Conheça os benefícios e dicas para correr na areia

Correr pode ser algo muito vantajoso para a saúde. Afinal, esse tipo de atividade colabora com o emagrecimento, a redução do estresse, a melhora do condicionamento físico e a prevenção de doenças cardiovasculares. E isso é só o começo! 

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que correr na Areia pode ser ainda mais vantajoso. Se você também não sabe — ou se já tinha uma leve ideia disso, mas ainda não sabe os motivos —, veio ao lugar certo!

Sendo assim, continue a leitura para tirar suas dúvidas sobre os benefícios de correr na Areia e saiba como implementar essa prática em sua rotina de uma maneira segura. Esperamos que goste do conteúdo. Vamos lá!

Quais os benefícios de correr na Areia?

Logo de cara, vamos conversar sobre os benefícios de correr na Areia, seja na praia, seja em um ambiente fechado. 

Torneia as pernas

Um dos principais benefícios de correr na Areia é o poder que isso tem de tornear e fortalecer os membros inferiores. Além disso, é uma prática que também ajuda na estabilização de músculos como os das costas e do abdômen.

Ajuda no condicionamento físico

Se você se sente muito cansado e sem energia, correr na Areia é algo que certamente vai ajudar. Comece aos poucos e, em breve, o seu condicionamento estará consideravelmente melhor.

Auxilia a perda de peso

Por exigir muito esforço por parte dos praticantes, o ato de correr na Areia é uma ótima opção para queimar calorias e ajudar quem quer emagrecer. Se você já está em seu peso ideal, a prática vai colaborar para a queima de gordura e conversão em massa magra

Contribui para uma maior força e resistência

Como fortalece os músculos e ajuda no condicionamento físico, correr na Areia é uma atividade que colabora para a otimização da força e da resistência corporal. Assim, só há vantagens em fazer seus exercícios nesse tipo de superfície!

Reduz o estresse

Outro benefício é a redução do estresse. Assim como qualquer outro tipo de atividade física, correr na Areia faz com que substâncias benéficas — como endorfina e serotonina — sejam liberadas em nossa corrente sanguínea e, assim, que possamos nos sentir bem mais confortáveis e felizes.

Previne lesões

Por ser uma atividade de baixo impacto, correr na Areia também colabora para a prevenção de lesões, ou seja, é uma opção bem interessante para quem é sedentário e ainda não tem o costume de se exercitar com frequência.

Ajuda na recuperação de lesões

Além de prevenir lesões, esse tipo de atividade também ajuda na recuperação de problemas variados. É uma atividade interessante, portanto, para quem se acidentou ou está passando por algum tipo de processo de reabilitação.

Promove o desenvolvimento cognitivo

Por fim, ainda no âmbito das lesões, correr na Areia ajuda a melhorar a consciência espacial e corporal, sendo excelente para reconectar o sistema nervoso e fazer com que o seu cérebro fique em sincronia com os movimentos. Tudo isso de maneira natural e progressiva.

Quais cuidados tomar?

Como qualquer prática esportiva, correr na Areia exige alguns cuidados para evitar problemas. Então, confira os principais a seguir!

Faça um bom alongamento 

A sua prática de corrida sempre deve iniciar com um alongamento, assim como qualquer outro exercício físico. Assim, seus músculos ficam mais aquecidos e menos propensos a passarem por lesões.

Usar protetor solar

Correr na Areia é uma prática externa, que permite o contato direto do Atleta com o sol. Ainda que isso seja bem legal — especialmente no que diz respeito à produção de vitamina D, outra vantagem dessa atividade —, pode ser prejudicial. Então, não deixe o uso do filtro solar de fora!

Utilizar roupas adequadas

As roupas para correr na Areia devem ser as mais leves possíveis. Shorts e camisetas confeccionados em tecidos fresquinhos que não retenham o calor são sempre a melhor pedida para essa opção de esporte.

Avaliar o tipo de Areia

Caso você priorize a prática desse tipo de atividade em uma quadra especial, não deixe de conferir qual é o tipo de Areia utilizado. As que são indicadas para esporte têm características específicas que as tornam seguras para o contato com a pele e recepção do impacto dos atletas.

Use calçados adequados

Sempre que possível, evite a prática de qualquer atividade descalço. Isso é ainda mais importante quando o assunto é a Areia, que pode queimar a pele ou causar lesões caso entre em contato direto com ela por muito tempo. 

Pegue leve na intensidade

Correr na Areia exige um pouco mais do que as corridas em outras superfícies. Então, pegue leve. Se você está começando, diminua a intensidade das passadas e a velocidade. Vá aumentando o ritmo gradualmente, para que o seu corpo não se sinta cansado e o seu treino precise ser interrompido.

Mantenha-se hidratado

Por fim, uma dica imprescindível: mantenha-se sempre hidratado. O esforço feito somado ao calor do ambiente podem não só prejudicar a sua performance e acabar com o seu treino, mas também fazer com que você se sinta mal fisicamente. Fique de olho!

Como praticar esse tipo de atividade?

Ficou interessado em correr na Areia? Então, saiba que há muitas formas de fazer isso. Uma das mais comuns é, claro, utilizar a praia como cenário para as suas corridas. Mas essa não é a única maneira.

Outro jeito de incluir a corrida na Areia em sua rotina é buscar por quadras específicas em sua região. Isso porque elas trabalham com Pisos em Areia que possibilitam que os exercícios sejam feitos mesmo em regiões nas quais não há praias disponíveis.

Além disso, você não precisa necessariamente apenas correr. Investir em esportes da Areia, como o futevôlei, o beach tennis e o vôlei, são ótimas opções para unir o útil ao agradável e trabalhar o seu corpo como um todo.

Gostou de conhecer essas dicas para correr na Areia e de saber como esse tipo de prática ajuda o seu bem-estar físico e mental? Agora, tente implementar esse tipo de prática esportiva em sua rotina e observe a mágica acontecer em sua qualidade de vida!

Ficou com alguma dúvida, tem alguma dica ou sabe de alguma informação que não foi passada ao longo do texto? Então, compartilhe com a gente e com os outros leitores do blog nos comentários abaixo!

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