Como se forma a areia?

Você já parou para pensar em como se forma a Areia? Estamos tão acostumados a conviver com ela nas praias e nas quadras de Areia que não imaginamos de onde ela vem.

Para a conhecermos melhor, preparamos este artigo especial sobre o tema e algumas das curiosidades e usualidades desse recurso natural. Acompanhe!

Como se forma a Areia?

A formação da Areia não poderia acontecer de um modo mais natural: com a ação da natureza contra as rochas. Elementos como o vento, chuva, sol e micro-organismos causam um lento desgaste e este atrito constante após milhões de anos, transforma pedaços da rocha em pequenos grãos — a Areia.

Quais as curiosidades sobre a Areia?

Nem só de fofura, alegria e bons momentos a Areia vive. Algumas condições podem torná-la perigosa e traiçoeira, como ocorre com a Areia movediça e as tempestades de Areia.

Como é formada a Areia movediça?

Esse é um fenômeno natural que acontece quando um grande fluxo de água preenche espaços de partículas soltas de Areia. Por estar embebida em água, a Areia se torna móvel como líquido, não suportando o peso de animais ou de pessoas.

Como ocorre a tempestade Areia?

Essas tempestades são causadas por condições meteorológicas particulares que atingem regiões com grande quantidade de poeira, Areia e por alta intensidade de ventos, excesso de umidade e atmosfera áspera.

As partículas que formam as tempestades podem variar entre 0 e 1000 micrômetros de espessura e chegam a atingir alturas de até 4,5 km. Logo, a leveza da nuvem que é originada permite que ela se desloque por vários quilômetros.

Como são formadas as dunas e os desertos?

As dunas e desertos são o resultado de processos naturais de erosão e padrões climáticos extremos. As mudanças drásticas de temperatura entre o dia e a noite aliada aos fortes ventos secos que acontecem em determinadas regiões causam erosões nas rochas.

O rigoroso vento arrasta a terra e a Areia para várias direções diferentes moldando formações incomuns. Por esse motivo, as dunas estão em constante mudança e podem apresentar diferentes formas em curtos espaços de tempo.

Tempestades de Areia em Marte

As tempestades de Areia podem acontecer fora de nosso planeta, como em Marte. Inúmeras tempestades já foram registradas em nosso vizinho vermelho, algumas tão grandes que se acredita que tenham acontecido em escala planetária.

Onde as Areias são utilizadas?

A Areia é muito utilizada na construção civil e em diversos segmentos industriais e, para cada aplicação existe um tipo específico de granulometria, composição, coloração e pureza.

Possui também papel importante na cultura de várias espécies de plantas devido as suas características únicas e essenciais para a mistura de solo auxiliando na drenagem da terra e facilitando o cultivo de plantas que não se desenvolvem bem em solos úmidos.

E claro, não podemos esquecer de toda a diversão que a Areia proporciona nos momentos de lazer e entretenimento com as crianças! Além de sua utilização nas quadras para a prática de esportes de Areia como beach tennis, o futevôlei, futebol de Areia e frescobol.

Agora que você já sabe como se forma a Areia, saiba que pode encontrar as melhores Areias para quadra na SuperQuadra Jundu!

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra quais os tipos de Areia que existem!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube