Por que fazer a manutenção da quadra de Areia é fundamental?

Você sabia que a manutenção da quadra de Areia é importante não apenas para preservar a qualidade do espaço, mas também para a saúde dos seus frequentadores? Quando esses espaços não são monitorados e tratados devidamente, podem trazer sérios riscos de lesões e contaminação.

Contar com ajuda especializada para manter as quadras esportivas adequadas para os usuários é fundamental. Os cuidados devem se estender desde a compra de um Piso de Areia de qualidade até a hora de contratar profissionais especializados na limpeza desses ambientes.

Para ajudar, confira a importância da manutenção da quadra de Areia e os problemas que podem surgir quando isso não acontece. Veja, ainda, o motivo para contar com parceiros com credibilidade no mercado.

Qual a importância de fazer a manutenção adequada?

A quadra em que é feita a prática de esportes precisa receber cuidados periodicamente. O ideal é que a limpeza e higienização sejam feitas, pelo menos, a cada seis meses.

Caso isso não aconteça regularmente, o espaço que deveria estar relacionado à saúde e bem-estar pode se transformar em um problema. Afinal, a qualidade da quadra fica comprometida, resultando em desnivelamento e sujeira.

A manutenção da Areia é uma etapa fundamental para manter o local em condições adequadas para os frequentadores. Isso porque o uso recorrente, a exposição a fatores climáticos e a visita de animais podem contaminar os diversos tipos de Areia das quadras, trazendo grandes riscos para os usuários.

Cuidados específicos, como retirada de resíduos, aplicação de bactericidas e germicidas, devem ser feitos por profissionais.

Quais problemas podem ocorrer ao não fazer a manutenção corretamente?

No tópico anterior, você entendeu a importância da manutenção das quadras para a prática de esportes de Areia. A seguir, conheça os principais problemas que podem surgir quando ela não é feita como deveria.

Lesões nos usuários

Sem a manutenção adequada, há uma queda na qualidade da quadra de Areia, o que acaba atrapalhando o seu uso de forma significativa. Isso prejudica o desempenho dos frequentadores, além de aumentar os riscos de quedas, o que pode resultar em lesões sérias.

Ao cuidar da manutenção preventiva ou de reparo, a quadra volta a adquirir o nível maior de qualidade. Dessa forma, você garante mais segurança para todos os que a utilizam.

Acúmulo de sujeira

Folhas, pedrinhas e tampinhas de garrafas são comuns em quadras de Areia, principalmente por não estarem protegidas por lonas. Isso sem contar que algumas podem apresentar pontas de cigarro ou, até mesmo, pedaços de objetos cortantes.

Toda essa sujeira acumulada pode ser um foco de acidentes dos frequentadores do espaço. O cuidado regular ajuda a reduzir o impacto provocado por esses tipos de resíduos.

Contaminação

A presença da Areia na quadra pode atrair animais como pássaros, cães e gatos, que acabam contaminando o local com seus dejetos e parasitas. A toxoplasmose, por exemplo, é uma doença causada por um protozoário presente nas fezes dos gatos. Já o chamado bicho geográfico afeta também os cães.

Além das bactérias e outros microrganismos trazidos por animais, pessoas com micoses e outras doenças também podem contaminar a quadra. Essa infecção é causada por fungos e pode resultar em coceira e manchas pelo corpo.

Aparecimento de água empoçada

Quadras com baixa qualidade da Areia costumam apresentar irregularidades, o que resulta no surgimento de poças de água. Essa falta de nivelamento compromete o desempenho dos usuários. Esportes como futevôlei, em ambientes impróprios, por exemplo, favorecem a ocorrência de acidentes e lesões.

O problema da água empoçada não acaba por aí. Isso porque o ambiente se transforma no berço ideal para a proliferação do mosquito-da-dengue, principalmente em épocas chuvosas.

Menor uso da quadra

Quem pratica esportes em quadras de Areia percebe bem a diferença quando ela está bem cuidada. A falta de manutenção prejudica a atividade e torna-se um incômodo para os frequentadores, fazendo com que a quadra passe a ser menos utilizada.

Assim, se você deseja manter esse ambiente como um ponto de encontro e diversão, deve manter os cuidados com a manutenção de forma regular.

Por que ter parceiros com credibilidade no mercado?

Como você viu até aqui, certos cuidados são fundamentais para garantir a qualidade de uma quadra de Areia. Assim, será possível aproveitar todos os benefícios que esse espaço pode proporcionar.

Contratar profissionais para limpeza e descontaminação vai garantir receber toda a assistência necessária para a manutenção adequada do local. Além disso, contar com parceiros com experiência e credibilidade permite encontrar a solução ideal em caso de futuros problemas que possam surgir.

Também é importante considerar o Piso de Areia usado na quadra esportiva. Nesse momento, utilizar um produto de qualidade garante mais tempo de uso e melhor resultado após o processo. Após revolver e nivelar toda a Areia, a boa performance da quadra será devolvida aos usuários.

O ideal é investir em um produto com características que não se alterem com o passar do tempo. Além disso, o material também deve oferecer todo o conforto e boa jogabilidade para os seus frequentadores.

A SuperQuadra Jundu trabalha com Pisos de Areia de alta qualidade, considerada a preferida dos Atletas. Entre as suas principais características estão:

  • maior absorção de impacto — piso mais fofo, reduz as chances de lesões e torna a experiência mais agradável para os Atletas;
  • maior capacidade de drenagem — evita empoçamento em dias de chuva;
  • não gruda ou rala a pele — sem a presença de pedriscos e suja menos a pele e as roupas;
  • mais conforto térmico — não esquenta nos dias quentes, melhorando a performance dos Atletas.

Neste post, você conferiu os motivos que fazem com que a manutenção quadra de Areia seja considerada indispensável. Por isso, procure tomar os cuidados regularmente para preservar a saúde dos frequentadores e evitar que eles saiam machucados.

Quer saber mais sobre as soluções oferecidas pela SuperQuadra Jundu? Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e receba a indicação das melhores opções para a sua necessidade!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube