Exposição ao sol: 5 cuidados para ter em esportes de areia

Segundo as orientações dos médicos dermatologistas, a exposição ao sol deve acontecer antes das 10 horas da manhã e após as 17 horas. Mas, para quem pratica esportes de Areia, esperar pelos horários seguros pode não ser viável.

Quem curte praticar esportes na beira da praia ou nas quadras sabe que os cuidados com os equipamentos e com o tipo de Areia são fundamentais para garantir a qualidade e a segurança do jogo. Mas, além disso, é preciso ter atenção aos cuidados pessoais ao ficar exposto ao sol, para que a diversão não tenha efeitos negativos em sua saúde.

Por isso, preparamos 5 cuidados que você deve ter ao fazer esportes na Areia. Acompanhe! 

1. Use filtro solar

filtro solar precisa ser um companheiro indispensável de todas as pessoas e também de quem se exercita ao ar livre. O produto deve ser aplicado em toda a pele que ficará exposta ao sol, incluindo as orelhas, e ser reaplicado a cada três horas ou logo após entrar em contato com a água ou suor. 

Não se engane com a falta de sol — mesmo nos dias nublados é essencial o uso de filtro solar, seja durante a prática de esportes nas Areias da praia, seja nas quadras de Areia, já que as nuvens não bloqueiam a passagem dos raios UVA e UVB.

2. Beba água

Fique atento à ingestão de líquidos — principalmente de água. A prática de esportes ao sol acelera a perda de líquido, e é preciso manter a hidratação para que seu corpo e sua saúde não sejam prejudicados. Afinal, somos 70% de água!

A recomendação média é a ingestão de 2 litros de água por dia, mas você também pode se hidratar com isotônicos, sucos naturais e água de coco. Além disso, essa quantidade pode aumentar dependendo da sua rotina e corpo.

3. Use bonés

O boné protege a cabeça do sol, sendo um acessório indispensável. A aba do boné ajuda a proteger o rosto e os olhos, evitando vermelhidão e queimaduras. Outra vantagem do uso de bonés é melhorar a visibilidade do jogador, já que os olhos ficam protegidos da luz solar intensa, o que facilita a visão.

[rock-convert-cta id=”739″]

4. Use roupas de proteção térmica

As roupas de proteção térmica possuem uma tecnologia de isolamento térmico que realiza a manutenção da temperatura corporal sem causar desconforto para o Atleta. Elas agem tirando a umidade do suor da pele, o que auxilia na regulagem térmica corporal.

Elas também protegem contra os raios nocivos do sol, evitando a exposição excessiva que causa danos à pele, principalmente quando têm proteção UV. Alguns modelos, ainda, têm ação bactericida.

5. Lembre-se dos óculos escuros

Os olhos são sensíveis e podem ser gravemente prejudicados pela exposição ao sol. O uso de óculos escuros protege contra os raios UVA e UVB, evita o ressecamento da retina pelos ventos e também ajuda a impedir a entrada de partículas nos olhos.

Os cuidados com a exposição solar devem ser tomados para evitar problemas como queimaduras, desidratação e manchas ou até mesmo doenças, como o câncer de pele. Então mantenha a prática de atividade física, mas garanta segurança nos esportes de Areia!

Para ter mais dicas sobre esportes de Areia e afins, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube