Como aumentar a disposição com estes 4 exercícios

Na rotina pessoal ou profissional, toda tarefa é cumprida com mais êxito quando temos energia de sobra. O desafio para muitas pessoas está em fazer com que esse combustível dure mais tempo. Se você sente a mesma dificuldade, precisa aprender como aumentar a disposição com atividade física.

Manter uma vida ativa é essencial para a melhora da saúde geral, porque traz benefícios em curto e longo prazos. Logo, vale a pena aderir a algum esporte ou exercício o quanto antes para investir no próprio bem-estar.

Ainda tem dúvidas sobre as melhores modalidades para praticar? Continue a leitura do nosso artigo e confira 4 sugestões!

Como aumentar a disposição?

O caminho para um estado mais alerta e motivado envolve uma série de fatores. Alimentação nutritiva, sono de qualidade e hidratação adequada estão entre os mais importantes para grupos de todas as idades. Combiná-los à prática regular de exercícios físicos é uma ótima forma de construir um estilo de vida mais saudável.

Ainda bem que existem várias modalidades para você escolher, de acordo com o seu perfil, disponibilidade de horários e preferências pessoais. É possível fazer atividades ao ar livre ou em locais fechados, além de cumprir treinos individuais ou coletivos. Tudo vai depender dos seus objetivos em cada momento.

O fato é que o exercício físico ajuda no aumento da disposição por vários motivos. Ao movimentar o corpo, você favorece a queima calórica para a manutenção do peso adequado. Durante e após a prática, seu corpo também libera substâncias que geram bem-estar, euforia, relaxamento e força de vontade. São elas:

  • endorfina — ativa sensações de prazer, aumentando a motivação e a resistência imunológica;
  • adrenalina e noradrenalina — fornecem energia aos músculos, ativando todas as partes do corpo;
  • GH — atua na lipólise para aumentar o gasto calórico mesmo após os treinos.

Quais são os melhores exercícios?

Toda atividade física é bem-vinda para aumentar o bem-estar e prevenir problemas de saúde. Elas evitam a perda óssea e a redução da massa muscular, sem contar que diminuem os temidos efeitos do estresse e da ansiedade.

Há muitas opções para você testar em casa, na academia ou dentro de campos e quadras. O importante é priorizar atividades mais tranquilas antes de partir para um programa intenso de treinos. Aos poucos, seu corpo certamente se habituará a uma nova realidade.

Vamos às dicas? Veja agora como aumentar a disposição com 4 exercícios.

1. Abdominais

Como o nome indica, essa prática trabalha toda a região abdominal e tem papel importante no fortalecimento de todo o tronco. Ao ativar os músculos centrais do corpo, você consegue ter mais força e equilíbrio para executar movimentos com outros membros, como os braços e as pernas.

Os abdominais podem ser feitos de várias formas, dependendo do seu nível de condicionamento. O mais tradicional é aquele que propõe deitar com as costas no chão e deixar os joelhos dobrados. Com os braços apoiados atrás da cabeça, você deve elevar o tronco repetidas vezes e retornar devagar, concentrando o esforço no abdômen.

2. Alongamentos

São ótimos exercícios para quem não está acostumado a movimentar o corpo, porque não envolvem saltos, ações rápidas ou mudanças bruscas de direção. Ou seja, independentemente do seu atual condicionamento físico, é possível ter ótimos resultados com uma sequência de alongamentos.

A modalidade trabalha todas as partes do corpo, de forma conjunta ou individual. Pode gerar um pouco de desconforto no início, mas ele logo é substituído por sensação de alívio e bem-estar. Com o tempo de prática, você vai ganhando agilidade, elasticidade e maior amplitude de movimentos para cumprir diversas tarefas.

3. Caminhada

Famosa por sua versatilidade, essa prática pode ser feita em qualquer lugar: áreas públicas, quadras privadas, ruas e até em equipamentos de academia, como as esteiras. Há quem aproveite para praticar em locais abertos, a fim de contemplar paisagens e observar as pessoas no dia a dia.

Não tem muito segredo para aprender como aumentar a disposição com caminhadas. Basta começar com passos lentos para aquecer todo o corpo. Assim que sentir vontade de acelerar, você já pode intensificar o ritmo e até intercalar com trotes leves. É uma atividade crucial para ativar a circulação sanguínea e relaxar o organismo.

4. Ioga

Valiosa por seus benefícios à saúde física e mental, essa prática reduz sintomas de irritabilidade e preocupações cotidianas. Aliás, por favorecer o foco no aqui e agora, pode ser uma aliada de quem busca mais capacidade de concentração para estudar, trabalhar ou apenas curtir o momento presente durante o lazer.

A ioga combina exercícios de força, respiração e flexibilidade para fazer com que o indivíduo se volte ao próprio cuidado. Deve ser feita, preferencialmente, em locais tranquilos e silenciosos, com roupas leves e confortáveis. Muitas pessoas gostam de incluir sons de natureza e até aromas durante a prática, para potencializar o relaxamento.

Qual deve ser a frequência?

Agora que você sabe como aumentar a disposição com exercícios, procure inserir os seus favoritos em um planejamento semanal. A prática deve ser recorrente se você deseja ter mais ânimo todos os dias. É claro que nem sempre podemos manter uma rotina regrada, mas faça o esforço de seguir um plano de treinos.

Tome como exemplo uma pessoa que deseja melhorar seus hábitos alimentares. Nesse caso, as dietas restritivas não são as melhores opções, justamente por terem efeito de curto prazo. Como a ideia é mudar a forma de nutrir o corpo com uma estratégia permanente, a saída sempre será a reeducação alimentar.

O mesmo vale para a prática de exercícios físicos. Se você quer colher todos os benefícios, deve investir na prática constante de alguma atividade ou modalidade esportiva. Na dúvida sobre periodicidade e outras questões, converse com um educador físico para que ele elabore um cronograma ajustado ao seu perfil.

Práticas como meditação e exercícios respiratórios também são grandes aliadas de quem está aprendendo como aumentar a disposição, porque reduzem sintomas de estresse e ansiedade. Inclusive, podem ser combinadas ao seu esporte, treinamento funcional ou ficha de musculação a qualquer momento.

E aí, o que achou das dicas do post? Aproveite para comentar e compartilhar a sua opinião com os demais leitores!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube