Handbeach: o esporte que conquista cada vez mais fãs

O handbeach é um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Também conhecido como handebol de praia, a modalidade é uma variação do handebol tradicional de quadra e é adaptado para ser jogado na Areia.

As partidas exigem contato físico muito forte e intenso, mas oferecem inúmeros benefícios aos Atletas. Como a atividade requer extrema agilidade, por exemplo, ela acaba sendo ideal para as pessoas que buscam melhorar o condicionamento físico e a resistência. 

Acompanhe, a seguir, e confira mais sobre o handbeach!

O que é o handbeach?

O handbeach foi criado na Itália em 1993, inspirado no tradicional handebol de quadra. No entanto, ao contrário da versão indoor em Piso, a modalidade ocorre inteiramente na Areia.

O esporte segue a filosofia do fair play, que significa jogo limpo, e, por isso, não é permitido o contato físico que coloque em risco a integridade dos Atletas. O handbeach pode ser praticado em praias ou em qualquer lugar que tenha quadras de Areia.

Quais são as regras?

Uma das características mais interessantes do handbeach são suas regras. A modalidade conta com pontuações distintas para cada tipo de partida. O jogo dura, em média, vinte minutos, com dois tempos de 10 minutos e um intervalo de 5 minutos.

No handbeach, cada equipe é composta por 8 jogadores. A bola deve ser lisa e de borracha antiderrapante, com peso e diâmetro adequados conforme a faixa etária dos Atletas.

As substituições são ilimitadas, mas só podem ser feitas na linha lateral. As faltas são marcadas ao usar os braços e as mãos para bloquear ou ganhar a posse da bola, e também ao ter um contato corporal exagerado com o adversário.

Além disso, cada equipe tem direito a um pedido de tempo de um minuto por período de jogo. Para isso, é preciso levantar um cartão verde, sinalizando aos juízes a intenção de paralisar o jogo.

Quais os benefícios de praticar o handbeach?

O handbeach, assim como a maioria dos esportes, oferece uma série de benefícios à saúde dos Atletas. Por exemplo, a modalidade é uma excelente maneira de desenvolver o trabalho em equipe e a cooperação.

Além disso, o handbeach melhora a coordenação motora e o equilíbrio, e auxilia na tomada de decisão. É, ainda, uma ótima alternativa para as pessoas que desejam realizar atividades físicas ao ar livre e, com isso, obter todos os diferenciais de treinar de forma mais natural.

Por isso mesmo, o handbeach é um esporte que se popularizou e é, hoje, muito buscado por quem quer desenvolver uma mente mais ágil e objetiva. Até porque, diante de seus benefícios, a modalidade é capaz de proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar.

Com o nosso artigo você pôde perceber que o handbeach é um exercício físico vantajoso, sobretudo para quem busca uma prática dinâmica, inovadora e divertida. Também conheceu as suas regras e os lugares onde pode ser jogado.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e siga as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube