Conheça 8 esportes de verão para investir neste ano!

Com os dias quentes e o retorno das pessoas às ruas e ao convívio social após a pandemia de Covid-19, os esportes de verão estão em alta.

Afinal, cada vez mais as pessoas percebem a importância de se exercitar e, por meio desses esportes, é possível cuidar da saúde física e mental ao mesmo tempo, já que a maioria deles é praticada em grupo.

Além disso, eles são muito divertidos! Isso quer dizer que é possível treinar de uma forma mais profissional ou, então, apenas aproveitar para se divertir com a família e as crianças.

Neste texto, reunimos os esportes de verão mais populares para você investir no seu espaço e se cuidar ainda mais. Confira!

Quais são os principais esportes praticados no verão?

É claro que os esportes podem (e devem) ser praticados em qualquer época do ano, mas existem algumas modalidades que parecem ter sido feitas para o verão: ótimas para praticar ao ar livre, com o vento batendo no rosto e a luz do sol dando aquela energia extra.

Muitos desses esportes, inclusive, são praticados nas quadras de Areia. Ainda que você esteja longe do litoral, é possível recriar esses espaços com bastante qualidade e atrair uma clientela interessada nessas atividades. Veja, portanto, os principais esportes praticados no verão!

1. Corrida ou caminhada

A primeira modalidade da nossa lista é conhecida de praticamente todas as pessoas que já pensaram em se exercitar. Afinal, uma simples caminhada não requer muita prática ou investimentos, e traz benefícios incríveis.

A corrida também tem muitos adeptos, aliás, é um excelente exercício aeróbico. Muitas pessoas a praticam como aquecimento para outro esporte, e outras fazem dela um estilo de vida.

2. Beach tennis

A modalidade chegou ao Brasil por volta de 2008 e tem se espalhado como Areia ao vento pelo Brasil. Além das cidades litorâneas, cidades bem longe do mar estão repletas de praticantes de beach tennis, como Belo Horizonte e Brasília.

A estrutura é relativamente simples: raquetes, bolas, uma rede e um Piso de Areia de qualidade, que vai garantir conforto, desempenho e segurança tanto para os jogadores profissionais quanto para quem quer só se divertir.

Jogado individualmente ou em duplas, a regra do beach tennis é passar a bolinha pela rede sem deixar que ela toque no chão.

3. Slackline

Uma fita, dois pontos para amarrar e muito equilíbrio. Isso é tudo o que é necessário para criar uma estrutura de slackline. Inclusive, se você já tem um espaço de esportes, experimente instalar a fita em dois pontos bem seguros e veja o que acontece: a atração é natural, e logo você vai ver as pessoas subindo e se equilibrando (ou, ao menos, tentando).

Tenha atenção apenas às especificações da fita, que pode variar em tamanho, comprimento e espessura. Converse com o vendedor sobre qual atende melhor a diferentes perfis de pessoas e lembre-se: o slackline deve ser amarrado a, pelo menos, 30cm do chão.

4. Vôlei de praia

Mais um esporte em que a quadra de Areia é o grande diferencial. Para curtir o vôlei de praia bastam 2 jogadores de cada lado, que vão disputar 2 sets de 21 pontos.

No seu espaço, você pode oferecer essa modalidade tradicional e liberar a quadra para grupos maiores de amigos se divertirem, até mesmo com as crianças, assim como ocorre nas praias.

5. Futevôlei

O futevôlei é bastante parecido com o vôlei de praia: valem até 4 jogadores em cada lado da quadra e são disputados 3 sets de 18 pontos cada. A diferença é que, no futevôlei, apenas o uso dos pés é permitido.

Uma curiosidade é que existe uma bola específica para essa modalidade: ela é mais dura que a bola de vôlei e quica mais do que a bola de futebol.

6. Frescobol

Quem nunca viu uma dupla animada jogando frescobol na beira da praia que atire a primeira conchinha! Para jogar, bastam 1 bolinha e 2 raquetes específicas mais 2 pessoas com disposição para não deixar a bola cair.

Essa é outra modalidade que pode ser facilmente oferecida na sua quadra, já que não são necessários muitos investimentos e as pessoas adoram jogar para se divertir, inclusive, com crianças e adolescentes.

7. Natação

É claro que não poderíamos deixar de fora da nossa lista os esportes praticados na água, já que as pessoas aproveitam o calor para se refrescar, divertir e cuidar da saúde ao mesmo tempo.

A modalidade mais clássica é a natação, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades a partir dos 6 meses de vida, sendo um exercício de baixo impacto e bastante completo.

8. Stand up paddle

O stand up paddle (ou remo em pé) desafia o praticante a ficar de pé em uma prancha específica e remar. Além de fortalecer os músculos, ele ajuda a emagrecer, a reduzir dores articulares e a melhorar o equilíbrio.

A sua limitação é que o stand up deve ser praticado em grandes locais com água, como mar, lagoas ou represas.

Quais são as melhores quadras de Areia?

Como dissemos, não é preciso estar no litoral nem na beira da praia para praticar os esportes que são naturalmente praticados nesse ambiente, como o beach tennis, o vôlei de praia ou o futevôlei. Atualmente, é fácil recriar esse ambiente com Pisos de Areia de alta qualidade e algumas técnicas.

Em relação às características da Areia, por exemplo, é essencial ter atenção a algumas especificidades dos grãos, como:

  • a baixa absorção e retenção de calor, para que o chão não fique muito quente;
  • a presença de grãos específicos, que absorvem melhor os impactos, reduzindo a possibilidade de lesões;
  • a capacidade de drenagem;
  • a estética, já que um espaço bonito e bem cuidado atrai a clientela.

Como você viu, existem diversos esportes que podem ser praticados em uma quadra de Areia. Cada modalidade pede um tamanho diferente de quadra, mas em relação ao Piso, é possível optar por tipos diferentes — que vão atender a jogadores mais profissionais e a galera em busca de diversão.

E então, gostou de conferir a nossa lista de esportes de verão? A gente aposta que você já se animou em praticá-los e em oferecê-los em seu espaço. Portanto, não perca tempo! Investir na sua saúde e na saúde dos seus Clientes é sempre uma ótima ideia!

Para saber mais sobre os Pisos de Areia e como contar com produtos de alta qualidade na sua quadra, entre em contato com a equipe da SuperQuadra Jundu.

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube