Saiba como fazer contenção para a quadra de Areia

A construção de uma quadra para a prática de esportes de Areia requer uma boa estrutura. Nesse sentido, entender como fazer contenção para a quadra é um passo importante para evitar problemas e reduzir a frequência de manutenção.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda a importância de fazer a contenção. Veja também dicas indispensáveis na hora de construir!

O que é a contenção para a quadra de Areia?

A contenção consiste em estruturas de paredes verticais construídas ao redor de quadras de Areia. Esse tipo de estrutura é capaz de segurar todo o peso da Areia depositada para a prática de esportes, como beach tennis, futevôlei e vôlei de praia.

A base da construção é feita em nível abaixo do solo, de modo a evitar que a Areia se espalhe ou ocorra desnivelamento. É possível elevar a contenção no nível acima do solo, criando uma mureta que percorre toda a quadra como uma caixa. Caso já exista um muro ao redor da quadra, ele pode ser aproveitado.

Também são comuns as contenções no mesmo nível do solo, geralmente usadas em obras privadas, como clubes e residências. Nesse caso, o objetivo é não prejudicar a harmonia com o paisagismo do local, mantendo-se nivelada com o gramado ou outro revestimento ao redor da quadra.

Qual a importância de fazer contenção para quadra de Areia?

O piso de Areia para quadra merece atenção especial para evitar problemas que possam prejudicar o espaço destinado à prática de esportes.

Entre eles está o deslocamento da Areia, o que aumenta a necessidade de manutenção e reposição do material. A construção de uma contenção ao redor evita que isso aconteça, isolando o terreno.

Além disso, sol e chuva deixam o espaço suscetível a infiltrações e erosão do solo, causando desnivelamento e escoamento da Areia. Fazer a contenção ajuda a manter a estabilidade da quadra, deixando a Areia compactada. Tudo isso contribui para a melhor performance dos usuários do local.

[rock-convert-cta id=”739″]

Como fazer a contenção para quadra de Areia?

A seguir, entenda alguns detalhes a serem considerados na hora de fazer a contenção para quadra de Areia.

Material

A mureta de contenção geralmente é feita usando blocos de cimento. Outro material utilizado são as escoras de madeira, que são ajustadas de maneira horizontal. Seja qual for o material escolhido, ele deve ser de qualidade para evitar a necessidade de refação.

Após concluir a mureta e a drenagem da quadra, uma camada de pedra brita deve ser espalhada. Para finalizar, a manta é acrescentada antes de receber a Areia.

Distância

O muro de contenção pode ser um risco para a segurança dos atletas quando são construídos próximos à quadra de Areia. Por esse motivo, é importante existir um recuo de ao menos 1,5 m para que ele seja instalado.

Equipamentos

O uso de equipamentos próprios para a construção de muros de contenção é outro ponto importante. Assim, o ideal é contar com mão de obra especializada para o melhor resultado da estrutura e receber uma quadra segura, que realmente atenda às necessidades dos usuários da quadra.

Agora você entendeu como fazer contenção para quadra de Areia é fundamental para evitar uma série de problemas. Com planejamento e execução corretos, também evita problemas e gastos desnecessários, trazendo um resultado de qualidade da obra.

Gostou da leitura deste post? Deixe o seu comentário caso tenha ficado alguma dúvida sobre contenção para quadra!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube