Como funciona iluminação para quadras esportivas?

Um elemento muito importante em toda prática esportiva é a iluminação para quadra. Afinal, assim como é essencial que os Atletas utilizem equipamentos corretos, as luzes também precisam ser adequadas para que eles consigam competir em períodos noturnos ou com baixa visibilidade.

Apesar de as federações esportivas brasileiras estabelecerem as suas próprias regras para iluminação de quadras, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma política específica relacionada ao tema: a NBR 8995-1.

Quer saber o que considerar na hora de escolher a melhor iluminação para sua quadra esportiva e entender quais são as vantagens de um projeto de iluminação adequado? Continue a leitura!

O que considerar ao escolher a melhor iluminação para quadras esportivas?

Ao construir uma quadra, há diversos pontos a serem observados para que a iluminação seja projetada de forma correta. A seguir, listamos os principais aspectos que você deve considerar.

Altura dos postes

A altura dos postes varia de acordo com o tipo de esporte praticado na quadra. Nas quadras poliesportivas, por exemplo, devem ser instalados 4 postes de 9 metros de altura. Já nas quadras de futebol society, a altura é a mesma (9 metros), mas devem ser colocados 6 postes no espaço.

Ausência de ofuscamento

Caso a iluminação da quadra seja inadequada, os jogadores podem ser prejudicados pelo que chamamos de ofuscamento: uma sensação incômoda para os olhos quando eles entram em contato direto com a fonte de luz. Nesse sentido, o ideal é que as quadras tenham um Índice de Ofuscamento Unificado (UGR, em inglês) de 22.

Tonalidade das lâmpadas

Outro ponto necessário a ser observado na iluminação para quadra é o tom das lâmpadas, que devem ser adequadas para não impactar tanto o ambiente. A NBR 8995-1 estabelece que a temperatura de cor ideal para as lâmpadas é o branco frio, de 6 mil a 6,5 mil K (Kelvin), que criam um clima mais estimulante.

Quantidade de refletores

Além da quantidade de postes, você também deve ter atenção ao número de refletores da quadra, que diz respeito somente às lâmpadas de LED. O número varia de acordo com o esporte, mas a recomendação, no geral, é que sejam instalados 3 refletores LED de 400 W ou 6 refletores LED de 200 W.

Uniformidade da luz

Por fim, há a uniformidade da luz, que está relacionada à quantidade de luz que incide em determinada superfície. A medida varia de acordo com o esporte, mas, em geral, é de cerca de 300 lx (cálculo de lux — quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado) no plano horizontal.

Quais são as vantagens de um projeto de iluminação?

O principal benefício de investir em uma iluminação para quadras adequada é o fato de os esportes poderem ser praticados à noite sem problemas. Além disso, luzes de qualidade aumentam a satisfação dos Atletas e do público dos jogos, garantindo uma boa visibilidade de todo o ambiente e contribuindo para a boa performance dos jogadores.

A iluminação para quadras é um dos pontos mais importantes no esporte, portanto, deve sempre ser levada em consideração. Apesar de as definições que apresentamos seguirem a NBR 8995-1, vale destacar que as quadras presentes em condomínios e escolas podem ter projetos adaptados de acordo com as medidas da quadra.

Agora que já sabe mais sobre como funciona a iluminação para quadras esportivas, continue sua visita e confira qual a quadra ideal para condomínios!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube