Conheça os 6 principais esportes de Areia e suas vantagens

A Areia não serve apenas para nos deitarmos e apreciarmos o mar — embora isso seja muito bom, não é mesmo? Com o tempo, surgiram as modalidades esportivas praticadas nela. Ainda bem que, com a evolução do mercado, nem mesmo é preciso ir à praia para praticar esportes de Areia.

Grande parte dessas modalidades nasceu no Brasil, o que explica por que elas fazem tanto sucesso por aqui.

Por isso, neste post, falaremos sobre os principais esportes de Areia e de praia, como praticá-los, quais são as suas regras e outras curiosidades. Boa leitura!

Infográfico: Descubra os principais esportes de areia, suas características e seus benefícios!

1. Frescobol

Como geralmente ocorre nos esportes de Areia, o frescobol é um dos esportes originalmente brasileiros, nascido no Rio de Janeiro. Mas ele não ficou restrito ao território carioca, e foi se popularizando em todo o litoral do país.

Isso porque se trata de uma atividade simples de se praticar, sem muitas regras ou técnicas complicadas. No frescobol, uma dupla joga uma bola de um lado para o outro, com ambos os praticantes equipados com uma raquete. A missão é não deixar o objeto arremessado cair durante o trajeto até o outro jogador.

Além de ser bastante divertido, o frescobol também é um exercício aeróbico desafiador. Ele estimula a capacidade cardiorrespiratória e ainda promove a queima de calorias, principalmente quando praticado no verão e sob o sol.

2. Beach tennis

Aqui, temos uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. O beach tennis envolve dois times, que devem jogar uma bola pequena de um campo para o outro, por cima da rede, com o uso de uma raquete.

Ele é um pouco mais desafiador que o frescobol, devido à sua semelhança maior com o tênis — que exige movimentação mais rápida e diferentes raquetadas.

Essa modalidade se popularizou bastante no Brasil recentemente, principalmente pela inspiração de grandes tenistas mundiais, como Rafael Nadal e Novak Djokovic.

Também proporciona diversos benefícios para a saúde, como o fortalecimento dos músculos e o desenvolvimento cognitivo, já que exige uma ótima noção espacial do praticante. Todo esse pacote de ganhos ainda é complementado pela diversão com os amigos.

3. Futevôlei

O futevôlei nasceu na década de 1960, no Rio de Janeiro, mas se popularizou com a adesão de grandes craques do futebol de campo — como Romário, Didi e Renato Gaúcho. Geralmente, é jogado em duplas e conta com uma faixa e demarcações para facilitar.

O objetivo é passar a bola por cima da rede, tocando apenas com pés, canela, coxa, cabeça, e ombros, de uma maneira em que ela não toque no chão. A dupla pode dar até três toques na bola antes de, obrigatoriamente, mandá-la para o lado adversário. Toda vez que ela toca o solo, é um ponto para quem preparou o ataque.

No futevôlei profissional, ganha quem faz 18 pontos. Antigamente praticado apenas nas praias, ele agora pode ser jogado em qualquer lugar.

4. Futebol de Areia

Como o Brasil é considerado o país do futebol, nada mais natural que a modalidade também fosse praticada na Areia. Essa versão do esporte mais amado do país exige apenas dois gols e uma bola, o que também a torna bem fácil de praticar.

Além disso, as traves não precisam ser aquelas dos campos: vale improvisar com cocos, sandálias ou pedras — basta demarcar os gols e começar a se divertir. Lembrando que a improvisação em momentos de resenha é válida, mas quando falamos da prática profissional, tratando-se de uma modalidade esportiva, é necessário que equipamentos oficiais sejam utilizados, combinado?

O futebol de Areia também tem inspiração no futsal, até mesmo pelo espaço mais reduzido em comparação com a modalidade praticada na grama.

Outra similaridade com o futsal é que os times costumam ter quatro jogadores na linha e um no gol. Suas outras características são:

  • deve ser jogado na Areia (não necessariamente na praia), com os pés descalços;
  • a bola utilizada é um pouco mais leve que a do futebol praticado na grama, para que seja mais fácil levantá-la na Areia e chutá-la.

Para quem deseja praticar uma atividade saudável, é uma excelente opção. O futebol de Areia fortalece as pernas, as coxas e as panturrilhas. Como é praticado em um terreno fofo, ele exige mais força dos músculos inferiores para que o corpo seja movimentado.

5. Vôlei de praia

O vôlei de praia é, talvez, o mais globalizado dos esportes que abordamos aqui. Afinal, trata-se de uma modalidade olímpica: tanto no masculino como no feminino, sempre garante disputas acirradíssimas. O Brasil é uma das potências, mas não somos os únicos a mandar bem.

Quando você pensa em esportes de praia, a imagem que vem à mente é sol, Areia e roupas leves, certo? Contudo, não são somente aqueles que nasceram em um país tropical que sabem muito da modalidade.

Um exemplo é a dupla norueguesa do masculino, formada por Mol e Sorum. Eles conquistaram o Ouro nos Jogos Olímpicos de 2021, provando que todo mundo se rendeu ao esporte praiano — até mesmo aqueles que nasceram em alguns dos lugares mais frios do mundo.

6. Frisbee

O frisbee é um esporte praticado com um disco. Nos Estados Unidos, onde nasceu, ele conta com campeonatos muito disputados. Contudo, o mais interessante é que a atividade pode se tornar uma diversão corriqueira em qualquer lugar do mundo.

Muita gente gosta de praticá-lo com o cachorro de estimação, ao lançar o disco para que ele o pegue no ar e traga de volta. O esporte também pode ser jogado sozinho, como se fosse um bumerangue, ou em duplas, sendo bastante comum nas praias e parques do Brasil.

Há, ainda, uma versão mais profissional do esporte, conhecida como Ultimate Frisbee. Em duplas, os competidores arremessam o disco no ar e o companheiro não pode deixá-lo tocar o chão.

Podemos citar outra modalidade: o frisbee estilo livre. Nele, o praticante realiza uma série de manobras acrobáticas dentro de um período de tempo determinado. Já o frisbee golpe utiliza várias cestas, que ficam em um campo a um metro de altura. Cabe ao participante acertar os buracos com o número de tacadas.

Agora que você conhece todos esses esportes de Areia e jogos de praia, já pode praticar cada um deles e escolher aquele que lhe agrade mais. O melhor de tudo é que nem é preciso ir até a praia, já que é possível comprar um Piso de Areia e montar a sua quadra em qualquer lugar.

Gostou do artigo e quer conferir nossos próximos conteúdos em primeira mão? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e de nos seguir no Instagram!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube