Por que investir nos esportes para crianças?

Em tempos em que a conectividade predomina na infância, a prática de esportes para crianças se tornou fundamental para fugir do sedentarismo. Além de contribuir para o gasto de energia, favorecem a saúde do corpo e da mente de forma lúdica e divertida.

Importante em qualquer fase da vida, as atividades físicas desde cedo são fundamentais para criar um hábito mais saudável. Para isso, o ideal é escolher o exercício que melhor se adequa à criança.

Neste post, veja quais são principais benefícios dos esportes e quais são os mais indicados para as crianças! Vamos lá?

Qual a importância da prática de esportes para as crianças?

A prática de esportes para crianças é importante para desenvolver habilidades físicas, sociais e promover a saúde. Além disso, esse tipo de exercício ensina aos pequenos sobre a importância de respeitar as regras e os oponentes. Eles também aprendem a lidar com as primeiras perdas e vitórias.

Por esse motivo, o ideal é apresentar desde cedo para as crianças os esportes de Areia, quadra ou grama, em grupo ou individuais. A prática pode começar junto aos pais como uma forma de incentivo.

Quais são os principais benefícios para a criança?

São vários os benefícios dos esportes para as crianças, tanto em relação à saúde física quanto mental. Confira alguns dos principais:

  • desenvolvimento motor e cognitivo;
  • desenvolvimento da força óssea;
  • redução do estresse;
  • melhora no raciocínio;
  • interação social, cooperação e socialização;
  • prevenção do sedentarismo e obesidade infantil;
  • melhora na qualidade do sono;
  • prevenção de problemas cardíacos, respiratórios e na coluna.

Quais são os melhores esportes para crianças?

Alguns tipos de esportes são mais indicados na infância. Isso porque são mais compatíveis com a primeira fase da vida e desenvolvem habilidades fundamentais. Acompanhe!

Natação

A natação é uma ótima opção para as crianças. Afinal, a prática favorece a coordenação motora, flexibilidade, respiração e até mesmo a memória.

Além disso, a movimentação na água aumenta o gasto de energia e, consequentemente, o apetite. Outra vantagem de investir nessa modalidade é que beneficia o sono dos pequenos.

Futebol e futsal

Ambos contribuem para o bom condicionamento físico das crianças, além da saúde respiratória e cardiovascular. Também desenvolvem habilidades como coordenação motora, equilíbrio e cooperação social.

Handebol

O handebol é uma modalidade bastante dinâmica e que exige pensamento rápido. Por esse motivo, ajuda a estimular a tomada de decisão desde cedo. Trabalho em equipe e aumento na tonificação da musculatura são outros benefícios do esporte.

Vôlei

A prática do vôlei desenvolve o equilíbrio, a concentração e os reflexos das crianças. É uma boa alternativa para exercitar a interação social. Lembrando que, além do vôlei de quadra, ainda há a modalidade de vôlei de praia, também indicada para as crianças.

Lutas

Karatê, judô, capoeira e outras lutas são ideais para estimular as habilidades motoras, reflexos e concentração de meninos e meninas. Ainda favorece a flexibilidade, o equilíbrio e a queima de energia. Já a filosofia por trás desses esportes ensina valores como respeito, tolerância e disciplina.

Como escolher o melhor tipo de esporte para as crianças?

Na hora de escolher o esporte, considere o perfil da criança, suas características e gostos. Avalie também se ela prefere esportes individuais ou em grupos. Em seguida, pesquise sobre a atividade física que melhor se encaixa no perfil do seu filho.

Outra dica importante é incluir a criança na escolha. Esse cuidado é essencial para incentivá-la e fazer com que ela se familiarize com as opções disponíveis. Apresente a atividade como uma forma de se divertir, fazer novos amigos e descarregar a energia.

Como você viu, investir na prática de esportes para crianças só traz vantagens. Assim, converse com o seu pequeno a respeito disso para escolherem juntos a melhor alternativa. Lembre-se de conferir também a idade indicada para começar cada esporte.

Baixe agora mesmo o app SuperQuadra e tenha em mãos as informações sobre esportes de Areia para o seu filho começar a praticar!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube