Conheça 6 esportes de praia que você pode praticar em quadras de Areia

As quadras de Areia são um ótimo local para a prática de esportes de praia, pois oferecem uma superfície semelhante ao do litoral, mas em um ambiente mais controlado e seguro, além de poder, inclusive, ter uma infraestrutura mais adequada e eficiente para a prática. 

Sendo assim, ninguém precisa mais viajar até a praia para praticar seus esportes prediletos, tendo em vista que, hoje, é super viável e prático ter quadras de Areia em qualquer espaço, até mesmo nas grandes cidades. 

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer alguns exemplos de esportes de praia que você pode praticar em quadras de Areia? Então, boa leitura! 

Veja alguns esportes de praia que podem ser praticados em quadras de Areia 

Se você mora longe do litoral ou não tem muito tempo para ir à praia, mas ama praticar esporte na Areia, saiba que em uma boa quadra adequada você pode fazer tudo isso sem precisar viajar muito tempo. 

Para exemplificar melhor, separamos algumas dicas de esportes de praia para praticar em quadras de Areia. Confira! 

1. Vôlei de praia 

O vôlei de praia é um esporte muito popular e divertido, que pode ser jogado tranquilamente em quadras de Areia. Inclusive, essa modalidade tem muitas vantagens em relação a jogar em um ginásio ou quadra de cimento, pois a Areia absorve melhor os impactos e reduz o risco de lesões nas articulações. Além disso, a natureza do terreno torna o jogo ainda mais desafiador e emocionante. 

Sabendo disso, confira algumas dicas para jogar vôlei de praia em uma quadra de Areia: 

  • reúna um time — o vôlei de praia é jogado em duplas, por isso, encontre um parceiro para jogar com você. Se houver mais gente, você pode jogar em times de quatro pessoas; 
  • escolha a bola certa — use uma bola de vôlei de praia oficial, que é feita de couro sintético e tem uma superfície mais suave do que as bolas de vôlei de quadra; 
  • monte a rede — em geral, a rede deve ter 2,43 metros de altura para homens e 2,24 metros de altura para mulheres. Certifique-se de que a rede esteja tensionada corretamente. 

2. Beach Tennis 

O beach tennis é outro exemplo de esporte de praia que pode ser jogado em quadras de Areia, sendo muito popular em clubes e parques ao redor do mundo. É um esporte dinâmico e divertido, que combina técnicas do tênis, vôlei e badminton

Aqui, separamos também algumas dicas para jogar beach tennis em quadras de Areia:

  • encontre uma quadra — verifique se há uma quadra perto de você e se ela está disponível para uso; 
  • reúna um parceiro — o beach tennis é jogado em duplas, então você precisará de um parceiro para jogar. Encontre alguém com habilidades semelhantes às suas ou um amigo que queira experimentar o esporte; 
  • escolha a raquete e a bola — as raquetes de beach tennis são um pouco menores do que as de tênis, e a bola é menor e mais leve do que a bola de tênis tradicional. Escolha uma raquete que seja confortável para você e certifique-se de que a bola esteja em boas condições; 
  • monte bem a rede — em geral, a rede de beach tennis é instalada com 1,70m de altura. Certifique-se de que a rede esteja bem fixada e na altura correta;
  • comece o jogo — o objetivo do jogo é passar a bola sobre a rede e fazer com que ela caia no campo adversário. Cada equipe tem três toques para passar a bola e pode tocar a bola com qualquer parte do corpo. A bola deve passar sobre a rede e cair dentro das linhas da quadra. 

3. Frescobol 

Outra possibilidade entre os esportes de praia praticáveis em uma quadra de Areia é o frescobol. Em geral, trata-se de uma prática esportiva que pode ou não ter disputas e pontuações, conforme regras estabelecidas pelos jogadores. 

Mas se você quer apenas treinar, suar e movimentar o corpo, nada impede de passar boas horas se divertindo com amigos ou familiares.

4. Slackline 

O slackline também se popularizou bastante nas praias brasileiras nos últimos anos e é considerado um excelente exercício para o corpo, ajudando a trabalhar fatores como equilíbrio e concentração. 

Por simular uma praia, as quadras de Areia são perfeitas para a prática do esporte, seja ele apenas para treinar e se exercitar, seja para competições mais específicas.

5. Futevôlei 

Um clássico brasileiro entre os principais esportes de praia também tem se tornado comum em quadras de Areia, inclusive, longe do litoral. 

Na prática, o futevôlei é um esporte que mistura futebol e vôlei, em que só não é permitido usar as mãos e braços para tocar a bola. Aí vão algumas dicas para praticar: 

  • monte a rede — monte a rede no meio da quadra de Areia. A altura da rede, em geral, é de 2,20 metros para os homens e 2,10 metros para as mulheres. A largura da rede deve ser de 8 metros; 
  • escolha uma bola adequada — escolha uma bola de futebol de tamanho oficial para jogar futevôlei. A bola deve ser inflada adequadamente para garantir uma boa jogabilidade; 
  • defina o número de jogadores — o futevôlei pode ser jogado em duplas ou trios. É importante escolher o número adequado de jogadores para garantir uma boa jogabilidade; 
  • conheça as regras — é importante conhecer as regras do futevôlei antes de jogar. O objetivo é passar a bola sobre a rede usando apenas os pés, a cabeça e o peito. Os jogadores podem dar no máximo três toques na bola antes de passá-la para o outro lado da rede. O jogo é vencido por quem atinge o número de pontos definido antes do início do jogo. 

6. Spikeball

Tendência recente entre os principais esportes de praia, o spikeball é mais uma opção a ser praticada em quadras de Areia. Na prática, é preciso de um equipamento específico, facilmente encontrado na internet hoje em dia, que compreende: bolas e uma rede redonda a ser instalada no chão. 

Antes de jogar, certifique-se de que todos os jogadores estejam familiarizados com as regras do jogo. O objetivo do spikeball é acertar a bola na rede de forma que o oponente não consiga devolvê-la

Cada equipe tem três toques para controlar a bola e mandá-la para a rede. O jogo continua até que uma equipe atinja 21 pontos e tenha uma vantagem de, pelo menos, 2 pontos sobre a outra equipe. 

Essas são as nossas dicas de esportes de praia que podem ser praticados em uma quadra de Areia, independentemente se você mora perto ou longe do litoral. 

Curtiu? Quer saber mais sobre onde encontrar e montar uma super quadra de Areia para praticar seus melhores esportes de praia? Então, converse agora com um especialista no assunto. 

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube