Saiba como evitar lesões musculares ao praticar esportes

Os Esportes de Areia chegaram para ficar. O beach tennis, por exemplo, ganhou 500 mil praticantes desde que chegou ao Brasil, em 2008. Mas com o crescimento da prática desses esportes, é importante também aumentar o alerta para a prevenção de lesões musculares, muito comuns em Atletas e amadores.

Para que você entenda de uma vez por todas o que são as lesões musculares e, principalmente, como evitá-las na prática dos seus esportes de Areia favoritos, preparamos este artigo. Ainda apresentaremos dicas de preparação antes, durante e depois dos seus jogos e treinos. Boa leitura!

O que são lesões musculares?

Uma lesão desse tipo acontece quando um músculo ou um tendão, que se liga ao osso, é submetido a um esforço tão grande que faz com que os vasos musculares e as fibras daquela parte do corpo se rompam.

Quando há o rompimento desses vasos ocorre, além da dor, o surgimento de um hematoma acompanhado de inflamação no local.

Quais os tipos de lesões musculares?

Existem diversas classificações, mas um modo interessante de entender cada uma delas é separá-las em 3 modalidades: diretas e indiretas, traumáticas e atraumáticas e parciais ou totais. Vamos conhecer as características.

Diretas e indiretas

As lesões diretas decorrem das situações nas quais há impacto. São exemplos as quedas ou traumatismos de contato.

Já as indiretas acontecem na ausência de contato. São comuns em modalidades esportivas que exigem uma grande potência para realizar os movimentos. Algumas das causas são uma dieta inadequada, falta de aquecimento apropriado e fadiga muscular.

Traumáticas e atraumáticas

As lesões traumáticas são representadas por traumas causados por contusões, lacerações e estiramento muscular. Já as atraumáticas são exemplificadas por dores musculares pós-jogo e cãibras.

Parciais ou Totais

Enquanto as lesões parciais acometem apenas parte do músculo, as totais o abrangem de forma integral. Essas últimas também deixam deformidades aparentes, assimetrias e podem causar perda da movimentação ativa do Atleta. As lesões totais são exemplificadas por rupturas.

Quais são as lesões musculares mais comuns em esportes de Areia?

Agora, mostraremos as lesões mais comuns entre os amantes dos esportes de Areia e suas causas.

Entorse de tornozelo, joelho e pé

As entorses são lesões que acometem, de modo geral, os membros inferiores, como tornozelos e joelhos. Em esportes como o beach tennis, essas duas articulações são muito acionadas, por conta do peso da Areia, o que facilita que sofram torções ou distensões bruscas.

Além do joelho e do tornozelo, é comum que os praticantes de esportes de Areia relatem casos de entorses no pé, outra parte do corpo bastante exigida nessas práticas.

Para se proteger contra a aparição da entorse, o Atleta pode realizar alguns exercícios de equilíbrio e também deve ficar atento à cada pisada. Isso porque algumas pessoas podem colocar mais peso em uma única parte do pé, o que aumenta o risco do surgimento do problema. O aquecimento antes de cada jogo é obrigatório!

Fratura do dedão do pé

As fraturas não são tão comuns quanto as entorses, mas podem aparecer. A lesão do hálux, ou dedão do pé, é uma delas e pode ser desencadeada por tropeços na quadra esportiva.

No momento em que essa fratura acontece, a dor no Atleta é intensa, acompanhada de um inchaço no dedão, de cor avermelhada. O grau dessa lesão será determinado pelos médicos, então é preciso buscar atendimento o mais rápido possível.

Sobrecarga da lombar

A lombar é outra área do corpo bastante exigida nas modalidades esportivas de Areia. É comum que Atletas mais veteranos relatem dor no local, principalmente após horas de jogos e treinos.

Alguns esportes, como o beach tennis, exigem uma postura mais agachada para que o corpo fique estável durante os movimentos. E daí que decorre a dor na lombar.

Para evitar o desconforto e problemas mais sérios na lombar, é indicado que os praticantes busquem uma postura de semi-agachamento durante as práticas.

Ombro de tenista

Esportes de Areia como o vôlei e o beach tennis exigem um grande esforço dos ombros, principalmente nos saques mais vigorosos. Não à toa, esse problema assombra Atletas profissionais das duas modalidades.

O chamado “ombro de tenista” nada mais é do que a tendinite naquele local do corpo, causada pela prática contínua e também pelo uso incorreto do manguito rotador (o grupo de tendões responsáveis pelo movimento do ombro).

Uma maneira de evitar o chamado ombro de tenista é conhecer bem os movimentos dos seus braços e estudar posições para que eles sejam realizados da maneira adequada. O aquecimento antes da prática, assim como nas outras lesões citadas aqui, também é necessário para proteger essa parte do corpo.

Como prevenir lesões musculares ao praticar esportes de Areia?

Com os cuidados que mostraremos aqui, você poderá desfrutar de todos os benefícios dos esportes de Areia e se proteger de lesões sérias ao mesmo tempo.

Prepare a musculatura

Nos exercícios e esportes de Areia, uma área do corpo muito utilizada é a musculatura abdutora do quadril, principalmente no futevôlei e no futebol de areia. Como também são bastante acionados nessas atividades, os músculos adutores e glúteos devem estar bem fortalecidos.

Para prevenir lesões, foque em um programa que prepare a sua musculatura, fortalecendo os adutores de quadril, abdômen (core), glúteos e paravertebrais.

Isso é ainda mais relevante para quem já sofre com algum tipo de problema muscular. Por isso, prepare essas áreas do seu sistema motor para que elas não sofram muito com a irregularidade da quadra.

Busque um Piso de Areia adequado

Um Piso com Areia muito fofa pode parecer confortável a princípio, mas também proporciona muitas torções e quedas na prática de esportes. Por isso, é importante que o Piso seja específico para essa prática esportiva.

Também é importante tomar cuidado com Pisos duros demais, uma vez que eles acabam sendo mais inclinados e podem prejudicar a sua coluna.

Use o calçado adequado

Para treinar na Areia, o mais indicado é estar descalço, até mesmo para evitar a instabilidade causada pelo calçado no terreno. Contudo, caso essa não seja a sua preferência, ou você sofra com algum outro problema, busque uma sapatilha ou um tênis bem leve para a atividade.

Como vimos, as lesões musculares são comuns em praticantes de esportes na Areia. Existem várias classificações e formas de prevenção que, se seguidas corretamente, apresentam grande eficácia na prevenção de complicações. Assim, você pode aproveitar melhor aquela resenha com os amigos e participar com mais segurança de treinos e jogos profissionais. Para ficar ainda mais confortável, tome todos os cuidados com a exposição ao sol.

Para reforçar os seus cuidados e se afastar das lesões, conheça o treinamento funcional na Areia!

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