Esporte e saúde mental: como a prática de atividades físicas pode melhorar seu bem-estar emocional

A prática regular de atividades é conhecida por seus benefícios para a saúde física, mas muitas pessoas ainda desconhecem a relação entre esporte e saúde mental. O exercício físico libera a serotonina e a dopamina, que estão associados a sentimentos de felicidade e bem-estar, ajudando a aliviar a ansiedade, a depressão e o estresse.

Outros fatores também comprovam a importância do esporte para a saúde física e mental, como a melhora na autoestima e a autoconfiança. Quando uma pessoa prática um esporte regularmente e percebe uma melhoria em suas habilidades, proporciona uma sensação de realização.

O esporte ajuda a reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono, e ajuda a construir relacionamentos sociais. Veja os impactos positivos e o papel do esporte para a promoção do bem-estar emocional acompanhando o artigo.

O impacto do estresse na saúde mental

O estresse afeta como uma pessoa pensa, sente e se comporta. Estresse crônico pode levar a uma variedade de problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão, transtornos de estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade generalizada e transtornos do pânico.

Um dos efeitos do estresse é o aumento da produção de cortisol. Quando o corpo produz muito cortisol por um período prolongado, causa problemas de saúde, como pressão arterial elevada, doenças cardíacos, problemas digestivos e distúrbios do sono.

O estresse tem efeito e impacto negativo na saúde mental, afetando diversas áreas da vida. Seus malefícios incluem:

  • mudanças no humor: o estresse pode afetar o humor de uma pessoa, deixando-a irritada, ansiosa ou deprimida;
  • dificuldades de concentração: torna difícil para as pessoas se concentrarem em tarefas, mesmo as mais simples;
  • problemas de sono: o estresse prejudica a qualidade do sono, levando a problemas de insônia ou sono insuficiente;
  • comportamentos de risco: em alguns casos, as pessoas podem recorrer a comportamentos arriscados para lidar com o estresse, como abuso de álcool e outras drogas;
  • problemas de relacionamento: o estresse também pode afetar os relacionamentos, tornando difícil para as pessoas se comunicarem e se relacionarem com os outros.

 O papel do esporte na promoção do bem-estar emocional

esporte desempenha um papel importante na promoção do bem-estar emocional, ajudando a liberar endorfinas, melhorando a autoestima, reduzindo o estresse, auxiliando no sono e fortalecer as relações sociais. Vamos explicar melhor.

Liberação de endorfinas

A prática regular de esportes favorece à liberação de endorfinas, que são neurotransmissores que promovem sentimentos de prazer e bem-estar. Essas substâncias químicas são produzidas naturalmente pelo corpo durante a a atividade física e ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão.

As endorfinas podem fortalecer o sistema imunológico e melhoram a função cardiovascular, quando se ligam a receptores específicos no cérebro, elas produzem uma sensação de euforia e conforto, muitas vezes referida como runner’s high (euforia do corredor).

Melhoria da autoestima

O esporte ajuda a melhorar a autoestima e a autoconfiança. A medida que a pessoa atinge metas e objetivos leva ao sentimento de realização pessoal e proporciona a sensação de realização, senso de capacidade e sucesso.

 Redução do estresse

A prática de exercício físico reduzi a tensão muscular e ajuda a liberar a energia acumulada, aliviando o estresse emocional. Além disso, o esporte ajuda a distrair a mente de preocupações e problemas cotidianos, permitindo que a pessoa relaxe e se divirta.

Melhoria do sono

A atividade física libera endorfinas, que ajudam a reduzir a tensão muscular e melhoram o humor, levando a um estado de relaxamento mais profundo, com o nível de ansiedade e estresse reduzidos, o sono se torna mais tranquilo e, consequentemente, mais reparador.

A exposição à luz natural durante o exercício, como nas práticas de esportes de areia, ajuda a ajustar o ritmo circadiano, fazendo com que a pessoa se sinta mais alerta durante o dia e mais sonolenta à noite.

Fortalecimento das relações sociais

A prática de esporte geralmente envolve uma paixão ou interesse comum entre os participantes, facilitando a interação e a formação de laços sociais. Muitos esportes são jogados em equipes, o que promove a interação social e a colaboração entre os membros da equipe.

Os eventos sociais que acontecem após os jogos e treinos como festas, jantares ou encontros proporcionam a oportunidade para socialização e interação entre os atletas em um ambiente positivo e saudável.

Dicas para incorporar o esporte na rotina para melhorar a saúde mental

Incorporar outras atividades na rotina pode ser uma tarefa desafiadora, mas os benefícios do esporte para a saúde mental faz com que o desafio valha a pena! Aqui estão algumas dicas para começar:

Comece devagar

Se você é novo no esporte, é importante começar devagar e ir aumentando gradualmente a intensidade e a duração da atividade física. Isso ajudará a evitar lesões e também facilitará incorporar o esporte na rotina diária.

Escolha um esporte que você goste

Escolher um esporte que você goste e se identifique é fundamental para tornar a atividade mais prazerosa e motivadora, sendo um incentivo para sempre continuar. Esportes na areia como beach tennis, futevôlei e vôlei tem ganhado cada dia mais adeptos por seus inúmeros benefícios à saúde.

Estabeleça metas realistas

Estabelecer metas realistas ajuda a manter a motivação e a progredir em sua prática esportiva. Crie um plano de curto, médio e longo prazo para que você possa aproveitar, perceber e curtir o seu progresso.

 Encontre um parceiro de treino

Ter um parceiro de treino é uma maneira de manter o ritmo, aumentar a disposição a motivação e ter apoio. Tornando a rotina esportiva mais social e divertida, possibilitando compartilhar os desafios, as frustrações e vitórias.

Estabeleça uma rotina de treino consistente

Mesmo que sua agenda esteja ocupada, tente encontrar tempo para o esporte. Criar uma rotina de exercícios é importante para se manter ativo e é uma forma de não perder o interesse.

Lembre-se de que incorporar o esporte na rotina pode ser um processo gradual e o importante é ser consistente e perseverante. Com o tempo, o esporte se torna uma parte natural de sua rotina.

Comemore suas conquistas

Não menospreze suas conquistas, mesmo que pareçam irrelevantes. Se você conseguiu cumprir uma meta, como treinar todos os dias estipulados por você, comemore! Cada passo é muito importante para a conquista do seu bem-estar emocional!

A relação entre esporte e saúde mental é muito significativa, a prática regular de atividades físicas é uma ferramenta poderosa para a promoção do bem-estar emocional, da qualidade de vida e uma maneira de se desafiar e superar limites!

Não perca nossos conteúdos, curta nossa página no Facebook!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube