Conheça as melhores curiosidades sobre esportes

Quem vê todos os Atletas profissionais compenetrados em suas funções, suando e se esforçando para atingir o melhor resultado possível, pode nem imaginar que os esportes são repletos de curiosidades, muitas delas engraçadas.

Além disso, todo esporte tem seus recordes, seus ídolos e suas particularidades. O Brasil se destaca em alguns deles, além do futebol. Você sabia, por exemplo, que o maior cestinha do basquete é um brasileiro?

Neste post, reunimos algumas das principais curiosidades sobre esportes, com exemplos de vários países e modalidades. Boa leitura!

Quais são algumas das melhores curiosidades sobre esportes?

Em primeiro lugar, conheceremos alguns fatos curiosos sobre diversos esportes praticados no mundo todo. Veja a seguir!

Atletas descalços

Você já se perguntou por que algumas modalidades, como os esportes de Areia e a ginástica, não exigem que seus Atletas estejam calçados? A resposta é simples: pés descalços fornecem mais tração e, consequentemente, beneficiam os movimentos.

Além disso, estar descalço na ginástica também ajuda os Atletas a se agarrarem a algo com os dedos, em manobras mais complexas.

“Sutiãs” dos jogadores de futebol

Durante o intervalo de uma partida de futebol, é comum que os Atletas tirem as camisetas e aparentem estar vestindo algo muito parecido com um sutiã.

Na verdade, aquilo é uma peça que conta com rastreadores, que monitora a frequência cardíaca, o metabolismo e ainda registra o percurso dos Atletas em campo. Tudo isso é muito importante para evitar lesões e manter o bem-estar dos jogadores.

Grunhidos no tênis

É comum que Atletas soltem grunhidos altos durante uma partida de tênis ou beach tennis. Embora o som tenha a ver com o esforço para rebater cada jogada, também é uma estratégia inteligente.

Afinal, como o som emitido é alto, ele também serve para camuflar o barulho da batida na bola, dificultando a reação do oponente — que pode não entender, a tempo, que tipo de jogada foi utilizada.

Domínio do Brasil e EUA no vôlei de praia olímpico

O vôlei de praia estreou nas Olimpíadas em 1996, nos EUA, na cidade de Atlanta. O Brasil e os Estados Unidos dominaram todas as medalhas nas quatro edições seguintes — menos em Sidney, em 2000, quando as Atletas da Austrália interromperam o reinado dos dois países.

O vôlei de praia tem outra curiosidade, essa mais engraçada: na França, o primeiro lugar no qual ele foi praticado era uma praia de nudismo.

Copa do Mundo de beach tennis

Já sabemos que o beach tennis é praticado nas quadras de Areia e nas praias, mas existe uma Copa do Mundo da modalidade? Na verdade, sim: o nome oficial é ITF Beach Tennis World Cup, e ela é disputada desde 2012. 

O Brasil manda muito bem nesse evento, sendo o maior campeão. Conquistamos o troféu quatro vezes: em 2013, 2018 e 2019 e 2021.

Primeiro esporte praticado no Brasil

Apesar do amor incondicional dos brasileiros pelo futebol, as primeiras competições esportivas praticadas aqui foram de remo, em 1846.

Novas modalidades olímpicas

Alguns esportes muito praticados no mundo todo só fizeram sua estreia nas Olimpíadas em 2020: surfe, skate e caratê. Contudo, só os dois primeiros estarão novamente em Paris, em 2024 — que também terá outra novidade: o breakdance.

Quais são os esportes mais praticados no Brasil e no mundo?

O futebol é o esporte mais praticado tanto no país quanto no planeta inteiro. O segundo surpreende: trata-se do críquete, uma modalidade inglesa que se parece muito com o beisebol.

A influência inglesa também explica o terceiro lugar, o hóquei de campo. Em quarto, temos o tênis tradicional; já em quinto, temos o vôlei, no qual o Brasil é uma potência tanto no masculino quanto no feminino.

Não podemos nos esquecer do crescimento contínuo dos esportes de Areia, que prometem se tornar alguns dos mais favoritos dos brasileiros. Afinal, com as quadras, nem é mais preciso que as pessoas se desloquem até a praia para jogar futevôlei, vôlei de praia, beach tennis e outros.

Quais são alguns dos recordes batidos por Atletas brasileiros?

Os recordes de Atletas brasileiros ocorrem, geralmente, no futebol. Contudo, também brilhamos em outras áreas: embora o americano LeBron James tenha se tornado o maior pontuador da história da NBA, o maior cestinha do mundo ainda é o brasileiro Oscar Schmidt.

Voltando ao futebol, o recorde de tiro de meta mais longo é do goleiro brasileiro Ederson Moraes, atualmente jogando no Manchester City, da Inglaterra. O rapaz já entrou para o livro mundial dos recordes, o Guinness Book, depois de um chute que ultrapassou os 75 metros de distância.

Ah, avisa para os vizinhos argentinos que o recorde de Copas do Mundo conquistadas ainda é nosso: são cinco títulos mundiais. Alemanha e Itália ficam empatadas em segundo, com quatro taças cada, enquanto a Argentina agora é o único país com três taças — empatados com o Rei Pelé.

Outro recorde impressionante do Brasil no futebol é o de público em apenas uma partida de Copa do Mundo: em 1950, na final entre Brasil e Uruguai, o Maracanã recebeu 199.854 torcedores.

Alguns outros recordes de respeito nos esportes, estabelecidos por Atletas estrangeiros, são os seguintes:

  • os dois únicos boxeadores a se aposentarem invictos são os americanos Rocky Marciano (49 vitórias) e Floyd Mayweather (50);
  • a tenista alemã Steffi Graf ficou 377 semanas invicta na modalidade. O sérvio Novak Djokovic quase alcançou o feito em 2022, mas perdeu a partida que empataria a disputa para o espanhol Carlos Alcaraz;
  • o recorde em salto à distância é do americano Bob Beamon, com os 8,9 metros conquistados nas Olimpíadas da cidade do México, em 1968;
  • o argentino Lionel Messi é o recordista em gols em uma única temporada no futebol, com os 91 que marcou em 2012;
  • a melhor marca no revezamento 4x400m feminino é da equipe da antiga União Soviética, conquistada nos jogos olímpicos de Seoul, em 1998.

Quais são as vantagens de praticar esportes na Areia?

As vantagens são inúmeras, em diversos aspectos da vida dos praticantes. Assim, podemos citar:

  • gasto médio em 1 hora de futevôlei pode variar de 500 a 800 calorias, tornando esse esporte uma excelente opção para quem quer perder peso;
  • socialização. Nada como curtir uma resenha com os amigos em uma quadra de Areia totalmente adaptada às suas necessidades;
  • melhora os níveis de concentração e reduz o estresse, algo essencial para quem leva uma rotina profissional corrida e precisa de atividades físicas para esvaziar a cabeça;
  • aumenta o condicionamento físico e a resistência, deixando o corpo com aquele gás a mais para encarar o dia a dia;
  • aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
  • entretenimento, já que a prática esportiva diverte e proporciona benefícios à saúde e ao visual do corpo, mas de uma maneira mais dinâmica.

Essas são só algumas das incontáveis curiosidades sobre esportes. Cada modalidade tem seus próprios recordes, suas histórias inacreditáveis e seus ídolos. Como você viu no artigo, é um mundo vasto e repleto de informações curiosas.

Gostou do post e quer que outras pessoas leiam também? Então, aproveite para compartilhá-lo agora mesmo em suas redes sociais!

Outros conteúdos

Saiba o que analisar na hora comprar a sua areia para playground