O guia do futevôlei: o que é, benefícios, regras, itens e como jogar

O futevôlei é um dos principais passatempos dos brasileiros, principalmente nas praias. Contudo, o esporte exige técnica e bom preparo físico do Atleta, que também precisa ter uma boa noção espacial para reagir durante os jogos — geralmente, disputados em dupla.

Muitas pessoas podem se perguntar: o esporte tem regras? Existe uma Confederação Brasileira? É preciso ir à praia para praticá-lo?

Para responder a essas e outras perguntas, preparamos um post especial, cheio de detalhes sobre uma modalidade que não para de crescer e ainda garante muitos benefícios para a saúde. Boa leitura!

O que é futevôlei?

O futevôlei — modalidade esportiva que mistura o futebol e o vôlei — é praticado em quadras de Areia, especialmente nas orlas, sendo bastante popular em diversas partes Brasil, até mesmo em cidades que não têm praia.

O futevôlei ainda é relativamente novo e está em fase de expansão pelo mundo. Existe, até mesmo, uma Federação Europeia da modalidade, o que prova que ele não é praticado somente pelos brasileiros. Em 2022, por exemplo, ocorreu um campeonato mundial em Graz, na Áustria.

Quando o comparamos às modalidades mais famosas que deram origem ao esporte, o futevôlei ainda é bastante jovem. Basta lembrar, por exemplo, que a primeira Copa do Mundo de futebol profissional foi em 1930.

Contudo, o futevôlei tem crescido bastante, por diversos motivos. Um deles é a própria diversão obtida na prática, assim como a adesão de figuras famosas e que ajudaram a popularizar o esporte. Por fim, ele também pode ser praticado fora da praia, como em quadras feitas com Pisos de Areia de alta qualidade.

Qual é a origem do esporte?

A criação do futevôlei tem uma origem curiosa. Na década de 1960, era proibido jogar futebol nas praias do Rio de Janeiro. Aliás, qualquer esporte que não utilizasse uma rede e demarcasse um espaço na Areia não poderia ser praticado por ali.

Nesse sentido, o futevôlei surge como uma maneira criativa de contornar a lei nas praias cariocas, criando-se uma quadra de voleibol — um esporte que era permitido. No início, a prática consistia em usar movimentos dos pés e da cabeça para passar a bola para o outro lado da rede, um princípio que se manteve ao longo das décadas.

No começo, a quantidade de praticantes em cada equipe também não era preciso. Assim, era comum encontrar times de 5 ou mesmo duplas, em números iguais dos dois lados da quadra. Com o tempo, grandes craques do futebol, como Didi e Vavá, entraram na brincadeira, popularizando o esporte de vez.

A ligação entre o futevôlei e o futebol continuou bem próxima. Nas décadas de 1980 e 1990, craques carismáticos, como Romário e Renato Gaúcho, mantiveram a popularidade em alta. Assim, ele se tornou uma prática comum entre gente famosa e anônimos que só queriam se divertir.

Quais são os benefícios para a saúde do Atleta?

O futevôlei é uma modalidade que demanda um bom preparo físico e domínio espacial para que o Atleta consiga perceber tudo o que está acontecendo ao seu redor e reagir rápido. Mas todo esse trabalho compensa.

Isso porque ele oferece uma série de benefícios para a saúde de cada praticante, envolvendo várias partes do corpo. Podemos destacar:

  • fortalecimento da musculatura do abdômen, das coxas, dos glúteos e das panturrilhas;
  • ajuda na saúde cardiovascular;
  • combate à perda óssea;
  • manutenção de bons níveis de vitamina D, quando praticado ao ar livre e com contato direto com o sol;
  • emagrecimento, principalmente quanto o Atleta mantém uma dieta alimentar adequada.

Antes de praticar, é importante buscar a ajuda de um professor ou de pessoas que já tenham um pouco mais de experiência. Assim, você aprende as técnicas e reduz os riscos de contrair uma lesão causada por movimentos inadequados ou aquecimento sem as instruções corretas.

Em relação ao condicionamento físico, o futevôlei também é um ótimo aliado para melhorar os sistemas cardiovascular e muscular. Isso porque a dinâmica necessária para a prática envolve mudança rápida de direção, desaceleração e aceleração, o que eleva a resistência física do Atleta.

Além das melhorias físicas, o futevôlei também auxilia na coordenação motora. É um esporte no qual o praticante precisa tomar decisões rapidamente, de maneira coordenada com os companheiros. Assim, há muita movimentação do tronco e das pernas, o que aumenta a percepção de movimentos básicos e melhora a coordenação como um todo.

Quais são as suas principais regras?

Nas regras, conseguimos ver as similaridades do esporte com o vôlei, outra modalidade bem querida por aqui. Embora os dois se pareçam muito, a diferença crucial é que os Atletas não podem utilizar as mãos no futevôlei.

Já a rede e o espaço de cada lado da quadra são bastante similares. No futevôlei, está liberado o uso dos pés, das pernas, dos ombros e da cabeça. Assim como ocorre no futebol, são proibidos toques com braços, antebraços e mãos, como mencionamos anteriormente.

Uma quadra de futevôlei tem 9 metros de largura e 18 metros de comprimento, dividida por uma rede com 2,2 metros de altura. No Brasil, o esporte é regulamentado pela Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv). Em nível internacional, temos a Federação Internacional de Futevôlei e a Federação Europeia de Futevôlei.

O jogo pode ser realizado com dois, três ou quatro jogadores de cada lado da quadra. Contudo, em partidas de torneios oficiais, são sempre dois jogadores de cada lado, a exemplo do que ocorre no vôlei de praia.

Por falar nele, existem algumas diferenças entre o futevôlei, o vôlei de praia e o de quadra. No primeiro, uma das regras é não utilizar as mãos e, no momento de atacar, usar os pés ou a cabeça. Para os homens, as regras ditam que o contato deve ser feito com os pés, o peito e a cabeça; para as mulheres, pés, ombro e cabeça.

Fundamentos

Enquanto o peito é geralmente utilizado por homens, usar o ombro é importante para as mulheres na hora de receber a bola. Além disso, podemos mencionar dois tipos de ataque:

  • o de cabeça, que costuma ser mais utilizado;
  • o shark attack, ou ataque de tubarão, com o pé. O nome é uma homenagem ao ex-Atleta Leo Tubarão, que popularizou essa manobra.

Os demais fundamentos também são similares ao vôlei. Por isso, temos:

  • saque;
  • recepção;
  • ataque;
  • defesa;
  • passe.

Regras básicas da Confederação Brasileira de Futevôlei

Algumas das regras mais básicas são aquelas que também ocorrem no vôlei: no futevôlei, é permitido realizar até três toques na bola antes de jogá-la para o outro lado da quadra. As disputas são realizadas em sets de 18 pontos, sem vantagem.

O mais interessante é que competições amadoras podem ser organizadas com as regras estipuladas pela Confederação Brasileira de Futevôlei, que facilitam a organização dos torneios. Vamos conhecê-las:

  • como vimos, só é possível realizar, no máximo, três toques na bola. Mas é importante entender que esse número é para a dupla, e não para um só Atleta;
  • caso o jogador dê dois toques seguidos na bola, o juiz considera que houve um erro e é dado um ponto para a dupla adversária;
  • tocar na rede é considerado erro e também rende ponto para a dupla adversária;
  • a bola pode ser passada para a quadra adversária no primeiro, no segundo ou no terceiro toque;
  • o monte de saque (na Areia) fica fora da quadra, atrás da linha de marcação;
  • caso o jogador passe a bola para o lado adversário da quadra por fora da rede, o lance é considerado um erro e a dupla adversária ganha um ponto;
  • tocar a bola no braço é considerado toque de mão, o que não é permitido — erro e ponto para a dupla adversária;
  • a bola é considerada como fora da quadra quando toda a sua dimensão ultrapassa e não interfere na linha da marcação.

Quais roupas e acessórios devem ser utilizados?

Por ser um esporte praticado geralmente ao ar livre, preferencialmente sob o sol, as roupas devem ser leves para garantir o conforto. Além disso, os trajes leves também favorecem a movimentação rápida, um requisito do esporte.

Portanto, basta um calção (short) e uma camiseta regata, tanto para homens como para mulheres. Não se esqueça do aquecimento: prepare o corpo para a atividade, com alongamentos dos membros superiores e inferiores.

Outra boa ideia é testar a Areia, já que o solo é um pouco mais irregular do que o chão que pisamos normalmente, e é preciso se adaptar para se mover sem problemas.

Além disso, caso você queira praticar o esporte na praia, é preciso tomar alguns cuidados. Use o filtro soltar para evitar problemas de saúde, especialmente o câncer de pele. Também reforce a hidratação, para resistir mais ao exercício, que é intenso.

[rock-convert-cta id=”739″]

Quais são os maiores torneios?

Entre as principais competições da modalidade, podemos destacar o Brasil Open de Futevôlei, que está em sua terceira edição. Em 2022, ele será realizado em Belo Horizonte, o que só reforça que nem todo torneio precisa ser realizado em uma cidade com praia.

Também podemos citar o TAFC (Team Águia Footvolley). Os mais de 120 mil seguidores no Instagram mostram o sucesso desse torneio. É possível acompanhar diversos vídeos e partidas no canal do Youtube do evento.

Outra competição importante é o Mundialito de Futevôlei. Em 2021, ele foi disputado na praia de Icaraí, em Niterói, no Rio de Janeiro. Como ocorre em competições oficiais, as partidas são disputadas em duplas.

O Mundialito conta com representantes do mundo todo, com o Brasil sendo representado por duplas tanto no masculino como no feminino. Além disso, também podemos destacar o Mundial de Futevôlei, que também ocorreu no Rio de Janeiro no mesmo ano.

Esse torneio foi vencido pela dupla Franklin e Hiltinho, dois dos maiores representantes do esporte na atualidade, com transmissão para o Brasil pelo canal SporTV.

Outros importantes campeonatos mundo afora são as competições europeias organizadas pela Liga Europeia, que envolvem duplas de todo o continente.

Onde praticar futevôlei?

Como mencionamos, não é preciso estar na praia para praticar o futevôlei. Hoje, é possível contar com Areia boa o suficiente para jogar em qualquer lugar, tanto para Atletas amadores como para os profissionais.

Uma dica: Areia não é tudo igual! É preciso jogar em quadra que suporte a modalidade e ofereça condições para que ninguém sofra alguma lesão. Nesse sentido, a SuperQuadra Jundu, com seus Pisos de Areia, pode ser encontrada em diversas localidades do país e atende as necessidades dos Atletas para a prática de esportes, inclusive diferentes do futevôlei, como o vôlei de Areia ou o beach tennis.

A SuperQuadra Jundu tem dois diferentes tipos de Pisos de Areia que entregam a máxima performance sem abrir mão do conforto e que se diferenciam pela jogabilidade. São dois os modelos oferecidos. Confira!

Torneio

Esse Piso de Areia tem características mais técnicas e é voltado, também, para a preparação e o condicionamento físico. É ideal para box de treinamentos funcionais e para Atletas que buscam alta performance.

Resenha

Já a Resenha é a Linha de Piso de Areia que proporciona uma jogabilidade equilibrada e partidas mais velozes. Isso se traduz em conforto, tanto para jogos de alto nível quanto para aquela resenha entre amigos — como o próprio nome sugere.

É interessante notar que todos os esportes de Areia se moldam muito bem ao Piso Resenha, com uma jogabilidade balanceada, ideal para todos os níveis de jogo e que maximiza a performance para diferentes habilidades.

Além disso, a SuperQuadra Jundu oferece acessórios para preparação e finalização da quadra, como uma forma de dar ainda mais vida e cor à sua arena de espetáculos. Assim, oferece os seguintes itens:

  • redes de jogo;
  • protetores de postes;
  • marcação de quadra;
  • sinalização de quadra.

Como pudemos ver no artigo, o futevôlei cresceu tanto que nem é mais preciso ter uma praia por perto para praticá-lo. Hoje, é possível contar com um Piso de Areia especialmente desenvolvido para a modalidade, assim como a prática de outros esportes, como o vôlei de Areia.

Tanto os amadores como os profissionais podem se divertir e curtir os benefícios à saúde que o futevôlei garante, pois não é preciso ser um profissional do futebol ou do vôlei para jogar.

Não à toa, a SuperQuadra Jundu oferece Pisos de Areia diferenciados, tanto para Atletas mais experientes como para aqueles que só querem a boa e velha resenha com os amigos!

E aí, curtiu o artigo e quer saber mais sobre os produtos da SuperQuadra Jundu? Então, curta a nossa página no Facebook e no Instagram!

Outros conteúdos

Saiba o que analisar na hora comprar a sua areia para playground