Conheça os melhores esportes com raquete

O esporte está sempre evoluindo, por isso é comum que apareçam novas modalidades. É o caso dos esportes com raquete, que com o tempo surgiram novos tipos que vão de acordo com as características dos lugares em que eles foram criados.

Hoje em dia, é possível listar os mais praticados no mundo e ainda contar a origem de cada um deles, o tipo de quadra, se é padrão ou quadra de Areia, por exemplo, além de descrever os principais benefícios para quem pratica essa modalidade de esporte.

Continue a leitura para conhecer os melhores esportes que utilizam raquete. Confira!

Quais são os melhores esportes com raquete para praticar?

A melhor forma de ficar por dentro dos esportes com raquete é conhecer suas características e particularidades. Veja a lista a seguir!

Tênis

Existem várias versões sobre a origem do tênis. Algumas delas falam em milhares de anos atrás com os antigos romanos, gregos e egípcios; já outras dizem que o esporte surgiu mais recentemente com os ingleses e franceses.

Uma das teorias com mais evidências diz que o tênis se originou no século XII, quando monges franceses usavam a mão para bater na bola por cima de uma corda pendurada em um pátio. Eles chamavam o jogo de je de paume, que significa jogo de mão. Segundo essa versão, o nome “tênis” é porque os franceses gritavam “tenez”, antes de sacar.

O esporte é praticado em uma quadra e sua superfície é sempre plana, variando entre pisos de saibro, grama ou piso duro (borracha sintética, cimento, carpete ou lama asfáltica).

Badminton

De acordo pesquisas, o Badminton é o esporte de raquete mais praticado em todo o mundo. É bastante popular em países como Tailândia, Índia, Cingapura e China. Foi criado na Inglaterra, no século XIX, inspirado em um jogo chamado “Poona”, que era praticado na Índia.

A quadra tem o comprimento de 13,4m e 5,18m de largura. O piso é feito de material antiderrapante.

Squash

Existem duas teorias para a origem do squash, as duas na Inglaterra no século XIX. A primeira delas é que os presos, em uma prisão em Londres, faziam algo parecido com o tênis, rebatendo as bolinhas contra a parede.

A outra versão diz que as primeiras quadras de squash foram construídas na Harrow School, colégio interno no noroeste de Londres.

A quadra de squash fica entre quatro paredes, sendo que a traseira é de vidro. A quadra tem um comprimento de 9,75m e 6,4m de largura.

Padel

De início, o jogo era praticado a bordo de barcos, com proteções de telas e com dimensões menores.

O jogo chegou em terra firma em 1924, quando um norte-americano chamado Frank Beal decidiu improvisar algumas quadras em Nova Iorque. A partir daí o esporte passou a ser chamado de “paddle tennis”, já que usava uma paleta de cabo curto no lugar de raquetes.

A quadra é formada por um retângulo de 10m de largura por 20m de comprimento, com paredes nos fundos e parte das laterais, e o restante sendo coberto de tela. Alguns preferem utilizar blindex ou vidro no lugar das paredes, o que permite uma visualização excelente do jogo para fins televisivos.

Beach Tennis

O Beach Tennis surgiu na década de 1980, na Itália, a partir do frescobol. Em 1996, foram introduzidas algumas regras e então fundou-se a IFBT (International Federation Beach Tennis). O esporte chegou ao Brasil recentemente, já sendo um dos esportes de raquete mais praticados por aqui.

A quadra é parecida com uma quadra de Vôlei de Praia, com a superfície sendo de Areia, 8m de largura e 16m de comprimento. A quadra é separada com uma rede de 1,7m de altura.

Tênis de mesa

O tênis de mesa começou a ser praticado na Inglaterra no início do século XIX. O esporte surgiu em um ambiente fechado a partir de uma imitação do tênis. Depois de um jantar, alguns ingleses transformaram a mesa em mini versões de um quadra de tênis.

Raquetebol

Este é um esporte relativamente antigo, surgido em 1949. O responsável pelo nascimento foi um tenista norte-americano chamado Josep Sobek. A sua ideia foi juntar regras de squash com as do handebol, criando a base do raquetebol.

A quadra é fechada entre paredes, bastante parecida com o squash, mas é um pouco mais longa.

Pickball

O pickball foi inventado por Bill Bell, Joel Pritchard e Barney McClallum em 1965, na ilha de Bainbridge, próximo à cidade de Seattle, nos Estados Unidos.

É um esporte que reúne características similares ao padel, tênis de mesa, tênis e badminton. A quadra lembra a de tênis, utilizando a mesma rede, porém o tamanho é um pouco menor.

Frescobol

O frescobol é um esporte de raquete em que a prática é realizada nas praias, normalmente jogado por duas pessoas. Ele foi criado em Copacabana, no Rio de Janeiro, na década de 40, entre os anos de 1945 e 1946.

Atualmente, é praticado em vários países, sendo bastante comum nas praias de Israel, por exemplo.

Gym Racket

O Gym Racket foi criado em 1997 na Itália e faz parte da IFBT. Ele pode ser jogado entre 4 pessoas, em duplas. O esporte pode ser praticado tanto em quadras cobertas quanto abertas.

Quais são os benefícios de praticar esportes com raquete?

A prática de exercício é uma excelente maneira de manter a saúde do corpo. Neste caso, os esportes com raquete oferecem diversos benefícios, pois são considerados completos, movimentando quase todo o corpo. Confira as principais vantagens:

  • podem ser praticados por pessoas de todas as idades;
  • não precisa dispor de muitos equipamentos;
  • a intensidade da prática se adequa facilmente ao nível físico do participante;
  • envolvem diversos movimentos para o lado, para frente e para trás, o que contribui para melhorar o equilíbrio;
  • ampliam as habilidades de tomada de decisão, já que é necessário planejar cada ação e agir de forma rápida;
  • contribuem para ampliar as interações sociais e o contato, pois o praticante tem de jogar com outras pessoas, podendo ser em dupla ou em equipe.

Como você pode perceber, existem diversos tipos de esportes com raquete. Cada um deles com alguma característica especial. Além disso, a prática desse tipo de esporte traz diversas vantagens para o praticante. Portanto, se você tem vontade e curiosidade, não perca tempo e escolha alguma modalidade para praticar.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe um comentário e compartilhe a sua opinião e suas ideias sobre o assunto com a gente!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube