Conheça os melhores exercícios na Areia para ter mais saúde

Quem nunca quis trocar o treino na academia por uma atividade ao ar livre? Os espaços com Areia, além de relaxantes, podem ser usados para as práticas esportivas — uma proposta que será maravilhosa para o corpo, para a mente e para sua saúde.

Os exercícios na Areia são uma ótima escolha para quem quer variar a rotina de treinamentos. Sem falar que existem diversas atividades que podem ser feitas na Areia e oferecem muitas vantagens em relação a outros tipos de práticas esportivas.

No entanto, para aproveitar ao máximo esses benefícios, é preciso saber quais são as melhores atividades para fazer na Areia e quais cuidados devem ser tomados para evitar lesões. Se você quer saber mais a respeito, basta continuar a leitura!

Quais são os melhores exercícios na Areia?

Os exercícios na Areia são uma excelente opção para quem busca novas formas de treinamento, pois oferecem diversos benefícios para a saúde. Isso não precisa ser feito apenas no verão, cabe ser aproveitado durante o ano inteiro!

Eles trabalham os músculos de forma mais intensa e são ideais para quem deseja evitar o impacto nas articulações. Vamos apresentar algumas das melhores dinâmicas para serem praticadas na Areia. Confira!

Caminhada na Areia

Começando com um exercício leve, a caminhada na Areia é uma ótima opção para quem quer se exercitar, mas não está acostumado com atividades físicas intensas. Além de ser uma atividade de baixo impacto, a caminhada na Areia trabalha os músculos da perna e aumenta a resistência cardiovascular.

Corrida na Areia

Para quem já está em um nível mais avançado, a corrida na Areia é uma excelente opção de treino. Essa prática trabalha, principalmente, as pernas, os glúteos e os abdominais; é também uma ótima atividade aeróbica.

Agachamento com salto

O agachamento com salto é um treinamento que pode ser feito na Areia e traz muitos benefícios para as pernas e glúteos. Para realizá-lo, basta ficar em pé, agachar e saltar o mais alto que puder. Esse exercício na Areia ajuda a aumentar a força e a resistência muscular.

Flexão de braço na Areia

A flexão de braço trabalha os músculos do peito, ombros e tríceps. Na Areia, o desafio é maior, já que é preciso equilibrar o corpo em uma superfície instável. Para fazê-lo, basta deitar na Areia e levantar o corpo com os braços estendidos.

Burpee

O burpee é um exercício completo, pois trabalha todo o corpo. Ele pode ser realizado na Areia com mais facilidade do que em outras superfícies. Para realizá-lo, basta ficar em pé, agachar, esticar as pernas, fazer uma flexão de braço, retornar à posição de agachamento e saltar o mais alto que puder. Ajuda a aumentar a resistência cardiovascular e a força muscular.

Como esses exercícios são praticados?

Para fazer os exercícios na Areia, vale a pena escolher uma praia ou uma quadra de Areia adequada. O tipo de Areia deve ser firme o suficiente para garantir que o pé não afunde, mas não tão dura que cause ferimentos ou traumatismos.

Vale destacar a importância de se vestir apropriadamente para a prática dos exercícios na Areia. Roupas leves e tênis com solado antiderrapante são uma boa opção.

De forma ampla, os exercícios na Areia trabalham, principalmente, as pernas, os glúteos e o abdômen. Vale observar que atividades como a flexão de braço e o burpee ajudam também, é claro, tal qual visto anteriormente, a fortalecer os braços, ombros e peitorais.

Quais são os benefícios de treinar na Areia?

Treinar na Areia vai trazer inúmeros benefícios para a saúde. Além de proporcionar um ambiente diferente do convencional das academias, os exercícios na Areia podem ainda trazer resultados mais eficazes e gerar menos impactos para o corpo. Veja, na sequência, os pontos positivos mais destacados.

Ocorre menos impacto para as articulações

Uma das principais vantagens dos exercícios na Areia é a redução do impacto nas articulações. Isso acontece porque a Areia é uma superfície mais macia, absorvendo melhor o impacto dos movimentos, o que evita lesões e sobrecarga nas articulações.

Isso é especialmente importante para aquelas pessoas que têm histórico de lesões articulares ou que estejam se recuperando de algum problema.

Trabalha mais os músculos e articulações

Outro benefício é que os músculos e articulações trabalham mais ao realizar atividades em superfícies irregulares. A instabilidade da Areia faz com que o corpo precise trabalhar mais para se equilibrar e se estabilizar durante os movimentos, o que exige mais esforço dos músculos e articulações.

Dá mais resistência

Treinar na Areia aumenta a resistência do corpo e desenvolve o condicionamento físico, já que é preciso se esforçar mais para se movimentar na Areia. Isso faz com que o corpo se adapte e se torne mais resistente ao longo do tempo.

Favorece o ganho de força

Os movimentos na Areia exigem mais esforço dos músculos, o que vai levar a um aumento na força muscular. Alguns exercícios específicos na Areia, como a corrida, podem ajudar significativamente no fortalecimento das pernas.

Há mais contato com a natureza

Treinar na Areia também permite ter contato com a natureza, o que se mostra bem interessante para a saúde mental. O ar fresco e a vista podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de trazer uma sensação de bem-estar.

Quais são os cuidados para começar a treinar na Areia?

É importante lembrar que praticar exercícios na Areia exige alguns cuidados, principalmente para aqueles que estão começando. A primeira dica é escolher um horário adequado para evitar a exposição ao sol forte, que pode ser prejudicial à saúde. Também é recomendável se manter bem hidratado e proteger a pele com filtro solar.

Mais uma indicação que não deve ser esquecida é fazer um aquecimento antes dos exercícios para evitar lesões musculares. O ideal é caminhar ou correr por alguns minutos na Areia antes de começar a série de exercícios. É conveniente usar tênis adequados para caminhar ou correr na areia, que têm solado especial para evitar escorregões e torções.

Em resumo, os exercícios na Areia reúnem diversos benefícios para a saúde. Sua prática regular ajuda a melhorar o condicionamento físico, aumenta a força muscular e a resistência, além de proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento. No entanto, as recomendações de cuidados e segurança devem ser seguidas, a fim de evitar lesões e obter os melhores resultados.

Quer saber tudo sobre o universo dos esportes em Areia, dicas, notícias, eventos, lifestyle e como empreender com sucesso nesse incrível segmento de mercado? Baixe nosso aplicativo na AppStore ou no GooglePlay e encontre a SuperQuadra Jundu mais próxima de você!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube