Qual a diferença entre o frescobol e o beach tennis?

É frescobol ou beach tennis? Essas práticas esportivas costumam causar confusão, afinal, ambas tiveram origem na praia. Mas quem já teve a oportunidade de jogar um bom número de partidas sabe que cada uma oferece uma forma específica de desafio e de lazer.

Os dois esportes são jogados em Piso de Areia, o que é uma vantagem para quem não quer deixar de lado a sensação de aproveitar os benefícios dessa escolha. Afinal, a sensação de estar com a família e alguns amigos, mesmo em uma quadra na sua casa, pode adicionar o frescor do lazer à rotina.

A busca por uma vida mais saudável pode ser facilitada com a prática regular de esportes. Então, se você tem algum espaço livre no seu imóvel, comece a se planejar para transformar o local no novo aparelho de entretenimento.

Fique por dentro dos principais detalhes sobre frescobol e beach tennis. Assim, após a leitura deste texto, você entenderá qual é a diferença entre eles e os benefícios que trazem à saúde do Atleta, profissional ou amador. Você também saberá a importância de escolher um Piso de Areia de qualidade.

O que é frescobol?

O frescobol é um esporte brasileiro, surgido no Rio de Janeiro. A sua facilidade para jogar permitiu que esse lazer se popularizasse por todas as praias do país. Tudo o que é preciso para a prática se resume a duas pessoas, duas raquetes de madeira e uma bolinha de borracha.

É muito comum encontrar pessoas à beira-mar praticando o frescobol. Afinal, é uma boa forma de aproveitar o sol e a Areia. A regra mais utilizada do frescobol é não deixar a bolinha cair. No entanto, engana-se quem pensa que o esporte se restringe apenas aos momentos de lazer.

A disputa entre raquetes também está no campo da competição formal, que existe desde a década de 90. Muita coisa aconteceu no cenário brasileiro de frescobol competitivo, de lá para cá. A criação de regras favoreceu o surgimento de estilos singulares.

Popularização do frescobol no Brasil

O desenvolvimento desse esporte não é mera coincidência. Afinal, temos o privilégio de contar com mais de 7 mil quilômetros de praias. A costa brasileira, com sua variedade de culturas, permite a prática do frescobol de modo dinâmico e criativo.

O frescobol pode ser praticado em qualquer local. Uma das principais características, mesmo nas competições formais, é a cultura de colaboração. Ou seja, os jogadores não competem entre si.

O que acontece é o jogo em parceria. Afinal, o objetivo maior é não deixar a bola cair. Dessa forma, as duplas jogam e recebem uma pontuação conjunta — vence quem tiver a maior nota. A competição ocorre de forma indireta, algo parecido com o que acontece no nado sincronizado.

O esporte também tem variações, e é possível jogar em grupo e, até mesmo, sozinho. O fato é que o a modalidade pode funcionar como um convite ao fortalecimento de laços de amizade.

Uma curiosidade é que há um dia comemorativo do frescobol, no Estado do Rio de Janeiro. Promulgado em 2010, ele acontece em 10 de julho. Em 2015, o frescobol se tornou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial entre os cariocas.

O que é beach tennis?

A história é diferente com relação ao beach tennis. O esporte veio do exterior, surgido em Ravena, na Itália, em 1987. Somente em 1996, a sistematização de regras e a profissionalização de torneios ganhou mais força.

Basicamente, o beach tennis utiliza elementos do clássico tênis. Além disso, mistura habilidades do vôlei de praia e do badminton.

Como muitos esportes de Areia, suas regras são abertas para modificação, a depender do local. Desde o seu surgimento, tem ganhado muitos adeptos ao redor do mundo.

Chegada do esporte no Brasil

O país tem as condições de clima ideais para facilitar a prática. É sabido que o beach tennis chegou em 2008, de modo mais intenso, no Rio de Janeiro.

A cultura de praia do Estado permitiu, de modo semelhante ao frescobol, a sua popularização. Isso, certamente, influenciou outros locais, até mesmo, os que não têm praias.

Afinal, qualquer área aberta, com um mínimo de espaço, torna-se um local possível para a prática desse esporte em Piso de Areia. O beach tennis tem fácil jogabilidade.

A regra primordial é não deixar a bola quicar no seu lado da quadra, caso contrário, o jogador ou dupla oposta pontua. Para vencer, é preciso manter a bola no ar e direcioná-la para o chão do adversário.

Uma quadra simples de beach tennis tem, segundo a Confederação Brasileira de Tênis, 16 metros de comprimento por 4,5 metros de largura. Se for para partidas de duplas, passa a 16 metros de largura por 8 metros de comprimento. A rede tem 1,7 metro de altura, parecida com a do tênis de quadra.

Outra curiosidade é que as bolas de beach tennis têm cores muito chamativas, como o laranja neon, para facilitar a visão de quem joga ou assiste. Afinal, ela vai se movimentar muito rapidamente, e para garantir o domínio, é preciso enxergá-la bem.

Qual a diferença entre frescobol e beach tennis?

Até aqui, você já sabe as principais características do frescobol e do beach tennis. Além disso, deve ter percebido o quanto o frescobol é um esporte lembrado pelo espírito de colaboração. Basicamente, a diferença entre as modalidades se dá em torno do confronto direto e indireto.

No frescobol, se há uma dinâmica de competição, os desafios acontecem de modo indireto. Isso porque a dupla está ali para entregar o melhor resultado que, no caso, é não deixar a bola cair de nenhum dos lados. De outra forma, no beach tennis, o duelo é direto.

Como funciona o frescobol?

O frescobol tem o objetivo de manter a bola no ar. Com apenas duas raquetes de madeira e uma bolinha de borracha, você pode passar bons minutos e até horas jogando.

De forma geral, a pontuação do esporte acontece a partir de três direcionamentos: continuidade do jogo, velocidade da bola e equilíbrio de ataques.

Continuidade do jogo

Esse é o princípio básico, ou seja, quanto melhor a continuidade, menos a bola cairá no chão. Nos cinco minutos de jogo para cada dupla — tempo clássico para a partida — se a bola cair a partir da oitava vez, há uma punição de 600 pontos para cada toque de bola no chão.

Velocidade da bola

Quanto mais rápida for a velocidade da bola de uma raquete a outra, mais pontos a dupla adquire. Isso é medido a partir de um radar de velocidade esportiva.

Assim, ao superar determinadas velocidades, o valor pode receber um indicador de multiplicação. Por exemplo, lances acima de 80 km/h adquirem um índice de 2 vezes, ou seja, resultam em 160 pontos.

Equilíbrio de ataques

A questão, aqui, trata do número de ataques aplicado à bola por cada membro da dupla. Dessa forma, é preciso que essas quantidades partam de ambos os lados, o que evidencia a elevação do grau de dificuldade do jogo. Logo, isso será contabilizado ao final de cada rodada.

Quais os benefícios do frescobol para a saúde?

O frescobol é um esporte amigo de todos os corpos e níveis de treino. Isso porque a simplicidade da atividade, associada às suas possibilidades de movimentos, pode contemplar diferentes formatos de partidas. Você pode jogar com crianças e com adultos, com ou sem alguma limitação de movimento.

O fato é que os benefícios — fortalecimento dos músculos, equilíbrio corporal, auxílio no processo de emagrecimento e aumento da capacidade respiratória — são experimentados por todos. Falaremos, agora, de cada uma dessa vantagens, confira!

Fortalece os músculos

Os movimentos rápidos, contínuos e calculados do frescobol ajudam na contração muscular. O resultado é o fortalecimento de músculos, o que pode ser visível não apenas no momento do jogo, mas em outras atividades mais corriqueiras.

Promove o equilíbrio corporal

O frescobol é um ótimo exercício para fortalecer o core — o chamado centro do nosso corpo. São os músculos responsáveis pela manutenção do equilíbrio e da postura.

Dessa forma, quanto mais partidas você jogar, melhor será a sua percepção espacial e a execução de movimentos. O resultado é ter mais facilidade para se levantar, por exemplo.

Contribui para o processo de emagrecimento

Corpo em movimento significa queima de gorduras. Aproveite o clima de confraternização das partidas de frescobol para emagrecer de forma saudável e fluida. Uma partida de 40 minutos, em intensidade média para alta, pode gerar um gasto de 1.200 calorias.

A vantagem de utilizar o esporte como recurso para o emagrecimento é a motivação produzida pelo espírito de competição. Isso faz com que você “esqueça” do esforço corporal e foque apenas no objetivo do esporte. Isto é, manter o máximo de tempo possível a bola sem cair no chão.

Além disso, tanto o frescobol como o beach tennis são exemplos de atividades que auxiliam a criar o hábito de se movimentar. Isso porque eles são meios de fortalecer laços de afeto, o que é mais uma forma de estímulo para manter a assiduidade.

Melhora a capacidade cardiorrespiratória

Indicado para todas as idades, o frescobol promove a melhora na capacidade cardiorrespiratória. Com o exercício físico, você terá mais facilidade para lidar até com situações de ansiedade.

Isso porque, ao melhorar o modo como o oxigênio entra nos seus pulmões e circula no sangue, você consegue relaxar mais facilmente o corpo e a mente.

Um dos principais segredos para conseguir uma vida saudável é se cercar de atividades que sejam divertidas e intuitivas para o movimento do seu corpo. Com o frescobol, isso não apenas acontece, como traz outros benefícios para sua vida.

Qual a importância de uma Areia de qualidade na quadra?

Se você ainda não parou para pensar no que seria um piso de qualidade, talvez já tenha se deparado com o mito de que “Areia é tudo igual”. A verdade é que há diversos tipos de Areia.

A diferença das Areias está na origem do material e no seu preparo. Já percebeu que praias em regiões diversas têm colorações diferentes? Há aquelas com uma Areia mais fina e branca, e outras formadas por cascalhos.

O tipo de Areia utilizado na construção civil, por exemplo, é quase o oposto do uso em uma quadra de frescobol ou beach tennis. Para uma Areia destinada ao uso esportivo, são observados cuidados que levem em consideração o contato com a pele dos esportistas.

A tecnologia atual viabilizou a produção de Areias ideais para garantir o máximo de conforto e absorção de impacto. Além disso, um Piso de Areia tem boa durabilidade para quadras em que se possa jogar frescobol, beach tennis, futevôlei e qualquer outro esporte adaptado para o espaço.

Com uma Areia de qualidade, a sensação de espaço recém-reformado ou novo permanece por longos anos.

Sabia que Areia não é tudo a mesma coisa?

Areia não é tudo igual. Destacamos isso porque cada conjunto de grãos que formam a Areia pode ter procedências diversas, com graus de pureza e tamanhos.

A jogabilidade na praia pode parecer ideal, mas também reserva alguns perigos. Isso porque pode aparecer alguma pequena pedra e resultar em lesões.

Contar com uma quadra de Areia de qualidade ajuda na maior segurança dos jogadores, seja em casa, seja no condomínio, no clube ou em uma área locada. Como vimos, reservar momentos para algumas partidas de frescobol ou de beach tennis traz consequências positivas para a sua vida.

A diferença básica entre esses esportes é o espírito de competição. Para o frescobol, os dois jogadores atuam como parceiros, pois o objetivo é não deixar a bola cair. Já no beach tennis, o objetivo é alcançado quando um jogador consegue fazer com que a bola escape do domínio do adversário e caia no chão do oponente.

Você pode aproveitar os benefícios desses e de outros esportes em um Piso de Areia de qualidade. Afinal, como vimos neste post, o frescobol e o beach tennis fortalecem os músculos, promovem o equilíbrio corporal, contribuem para o processo de emagrecimento e melhoram a capacidade respiratória.

Curtiu conhecer as diferenças entre essas modalidades? Veja, também, os 6 principais esportes de Areia e suas vantagens

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube