Locação de quadras de Areia: saiba se vale a pena investir nesse negócio

O Brasil é um país tropical em que, na maior parte do ano, o calor é predominante em grande parte das regiões. Somado a esse cenário, ele é considerado o país do futebol e muitas pessoas são adeptas à prática esportiva — 36,7% dos brasileiros fazem ao menos 150 minutos de atividades físicas por semana.

Por isso, investir em uma empresa de locação de quadras de Areia pode representar um ótimo negócio. Além de atender a uma demanda do mercado e ajudar a construir espaços adequados para fomentar o esporte, o segmento ainda pode trazer excelentes lucros para você.

Está pensando em investimento nesse setor? Então, este post é para você. Continue a leitura para descobrir como anda o mercado de locação de quadras de Areia, como montar uma empresa nesse ramo e as principais dicas para ter sucesso!

Como é o mercado de locação de quadras de Areia?

No passado, era comum encontrar pessoas jogando futebol e outros esportes em terrenos baldios ou, até mesmo, na rua. Apesar de essas situações ainda serem comuns em cidades no interior, em muitos locais, principalmente nas capitais, a urbanização e o aumento da violência levaram as pessoas a buscarem quadras esportivas e locais fechados para a prática esportiva.

Tudo isso contribuiu para que as empresas de locação de quadras, o que inclui tanto as de Areia quanto as demais, se tornassem bastante comuns. Afinal, em grande parte do país, faltam áreas de lazer e espaços públicos destinados ao esporte

Portanto, podemos dizer que esse mercado tem se mostrado bastante aquecido nos últimos anos, representando uma Solução para que a população possa realizar suas atividades físicas com segurança e em espaços adequados.

Para os empreendedores, o potencial de lucros é grande. Além do crescimento do setor, a construção de quadras teve seu custo reduzido, uma vez que o material utilizado melhorou bastante em relação às décadas passadas, e a manutenção e os equipamentos utilizados apresentam um custo menor.

Por que as quadras de Areia viraram uma tendência?

Apesar de modificar profundamente a rotina da população e trazer impactos negativos, que serão sentidos por muitos anos, a pandemia de Covid-19 trouxe alguns reflexos positivos em diversos segmentos. Um deles foi o de locação de quadras de Areia.

Isso porque, durante o período de pandemia e de distanciamento, as pessoas perceberam a importância de ficar ao ar livre e praticar esportes para a saúde. Com isso, após a flexibilização das medidas contra o coronavírus, modalidades como o futevôlei e o beach tennis se tornaram verdadeiras tendências e ganharam novos adeptos. Os motivos para as quadras se tornarem uma tendência não param por aí.

Nos últimos anos, a preocupação com o corpo e a saúde se tornou algo bastante comum. Portanto, as pessoas estão cada vez mais conscientes de que a prática esportiva é necessária para melhorar a qualidade de vida e reduzir as chances de diversos problemas, como a obesidade, a hipertensão arterial e a diabetes.

Como montar uma empresa de locação de quadras de esportes?

Se você decidir investir nesse mercado, o primeiro passo consiste em fazer uma boa pesquisa. Dessa forma, você vai conseguir visualizar o cenário de sua cidade, avaliando os espaços com locação de quadras de Areia que há na região.

Feito isso, é importante também conhecer o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você vai atender. Pode não parecer, mas há diferentes clientes de uma quadra de Areia, como crianças, idosos, Atletas profissionais, pessoas que desejam emagrecer, entre outros.

Depois, defina a sua estrutura e o que você deseja entregar ao seu público. Isso envolve desde a definição de quantas quadras você terá até quais os tipos de esporte serão atendidos, bem como a infraestrutura que deseja oferecer.

Quais as dicas para alugar quadras de Areia?

Após conferir as principais informações sobre o segmento e como montar uma empresa de locação de quadras, é hora de conhecer as melhores dicas para alugar quadras de Areia. Confira, a seguir!

Forneça bons equipamentos

Um elemento muito importante de toda quadra de Areia é a presença de equipamentos de qualidade para a prática esportes. Eles variam conforme a atividade, mas entre os itens que você deve sempre ter à disposição, estão traves, redes, bolas, raquetes, coletes, e outros equipamentos esportivos.

Ofereça uma boa estrutura

Para que o seu público possa passar longas horas de lazer na quadra, é essencial também contar com uma boa estrutura. Em geral, o tamanho ideal para o serviço de locação de quadras é de 3.000 m³.

O espaço deve ser amplo, bem iluminado e bem localizado, contando com estrutura própria e espaços para banheiros, vestiários, mesas, cadeiras, armários, entre outros.

Invista na divulgação

Quer chamar a atenção das pessoas para que elas aluguem a sua quadra de Areia? Então, você não pode se esquecer de investir em estratégias de divulgação.

Para isso, faça postagens regulares nas redes sociais, tenha um bom site para reunir as principais informações sobre o seu negócio e conte com materiais impressos, como cartões de visita, folders e flyers.

Legalize o seu negócio

Você não pode se esquecer, também, de estar em dia com a legislação. Isso é imprescindível, pois vai evitar dores de cabeça no futuro ou, até mesmo, que sua quadra seja fechada por uma não conformidade com a lei.

Veja as principais práticas para legalizar o seu negócio:

  • obtenha o CNPJ junto à Secretaria da Receita Federal;
  • faça o registro empresarial na Junta Comercial;
  • procure a prefeitura para obter o alvará de funcionamento;
  • solicite a vistoria do Corpo de Bombeiros para receber o Habite-se pela prefeitura;
  • obtenha o alvará da Vigilância Sanitária.

Ofereça serviços adicionais

Para se destacar no mercado, o segredo é diversificar suas atividades. Afinal, você não vai querer ter um negócio de locação de quadras como todos os outros, certo? Aqui, a dica é apostar em um diferencial para o seu empreendimento — como um bar, espaços para a realização de churrascos, áreas para as crianças, jogos para toda a família e muito mais.

Ofereça Areia de qualidade

Nenhum elemento é tão importante em uma quadra de Areia quanto a Areia, não é mesmo? Nesse sentido, invista em Pisos de qualidade, que proporcionem uma prática esportiva segura, confortável e com um bom desempenho. Entre as características mais importantes da Areia, estão não esquentar, ser macia e não grudar.

Por ser um mercado de grande crescimento nos últimos anos, o serviço de locação de quadras de Areia representa um ótimo investimento. Por isso, siga nossas dicas para ter sucesso em seu empreendimento e conquistar novos clientes, além de se destacar da concorrência e manter sempre uma boa lucratividade.

Na SuperQuadra Jundu, oferecemos os melhores Pisos de Areia para garantir conforto e alto desempenho para seu negócio de locação de quadras de Areia. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube