Como construir quadra de Areia: tudo o que você precisa saber

Tipos de Areia, iluminação, alambrado… Durante a construção de uma quadra de Areia, há diversos elementos a serem considerados para garantir que o projeto seja bem-sucedido. Por isso, é importante não deixar nenhum aspecto de lado para construir um espaço que proporcione a melhor experiência aos jogadores.

Por ser necessário ter atenção a diversos pontos, podem surgir dúvidas sobre por onde começar. Esse é o seu caso? Não se preocupe: preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre como construir quadra de Areia.

Nos próximos tópicos, vamos abordar os motivos para que uma quadra de Areia seja construída, os elementos mais importantes durante essa construção e como é feita a manutenção desses espaços. Acompanhe!

Por que construir quadras de Areia?

Apesar de ser conhecido como o país do futebol, o Brasil é popular pela prática de uma grande gama de modalidades esportivas, incluindo as de Areia. Entre elas, podemos destacar o beach tennis, o futevôlei, o vôlei de Areia e o frescobol.

A construção de uma quadra de Areia permite a realização de diversos tipos de esportes, o que também contribui para a saúde e o bem-estar dos jogadores. Afinal, a prática esportiva tem um papel chave na prevenção da obesidade e de outras condições, além de incentivar a interação social.

Quais pontos observar durante a construção da quadra?

Ninguém precisa inventar a roda na hora de construir uma quadra de Areia. Afinal, existem orientações específicas sobre como o terreno deve ser preparado, quais os tipos de Areia mais adequados, entre outras questões. A seguir, veja os pontos a considerar em seus projetos.

Área da construção

O tamanho da quadra varia de acordo com o esporte a ser praticado no local. No entanto, de modo geral, a recomendação é que a área da quadra tenha, no mínimo, 231 m² e forme um retângulo de 11 m x 21 m. Esse espaço inclui um recuo de 1,5 m, presente nas linhas de fundo e nas laterais — sem os recuos, a quadra deve medir 8 m x 16 m.

Preparação do terreno e drenagem

Definida a área de construção, é hora de passar para outra etapa muito importante: a preparação do terreno, que engloba o processo de drenagem. Essa etapa é necessária para garantir que toda a água contida no local seja absorvida, o que evitará que poças de água se formem e atrapalhem as partidas.

Para isso, a área deve ser escavada e ter entre 50 e 60 cm de profundidade. Desse total, cerca de 20 a 30 cm devem ser preenchidos com Areia, enquanto a camada de drenagem deve ocupar entre 30 e 40 cm. Todos os canais de drenagem devem receber duas camadas de brita e uma manta geotêxtil.

Em relação à drenagem, o mais comum nas quadras de Areia é o famoso sistema “espinha de peixe”, que é recomendado pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Nele, há um canal principal que passa pelo centro da quadra, sendo responsável por absorver a água e levá-la para os canais secundários, que perpassam o principal. O desenho do sistema forma uma espinha de peixe, daí o seu nome.

Areia

Um dos fatores que mais influenciam o desempenho dos Atletas durante as partidas é a qualidade da areia utilizada. Nesse sentido, ela deve ser macia, fofinha ao pisar ou correr, não grudar na pele e não esquentar.

Para ter uma boa experiência com os fornecedores, a dica é experimentar o material antes de fechar uma compra. Além disso, certifique-se de que ela apresenta uma boa durabilidade e tenha atenção à espessura dos grãos — apesar de muitas pessoas acharem que a Areia fina é a melhor, com o passar do tempo mais dura ela vai ficar.

Iluminação

Para que os jogadores possam disputar as partidas mesmo em períodos noturnos, a iluminação da quadra de Areia deve ser eficiente e de qualidade. Apesar de ser possível encontrar no mercado diversas opções de luzes, as de LED são as mais indicadas, já que apresentam maior durabilidade, economia, e proporcionam uma luminosidade superior.

O número de refletores de LED varia de acordo com o esporte, mas, no geral, a indicação é instalar três refletores de 400 W ou seis refletores de 200 W. A quantidade de postes também varia — nas quadras poliesportivas, por exemplo, devem ser instalados quatro postes. Mas, geralmente, o tamanho dos postes é de 9 metros.

Alambrado

Embora não seja obrigatório em quadras de Areia, o alambrado garante que a diversão seja mais segura e tranquila para todos, pois evita que a bola fique saindo a todo momento. Há dois tipos principais de alambrados no mercado. Veja quais são eles: 

  • tubular: é versátil, mais resistente a impactos e pode ser feito em PVC ou material galvanizado, com sua base devendo ser parafusada diretamente no chão. Sua malha tem cerca de três polegadas e fio 12, além de altura entre 1 e 8 metros;
  • padrão: é instalado em uma mureta de concreto, que deve ter 20 cm x 10 cm acima do solo. A tela apresenta as mesmas características do alambrado tubular e sua altura é de cerca de 2,2 m.

Como deve ser feita a manutenção de quadras de Areia?

Para garantir que a quadra de Areia esteja sempre em ótimas condições, tanto para a prática esportiva quanto para a saúde dos Atletas, ela deve passar por uma manutenção periódica. Veja as principais ações envolvidas nessa atividade:

  • todos os equipamentos da quadra precisam ser bem conservados, para evitar que enferrujem ou se deteriorem, o que pode representar riscos e afastar os jogadores;
  • a quadra deve ser mantida limpa, de modo que sejam retirados resíduos como folhas e fezes de pássaros, assim como objetos cortantes (como pedras) e possíveis lixos que tenham parado lá;
  • a Areia requer análise periódica, para que sejam feitos os tratamentos assépticos e microbiológicos necessários e o combate a parasitas (como o bicho geográfico) e outros microrganismos.

Ao longo deste artigo, você conferiu a importância e os principais passos de como construir quadra de Areia e fazer a sua manutenção. Seguindo nossas dicas, você vai garantir a construção de espaços incríveis e com as características adequadas para a prática esportiva.

Está em busca do melhor Piso de Areia para a sua quadra? A SuperQuadra Jundu pode ajudar você. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube