confortáveis e protetor solar e manter o corpo hidratado. Com essas precauções, sua caminhada na Areia tem tudo para trazer muito bem-estar e ser um ótimo exercício.

Quer ter acesso a mais conteúdos esportivos como este? Curta nossa página no Facebook!

Outros conteúdos

Saiba o que analisar na hora comprar a sua areia para playground