Saiba como fazer Piso de quadra esportiva de Areia

Os esportes de Areia se tornaram uma grande tendência no Brasil nos últimos anos, sobretudo em construções e condomínios nas capitais. Por isso, é cada vez mais comum a busca pelas melhores práticas de como fazer Piso de quadra esportiva.

O estado de São Paulo é um bom exemplo desse cenário: durante a pandemia de Covid-19, houve um crescimento de mais de 250% da prática de futevôlei. Já em relação ao beach tennis, são cerca de 700 quadras no estado, sendo 250 somente na capital.

Para garantir o sucesso do seu próximo projeto de quadra esportiva de Areia, preparamos este artigo com as principais informações que você precisa conhecer sobre o tema. Acompanhe!

Quais são os tipos de Pisos para quadra?

É possível encontrar no mercado uma grande variedade de Pisos para quadra. Entre eles, podemos destacar os de Areia, concreto, madeira, asfálticos, entre outros. O tipo de Piso utilizado depende do esporte a ser praticado no local.

Isso significa que o futevôlei e o beach tennis, por exemplo, por serem praticados na Areia, demandam o investimento em um Piso de Areia de qualidade.

Qual a importância de escolher o Piso certo para a quadra?

Se você deseja garantir que uma quadra tenha uma longa vida útil e esteja sempre pronta para receber jogos e outras atividades, ter atenção ao Piso é essencial. Afinal, ele deve ser de qualidade, instalado de maneira correta e adequado às práticas que serão realizadas no local.

Se o Piso certo não for escolhido, aumentam as chances de a quadra esportiva ficar exposta a desgastes e imperfeições, como rachaduras e oxidações. Caso seja Piso de Areia, ele ainda poderá ficar duro e compacto com o tempo. Além disso, os esportes ficarão comprometidos e os jogadores podem correr riscos.

Por que construir quadras de Areia?

Quando construídas de maneira adequada, as quadras de Areia proporcionam momentos de diversão e descontração entre famílias e amigos. Por isso, representam um ótimo investimento para escolas e condomínios, e ainda ajudam a valorizar o imóvel.

Esses espaços também proporcionam diversos benefícios para a saúde física e mental de seus adeptos. A prática esportiva reduz a ansiedade e a depressão, além de evitar o surgimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

Os esportes de Areia, especialmente, diminuem o impacto nas articulações de joelhos e tornozelos, proporcionado pela maciez do Piso, que ameniza o choque do corpo com o solo. Além disso, o gasto de energia na Areia é maior do que atividades feitas em outros tipos de quadras.

Também há um grande número de esportes e atividades que podem ser realizados nesses espaços, de forma coletiva e que ajudam a reduzir o estresse. Entre elas, podemos destacar o beach tennis, o futevôlei, o frescobol, o vôlei de Areia e muito mais.

Como fazer Piso de quadras de Areia e o que levar em consideração?

Durante a construção de quadras e a escolha do Piso de Areia, é muito importante considerar as recomendações da Federação Internacional de Tênis

A seguir, listamos todos os pontos com os quais você deve ter atenção para tirar, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre como fazer Piso de quadra esportiva.

Tenha atenção à área da construção

Em geral, o indicado é que a área da quadra seja de, no mínimo, 231 m² e forme um retângulo de 11 m x 21 m. Além disso, deve existir um recuo de 1,5 m nas linhas de fundo e nas laterais — sem os recuos, a quadra deve ter 8 m x 16 m. Vale destacar, no entanto, que a área de construção varia de acordo com o esporte a ser praticado no espaço.

Prepare o terreno

Outro ponto que você não pode deixar de lado é a preparação do terreno. As áreas escavadas demandam compactação, o que é feito com máquinas como o trator de esteira. Caso essa etapa não seja seguida à risca, podem surgir diversos problemas no futuro, como ondulações.

Faça o sistema de drenagem

A drenagem é um aspecto fundamental em toda quadra esportiva e não pode ser esquecida. Afinal, estamos falando do processo de contenção que vai evitar a ocorrência de infiltrações ou a formação de poças de água em caso de chuva.

Para as quadras de Areia, a recomendação é que a área escavada tenha entre 50 e 60 cm de profundidade, sendo:

  • de 20 a 30 cm preenchidos com Areia;
  • de 30 a 40 cm destinados a duas camadas de brita e uma manta geotêxtil para os canais de drenagem.

O sistema de “espinha de peixe” é muito comum entre os tipos de drenagens. Ele consiste em um canal principal que passa pelo centro da quadra, absorve a água e a leva para os canais secundários. O esquema forma o desenho de uma espinha de peixe e, por isso, leva esse nome.

Escolha o Piso de Areia

Para ter o melhor Piso de Areia para os seus projetos, é crucial ter atenção a algumas características. A Areia deve oferecer conforto térmico e não grudar na pele. Além disso, precisa se manter macia ao longo do tempo e apresentar alta absorção de impacto.

Considere a iluminação

Para que a luz do sol não atrapalhe os jogadores, é muito importante que, no caso de quadras descobertas, elas sejam posicionadas no eixo norte-sul. Já a iluminação artificial varia de acordo com o espaço — em geral, uma quadra simples conta com oito luminárias de LED, que são dispostas em quatro postes de seis a oito metros de altura.

Instale o alambrado

Para quadras próximas a imóveis ou outras estruturas, instalar um alambrado é imprescindível. As medidas variam com o esporte: no tênis, por exemplo, ele deve ter 4 metros de altura nos fundos e 1 metro nas laterais. Em relação à distância da quadra, o alambrado deve estar sempre a, no mínimo, 2 metros dela.

Como deve ser feita a manutenção de quadras de Areia?

A construção de uma quadra também envolve o trabalho de manutenção. Afinal, isso é essencial para que a estrutura esteja sempre em condições adequadas para a prática esportiva e a saúde dos Atletas não seja afetada.

Algumas das principais etapas de manutenção são:

  • conservar os equipamentos da quadra, para que fiquem livres de ferrugem e deterioração;
  • manter o espaço sempre limpo e sem resíduos, para que não tenha folhas e pedras, por exemplo;
  • fazer uma análise periódica da Areia, de modo a combater parasitas e outros microrganismos.

As quadras de Areia são muito importantes para valorizar um imóvel, garantir momentos de lazer e proporcionar benefícios aos Atletas. Depois de entender como fazer Piso de quadra esportiva, agora você pode construir estruturas adequadas e contribuir para o fomento da prática esportiva.

Gostou deste artigo e deseja ter em mãos a ferramenta certa para ajudar na gestão das suas quadras? O aplicativo SuperQuadra Jundu é a Solução. Baixe o app agora mesmo e veja como ele pode ajudar você!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube