Sistema de drenagem espinha de peixe: como fazer em quadras de areia

Dias de chuva intensa podem prejudicar muito a prática de esportes na Areia, pois podem deixar a quadra encharcada ou repleta de poças. Nesse sentido, a drenagem espinha de peixe, para quadra de Areia, é a solução indicada.

Esse é um sistema de drenagem simples e eficaz, usado para drenar a água da chuva, que consiste em usar canos perfurados com o objetivo de conduzir todo o excesso de água para fora. Esses canos ficam dispostos de forma que se assemelham à espinha dorsal dos peixes — daí o nome curioso.

Quer saber mais sobre esse tipo de drenagem? Continue a leitura e entenda como funciona o sistema, bem como sua importância!

Saiba a importância da drenagem nas quadras de Areia

Os esportes de Areia, em geral, podem ser praticados em qualquer período do ano. Mas as partidas podem ser dificultadas — ou até mesmo impossibilitadas — em épocas mais chuvosas. A boa notícia é que isso não ocorre quando a quadra conta com uma Areia de qualidade e um bom sistema de drenagem!

A drenagem da quadra é fundamental para evitar que ela seja invadida pela água da chuva, que comumente se acumula no solo e não tem para onde escoar. Como resultado, a locomoção e jogabilidade dos Atletas é prejudicada, por conta da formação de poças.

A construção de um sistema de drenagem para quadra de Areia precisa ser realizada da maneira correta para evitar o problema. Esse tipo de sistema, também usado em campos de futebol e quadras de tênis, ajuda a escoar a água para fora do ambiente esportivo.

Veja como funciona o sistema de drenagem espinha de peixe

O sistema de drenagem do tipo espinha de peixe é um dos mais usados em quadras de Areia, a exemplo daquelas destinadas à prática de beach tennis e vôlei de praia, entre outros esportes.

A grande vantagem do seu uso é a maior capacidade de vazão ao volume da água da chuva captada. Dessa forma, o uso dessa técnica em conjunto com o tipo de Areia ideal mantém a quadra sempre descompactada. Isso faz com que o espaço esteja apto para jogar mesmo nos dias chuvosos.

Com o auxílio da gravidade, o sistema consegue escoar todo o excesso de água e evitar que a Areia fique encharcada. Para isso, tubos perfurados são dispostos por baixo da quadra em pequenas valas, e o ramal de dreno principal deve estar localizado no centro.

Nessa disposição que lembra a estrutura vertebral dos peixes, os drenos laterais que cobrem toda a quadra representam as espinhas. A água, então, é capturada e levada até a rede de drenagem, localizada ao redor da quadra.

Os tubos usados para esse sistema podem ser de dreno perfurado ou PEAD (Polietileno de Alta Densidade), também perfurado. A depender da capacidade da drenagem, também é possível usar manilhas de concreto perfuradas.

Confira como instalar o sistema de drenagem espinha de peixe

A drenagem do Piso de Areia precisa ser feita corretamente para que o sistema funcione de maneira eficaz. Veja, a seguir, alguns passos fundamentais para ter sucesso na instalação.

Faça a escavação da vala

A escavação deve ser feita a uma profundidade adequada para comportar a Areia e a instalação da drenagem. A vala em que serão instalados os tubos não deve ser irregular — isso pode prejudicar a vazão da água e até mesmo danificar os tubos. Então, garanta que o local está homogêneo antes de fazer a instalação.

Também é importante ressaltar que o espaçamento entre os drenos não deve ser superior a 2 metros e meio. Caso sejam colocados muito longe, haverá o acúmulo de água entre as linhas de drenos que foram instaladas.

Após escolher entre os tipos de Areia, as seguintes medidas devem ser respeitadas:

  • de 50 a 60 centímetros de profundidade total do terreno;
  • de 30 a 40 centímetros para a espessura da cava do sistema de drenagem, de acordo com o tamanho do canadreno;
  • 27 centímetros de profundidade para a camada para o Piso da quadra;
  • 1% de declividade para evitar o acúmulo de água na rede de captação — ou seja, a cada metro de escavação na horizontal, um centímetro é declinado na vertical.

Coloque a manta geotêxtil

A manta geotêxtil atua como um filtro e impermeabilizante da drenagem. Ela é usada para permitir a passagem da água enquanto bloqueia os grãos de terra, impedindo que ela se misture à Areia. 

A manta deve ser posicionada no fundo e nas laterais das valas por onde os tubos de dreno vão passar. É necessário acrescentar brita para a proteção do sistema de drenagem, preenchendo toda a manta.

Faça o enchimento com brita

O espaço ao redor e embaixo dos tubos de dreno precisa ser preenchido com pedra de brita de 19 milímetros (brita 02) após a colocação da manta geotêxtil. Toda a vala deve ser completada com o material, sendo a camada do fundo preenchida com 10 centímetros.

O preenchimento com brita aumenta a capacidade de escoamento de água. Afinal, permite que a água se acumule tanto nos tubos de drenagem como nos espaços entre as britas. Isso torna a drenagem mais rápida e eficaz.

Vale lembrar que os acessórios que fazem parte da drenagem, como conexões retas e junções finais dos tubos para fazer o “T” ou “Y”, devem ser adequados para o sistema. Dessa forma, você evita desconexões que podem levar à entrada de Areia e bloquear o sistema.

Feche a manta geotêxtil

Após encher a vala com a brita, o próximo passo é fechar a parte superior do dreno, que deve ser coberta com a própria manta geotêxtil usada no preenchimento do espaço. A manta deve ser transpassada entre as abas, formando um “casulo” para o dreno.

A união entre a manta têxtil e os tubos de PEAD, instalados da maneira correta, oferece uma ótima solução para a drenagem em quadras de Areia. Além da eficácia, o tempo de vida útil do sistema torna-se ainda maior.

A drenagem espinha de peixe é indispensável para qualquer quadra de Areia em que se pratica esportes como futevôlei e beach tennis. Porém, apenas contar com esse sistema não garante a qualidade do espaço. Além de contar com uma construtora especializada, também é importante escolher a melhor Areia para a quadra.

Gostou do conteúdo e quer ser avisado sobre outros posts? Basta ir até o final da página e informar seu e-mail para assinar nossa newsletter. Fique por dentro das novidades!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube