Qual a função e os tipos da meia para beach tennis

Esporte de Areia cada vez mais popular no Brasil, o beach tennis se tornou uma verdadeira febre nos últimos anos. Prova disso é o aumento da participação de brasileiros em rankings mundiais em 2022: no masculino, o índice subiu de 15,52% em janeiro para 20,84% em abril. Já a participação das mulheres foi de 13,03% para 18,33% no mesmo período.

Para ter sucesso no jogo, é preciso estar por dentro das regras e ter as habilidades certas. Além disso, você deve contar com os equipamentos e acessórios adequados durante as partidas. Entre eles está a meia para beach tennis.

Ao longo deste artigo, você vai conhecer a função da meia para beach tennis, seus benefícios na prática esportiva e quais os principais tipos existentes no mercado. Acompanhe!

Por que a meia de beach tennis foi desenvolvida?

Ficar de pé e jogar o dia todo na Areia não é tarefa fácil quando você está descalço. Afinal, além da Areia esquentar com o Sol e esfriar durante o período noturno, há chances de machucar ou gerar calos nos pés.

A depender do tipo de areia que foi instalada, as quadras podem apresentar calor específico elevado, gerando desconforto para os Atletas. Dentre as maneiras de resolver isso está a troca de toda a Areia por aquelas que foram projetadas, visando o máximo conforto e performance dos Atletas.

Mas caso isso não seja possível, como em caso de jogos na praia, uma das alternativas é o uso de meias para beach tennis — também chamadas de sapatilhas —, pois elas foram desenvolvidas visando prevenir o desconforto do calor ou frio intenso, e de possíveis objetos cortantes presentes em locais com baixa manutenção das quadras, a exemplos das praias.

Quais os danos causados ao ter os pés expostos ao calor e frio intenso de algumas Areias?

Algumas areias de baixa qualidade podem esquentar rapidamente, chegando até 70ºC, o que pode gerar desconforto e até mesmo retirar o Atleta ou praticante do jogo! Ela também esfria rapidamente, trazendo impactos em jogos à noite e nas épocas mais frias do ano — ou seja, no inverno e outono. Além disso, pode causar dificuldades para que você se movimente durante uma partida. 

Quais os benefícios da meia de beach tennis para o esporte?

Como você deve ter percebido, usar uma meia para beach tennis proporciona uma prática esportiva muito mais tranquila. A seguir, listamos os principais benefícios de utilizar o acessório:

  • proporciona mais conforto para os pés;
  • protege os pés contra possíveis objetos cortantes presentes na Areia, como conchas e pedras;
  • garante movimentos precisos e evita que interferências atrapalhem a sua performance na prática do esporte;
  • evita que você seja contaminado pelo Bicho Geográfico, um parasita que causa lesões.

Quais os principais modelos de meia para beach tennis?

O acessório mais comum é aquele feito de lycra com solado de neoprene, pois esse material apresenta maior durabilidade e conforto. Mas também é possível encontrar no mercado modelos com sola kevlar ou de borracha, que aumenta a proteção para os pés. Há ainda opções de meias com regulagem no calcanhar, que evitam o acúmulo de Areia.

Como você viu, a meia para beach tennis é essencial para tornar as suas partidas mais confortáveis e seguras, já que dispõe de sola reforçada e apropriada para a proteção dos pés durante a prática de esportes de Areia. Portanto, conte com esse acessório sempre que precisar se divirta com tranquilidade.

Gostou deste artigo e quer elevar a sua experiência nos esportes de Areia? Então, faça o download do app SuperQuadra Jundu (pela Google Play ou App Store) agora mesmo!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube