Os Jogos Olímpicos de Verão: história, curiosidades, modalidades e momentos

Os Jogos Olímpicos de Verão são um evento global que reúne milhares de pessoas, independentemente de suas origens, cultura ou crenças. Eles promovem a amizade e a compreensão mútua entre os povos, ajudando a construir um mundo mais pacífico e tolerante.

Muitas mudanças aconteceram desde a primeira edição, mas a essência da competição continua intacta, sendo uma inspiração e um sonho de muitos Atletas. A inclusão de novas modalidades desperta a atenção dos praticantes de esportes que, até então, não tinham o reconhecimento que merecem.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre as Olimpíadas, explorando sua história e as modalidades que fazem parte da competição. Também vamos trazer algumas curiosidades, incluindo momentos e fatos marcantes. Acompanhe!

História dos Jogos Olímpicos

Existem divergências, entre os historiadores, quanto ao momento exato da origem desse evento esportivo. Mas é seguro afirmar que, em algum momento dos primeiros 25 anos do século VIII a.C., o povo grego já organizava provas atléticas tão famosas que atraíam representantes das mais diversas regiões da Grécia.

As edições aconteciam durante festivais religiosos dedicados a Zeus, celebrados no santuário da cidade de Olímpia — o que explica o nome do evento. Ela fica na região da Élida, cujo rei Ífito seria um dos principais responsáveis pelo acordo de paz que formalizou os Jogos Olímpicos, sediados a cada quatro anos.

Diz a lenda que o rei foi a Delfos para pedir ao Oráculo de Apolo ajuda para acabar com uma guerra que assolava a região. A resposta do oráculo foi que os deuses só ajudariam se ele organizasse jogos em honra a Zeus.

Já na Grécia Antiga, os jogos incluíam várias competições esportivas, como corrida, lançamento de disco e luta. Os Atletas competiam nus, e as mulheres eram proibidas tanto de participar como de assistir aos jogos.

Proibição e resgate da tradição

Os Jogos Olímpicos antigos foram realizados durante mais de mil anos, até serem banidos pelo imperador romano Teodósio I, em 393 d.C, numa tentativa de eliminar o paganismo no Império Romano.

A versão moderna foi criada pelo francês Pierre de Coubertin, com o objetivo de reviver o espírito do evento antigo. A primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna aconteceu em 1896, em Atenas (capital da Grécia), e contou com a participação de 14 países e cerca de 241 Atletas — todos homens.

Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno

Desde 1896, os Jogos Olímpicos de Verão são realizados a cada quatro anos em diferentes cidades ao redor do mundo. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e conta com a participação de Atletas de todo o mundo, em uma ampla variedade de esportes.

Esse evento é diretamente ligado à versão tradicional dos Jogos Olímpicos, que envolvem uma ampla variedade de esportes ao ar livre ou em instalações cobertas, geralmente realizados durante o verão. As edições modernas são sediadas em diferentes países com clima temperado.

Os Jogos Olímpicos de Inverno, por outro lado, foram criados posteriormente, e a primeira edição aconteceu em 1924. Esses jogos são dedicados a esportes de inverno, como esqui, snowboard, patinação no gelo, hóquei no gelo e outros, e são realizados em locais com clima frio e neve durante o inverno.

Modalidades dos Jogos Olímpicos de Verão

As Olimpíadas de Verão apresentam uma grande variedade de modalidades esportivas, divididas em diferentes categorias. A lista é muito extensa, mas alguns exemplos são:

  • esportes aquáticos, como natação e polo aquático;
  • esportes de resistência, como triatlo e pentatlo moderno;
  • saltos, a exemplo dos saltos ornamentais ou com vara;
  • ciclismo, incluindo ciclismo de pista, de estrada e BMX;
  • tiro, incluindo tiro com arco e tiro esportivo;
  • artes marciais, como judô, karatê e taekwondo;
  • lutas, como a greco-romana e a luta livre;
  • ginástica, a exemplo das ginásticas artística e rítmica.

O evento conta, ainda, com uma ampla gama de esportes de equipe, que inclui o vôlei de quadra e de praia, o tênis, o basquete, o handebol e o futebol.

Curiosidades sobre a competição

Além das emocionantes competições esportivas, os Jogos Olímpicos de Verão são marcados por uma série de curiosidades. Confira, a seguir, detalhes peculiares e fatos interessantes sobre essa competição esportiva global.

Tocha olímpica

A chama é acesa em Olímpia, na Grécia, em um ritual que remonta à antiguidade. Depois de ser acesa, a tocha é levada em uma jornada de revezamento por vários países, até chegar ao local da cerimônia de abertura dos Jogos.

A tocha olímpica só se apaga no encerramento do evento. Ela é projetada para não se apagar até lá, mesmo com o revezamento. Para isso, é usado um combustível especial, altamente inflamável e estável, e a chama é protegida por uma cobertura de vidro ou metal no caminho.

Há uma equipe responsável por fazer manutenções recorrentes na tocha, mantendo-a acesa. Além disso, existem tochas de reserva para imprevistos.

Anéis olímpicos

Os cinco anéis foram concebidos como um símbolo da continuidade dos Jogos Olímpicos. Cada anel representa um continente diferente: América, Ásia, África, Europa e Oceania. A interconexão dos anéis simboliza a unidade dos Atletas do mundo inteiro, independentemente de sua nacionalidade.

Atleta de destaque

O nadador americano Michael Phelps é o Atleta mais condecorado da história dos Jogos Olímpicos, com um total de 28 medalhas em cinco edições. São 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

Cancelamentos

Os Jogos Olímpicos de Verão já foram cancelados devido a guerras e conflitos globais. Isso aconteceu nos anos de 1916, 1940 e 1944, durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Presença feminina

A primeira participação feminina foi em uma competição de tênis de mesa em 1900, em Paris (França). As mulheres competiram em cinco eventos, mas as competições não foram reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional como eventos oficiais na época.

Finalmente, em 1928, as mulheres competiram oficialmente em atletismo e ginástica artística pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão, em Amsterdã (Holanda). Desde então, a presença feminina aumenta a cada edição.

Delegações minúsculas

Na edição dos Jogos Olímpicos de 1980, realizada em Moscou (Rússia), três países enviaram apenas um Atleta cada um, representando as menores delegações na história dos Jogos Olímpicos. Esses três países foram Granada, Ilhas Virgens e Serra Leoa, e os representantes atuavam na modalidade do atletismo.

Olimpíadas de 2016

Marcado como o ano em que os Jogos Olímpicos foram sediados no Brasil, 2016 levou o evento mundial para o Rio de Janeiro. A competição aconteceu de 5 a 21 de agosto e contou com a participação de milhares de Atletas do mundo todo.

Lesões em Atletas

As lesões nos competidores são uma grande preocupação em eventos esportivos de alto nível, como os Jogos Olímpicos. As lesões musculares são especialmente comuns, devido à alta demanda física e à intensidade das competições.

Foi o que aconteceu, nas Olimpíadas, com Usain Bolt, famoso velocista jamaicano. Conhecido como o homem mais rápido do mundo, ele já tinha conquistado várias medalhas olímpicas em edições anteriores.

Nos últimos momentos de uma final, em 2016 — sim: aqui no Brasil —, Bolt sofreu uma lesão muscular. Ele não conseguiu completar a prova e foi posteriormente diagnosticado com uma lesão na coxa direita. O ocorrido foi uma grande surpresa e frustração para muita gente, já que ele era uma das maiores apostas para a medalha de ouro.

Olimpíadas de 2020

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2020, que foram adiados devido à pandemia do Covid-19, aconteceram em 2021. Mesmo assim, levam o ano de 2020 no nome.

As medalhas dessa edição foram feitas de metais reciclados de smartphones e outros equipamentos eletrônicos. Os japoneses doaram 79 mil toneladas de lixo eletrônico para produzir as mais de 5 mil medalhas que foram distribuídas ao longo da competição.

Jogos Olímpicos de Verão de 2024

As Olimpíadas de 2024 devem acontecer em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto. Será a terceira vez que a capital francesa sediará os Jogos Olímpicos, que aconteceram lá nas edições de 1900 e 1924.

A expectativa é que mais de 10 mil Atletas, de mais de 200 países, participem, competindo em 33 modalidades esportivas de um evento emocionante e histórico.

Uma das características principais dos Jogos de 2024 será a ênfase na sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Os organizadores visam criar um evento sustentável, com locais de competição projetados para minimizar os impactos ambientais e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Quatro novas modalidades foram adicionadas, para tornar as Olimpíadas mais atrativas para um público mais jovem e diverso. São eles:

  1. surfe;
  2. skate;
  3. escalada esportiva;
  4. breakdance.

De sua criação na Grécia Antiga até os dias atuais, os Jogos Olímpicos de Verão animam Atletas e espectadores em todo o mundo, promovendo a prática esportiva, a cooperação entre países e uma cultura de paz. Eles têm o poder de inspirar muitas pessoas a se envolverem em atividades esportivas, como os esportes de Areia, que ganharam popularidade após as Olimpíadas de 1996.

E você, já se imaginou competindo nos Jogos Olímpicos de Verão? Compartilhe nos comentários sua modalidade favorita!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube