Categorias do beach tennis: conheça quais são as oficiais

Os esportes de Areia são muito praticados no Brasil. Nosso país, tanto pelo seu clima tropical quanto pelo seu vasto litoral, proporciona essa facilidade e interesse. Como resultado, há muitos Atletas e organizações dedicados a cada modalidade. Basta olhar as várias categorias de beach tennis que existem hoje e como elas impactam a organização de competições ao redor do mundo.

Se você tem interesse pelo esporte, vale a pena entender um pouco melhor como essas competições são organizadas. Cada categoria possui os próprios rankings de classificação e, para acompanhar os Atletas, você precisa saber quais são as regras que eles seguem na hora de competir.

Continue a leitura e veja quais são as principais categorias do beach tennis e como elas são organizadas.

Quais são as categorias do beach tennis?

Em um critério mais amplo, há três grupos principais de categorias estabelecidas pela ITF — International Tennis Federation para o beach tennis:

  • beach tennis feminino;
  • beach tennis masculino;
  • beach tennis misto.

Dentro de cada categoria, existem vários outros subgrupos de acordo com diversos critérios. Por exemplo, há categorias de torneio definidas pela idade dos jogadores envolvidos, pelo número de participantes (partidas individuais ou em dupla) e pelo tipo de jogo (amador ou profissional).

Diferentes torneios possuem suas próprias normas e critérios, tanto amadores quanto profissionais, então é melhor conferir quais são essas exigências primeiro.

Quais são os critérios para entrar em competições amadoras?

Outro ponto importante sobre as categorias do beach tennis é que elas são divididas entre amadoras e profissionais. Assim, Atletas de todas as idades e níveis de experiência podem ser colocados em torneios adequados para suas habilidades.

A Confederação Brasileira de Tennis estabelece algumas normas para que um Atleta seja reconhecido como amador, a começar pela sua classificação dentro da ITF. Se um Atleta já tem uma classificação reconhecida, não pode participar abaixo de seu ranking atual. Caso não haja uma classificação reconhecida da federação local, nem torneios estaduais para usar como referência, então pode ser feita uma avaliação técnica do Atleta.

Quais são os critérios para entrar em competições profissionais?

A definição de um profissional está relacionada ao seu posicionamento no ranking mundial definido pela ITF nas categorias do beach tennis. A princípio, apenas os 300 jogadores melhor classificados no mundo são considerados profissionais. Porém, não é incomum que diferentes competições oficiais tenham critérios distintos para definir seus competidores.

Por exemplo, pode ser aceita a entrada de Atletas de ranking mais baixo do que 300 na classificação da IFT, ou pode ser considerados os rankings nacionais ou estaduais, o que abre espaço para Atletas de diferentes níveis.

Agora você já sabe um pouco mais sobre categoria beach tennis e como essa atividade é organizada. Seja para acompanhar o esporte mais de perto, ou para começar a treinar profissionalmente, vale a pena entender as regras envolvidas.

Quer continuar conferindo nossas dicas? Então siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube agora mesmo!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube