Piso para quadra esportiva: o que avaliar antes de comprar?

Comprar piso para quadra esportiva pode ser uma escolha fácil e segura. Com as informações certas, é possível simplificar a pesquisa pela superfície ideal para o desempenho dos Atletas.

Sabemos a profunda diferença da experiência de movimentar o corpo sobre um chão favorável para a melhor performance. Isso pode ser comparado ao trocar as roupas, de uma calça jeans com sapato social para shorts e tênis leve com amortecimento, em uma meia-maratona.

Como ter certeza da melhor escolha? Para alcançar a sensação que, automaticamente, cria o pensamento do “isso aqui, realmente, é bom, eu acertei”, selecionamos algumas soluções para você.

Nesse sentido, após a leitura deste texto você saberá qual a importância do uso do piso ideal em quadras esportivas, o que são os pisos de epóxi, grama sintética, Areia, borracha e madeira.

Além disso, entenderá como escolher o piso ideal. Já adiantamos que mostraremos a vantagem do Piso de Areia e as principais razões para uma parceria com a SuperQuadra Jundu. Confira agora!

Qual a importância do uso do piso ideal em quadras esportivas?

Se existe um piso insuperável, ele permite a expressão completa do talento dos jogadores. Para entender qual a importância da superfície ideal, basta pensar o que acontece quando é a situação oposta, de um piso não adequado.

Fica tão evidente as consequências de um local sem a mínima estrutura que sequer precisamos elencar. O piso ideal proporciona jogabilidade técnica, maximiza o condicionamento físico, permite a preservação da integridade dos jogadores — nada de ralar o joelho com pedrinhas escondidas.

Ainda, ele tem excelente nivelamento, drenagem adequada, visibilidade espacial, resistência ao clima e segurança para casos de lesões e outros riscos.

Além disso, mesmo o fator estético facilita o lembrete sobre a importância daquele espaço. Isso porque quando se acessa um local em que é evidente a sensação de bem-estar, o resultado é mais motivação e interesse.

Quais os tipos de piso para quadra esportiva?

Uma superfície pode exigir mais força para os movimentos e, com isso, mais controle nas paradas e inícios. De outro modo, pisos mais escorregadios exigem melhor controle da quantidade de energia colocada nas pernas e nos pés. Assim, a diversidade de pisos é algo esperado no mercado devido aos vários formatos de esportes e dinâmicas específicas.

Por exemplo, pode acontecer de uma quadra esportiva ser feita pensando no público acima de 60 anos para a prática de beach tennis de modo terapêutico. Então, a questão em destaque na escolha será a segurança corporal, garantindo amortecimento e redução das chances de queda.

De outra forma, uma quadra feita para academia, frequentada por Atletas, terá outro funcionamento. Nela, a opção pode ser pela maximização da performance. Logo, um piso que facilite o movimento.

Pensando nisso, selecionamos, logo abaixo, os principais tipos de piso — epóxi, grama sintética, Areia borracha e madeira para quadra esportiva. Confira agora.

Piso de epóxi

O epóxi é um material aplicado de forma líquida em superfícies. A resina tem muita resistência, pois é um revestimento industrial. Logo, lida bem com o uso de produtos químicos, resistência ao calor e água. Sem contar que é personalizável, podendo ser utilizado por muitos segmentos.

A durabilidade do piso epóxi é adequada não apenas para quadras poliesportivas, mas também para hospitais e até projetos residenciais. O fato de ser um revestimento que não precisa de rejunte agrega valor estético ao dar a sensação de amplitude e homogeneidade.

Além disso, por ele ser uma resina, a sua impermeabilidade permite a proteção contra bactérias e vermes. Também por esse motivo é de fácil limpeza. Quadras de futebol e vôlei de salão, geralmente, são feitas desse material, sabia?

Piso de grama sintética

O avanço da tecnologia tem permitido, cada vez mais, a repetição da afirmação “parece grama de verdade”. Se antes a grama sintética parecia esteticamente inadequada, atualmente ela é uma das principais opções para esportes e atividades que necessitam de boa absorção de impacto.

O treino funcional, por exemplo, é indicado para o uso de grama sintética. Com o revestimento, são evitadas quedas e até queimaduras por conta de escorregões. Os materiais que a produzem também previnem incêndios, já que a grama artificial é antichama.

A grama sintética também é extremamente durável e resistente. Ela é a solução para campos de futebol, pois não precisa de uma regularidade de manutenção, além de ter um ótimo sistema de drenagem. Dessa forma, não há poças, necessidade de regar ou colocar adubo, e certeza do uso prolongado.

Comece a perceber os locais em que há o uso de grama sintética e observe o estado de conservação. Para se ter uma ideia, a limpeza acontece apenas com água sanitária, para sujeiras mais profundas, sabão neutro, água e um rodo para escoamento.

Piso de Areia

Se você já pisou em muitas praias, de diferentes localizações, deve ter encontrado colorações, tamanhos e texturas de diversos tipos de Areia. Dizemos isso para falar algo óbvio que, no entanto, pode passar despercebido para muitas pessoas que precisam escolher um piso ideal: Areia não é tudo igual.

É justamente ao ter consciência dessas diferenças que o Piso de Areia pode adquirir o seu aproveitamento máximo. Isso porque uma boa superfície garante os melhores treinos, facilitando a performance máxima de Atletas e aspirantes.

O Piso de Areia tem elevada capacidade de drenagem, o que garante condições mínimas de jogos mesmo em cenários de chuva. Além disso, quem opta por esse revestimento consegue mais conforto térmico — a Areia não esquenta a níveis de não jogabilidade.

Outros atributos para o Piso de Areia são a maciez, que impede a compactação com o passar do tempo, e a limpeza (sem contaminantes e pedriscos). A tecnologia atual desse tipo de revestimento, já bastante popular na área de lazer de muitos condomínios, tem uma coloração super clara.

Logo, você pode esquecer a impressão de que, após uma partida de vôlei, suas roupas ficariam sujas. Pelo contrário, o Piso de Areia suja menos roupas e menos pele.

Ainda, o Piso de Areia tem uma das principais características sobre a qualidade de um revestimento: não há alteração com o passar do tempo. Isso permite a manutenção das melhores condições para todo o repertório de jogos e treinos na Areia.

Piso de borracha

O piso de borracha é uma solução para a prática de esportes com intensa movimentação e atrito. Ele não acumula tanta sujeira, é muito resistente e tem excelente absorção de impacto.

Para atividades que precisam de boa aderência ao chão, os emborrachados são ideais, pois têm bom atrito. A durabilidade desse revestimento tem uma média de 12 anos. No entanto, esse número pode aumentar ou diminuir, a depender dos usos e materiais.

Pisos produzidos da raspa de pneu, por exemplo, têm mais resistência com relação àqueles com grânulos de pneus triturados. Isso porque as raspas formam uma cadeia mais forte, que permite a elevação da durabilidade.

De forma geral, os pisos de borracha se dividem em reciclada e vulcanizada. O primeiro, como o próprio nome antecipa, é obtido por meio de práticas sustentáveis, o que possibilita mais economia. Ele costuma ser utilizado em salas de musculação ou centros de treinamento. O piso de borracha reciclada tem durabilidade, resistência à água e manchas e estética homogênea.

Agora, o piso de borracha vulcanizada tem mais durabilidade e resistência. O seu desempenho superior garante o máximo conforto para ser utilizado em esportes e práticas que necessitam de boa absorção de choques. Por isso, o piso é adequado para a manipulação de equipamentos pesados.

A constituição do vulcanizado é antiderrapante, antimicrobiana e de boa manutenção. Para a limpeza, basta tirar o excesso de sujeira com água, detergente e, depois, um pano seco. Se você quiser personalizar, após um tempo, as cores do piso, também é possível. Com os anos, a coloração pode desbotar, principalmente se for exposta ao sol. Para resolver essa situação, basta utilizar uma tinta específica para isso — fina, com baixa viscosidade especial e bicomponente flexível.

Piso de madeira

O piso de madeira, do tipo naval, é o mais comum para o uso de esportes internos, como quadras de basquete. A justificativa é por conta da sua durabilidade, estética agradável e amplo repertório de design, em que é possível o uso de cores e personalizações com marcas e nomes.

O revestimento também é uma maneira de lidar com a minimização das consequências de quedas. Ele absorve bem os choques. Além disso, tem fácil manutenção, sendo facilmente removido, no entanto, o custo é um investimento alto. Por isso, deve ser estudado a cada caso para garantir a boa escolha.

Ao lado do piso epóxi, o de madeira também é muito utilizado para quadras poliesportivas. Futebol, basquete, handebol, vôlei, futevôlei e circuitos de exercícios diversos podem ser feitos na quadra com piso de madeira. Além disso, o piso tem boa aderência, o que favorece movimentos com mais técnica.

Como escolher o piso ideal?

Agora que você já sabe todas as principais vantagens e características dos pisos mais populares para quadra esportiva, a escolha ideal vai depender da estrutura do condomínio. O local de instalação faz toda a diferença para entender qual o melhor encaixe.

Por exemplo, um condomínio que tenha a área externa e não coberta pode se adequar melhor ao uso de piso de Areia do que o de madeira ou borracha. Isso porque as mudanças de clima, com sol, chuva, calor e frio, facilitam o desgaste dos materiais.

De outro modo, a Areia apresenta maior capacidade de resistência, além de ser possível a prática de esportes mesmo em situações de chuva. Se o piso fosse de madeira, seria descartada a possibilidade de uma partida de futsal, até com pouca neblina.

Para escolher o piso ideal, responda a perguntas do tipo:

  • qual o orçamento disponível?
  • Quais os custos de manutenção?
  • Quais são as atividades esportivas e de lazer desenvolvidas no espaço?
  • Qual o prazo de reforma estimado?
  • Quando pretendo trocar de piso novamente?

Quais são as vantagens do uso do Piso de Areia?

O Piso de Areia é ideal para praticar esportes de Areia — beach soccer, vôlei, frescobol, beach tennis, beach boxe, treinamento funcional, frescobol e futevôlei. Isso significa um amplo repertório de uso.

Além do que já falamos em outros momentos sobre esse tipo de revestimento, é importante destacar que a areia, se for de qualidade, tem uma vida útil, praticamente, perene. Isso significa que, mesmo após muitos anos de uso, a sensação de recém-adquirido permanece.

Por que fazer parceria com a SuperQuadra Jundu?

O momento da escolha de uma quadra de Areia pode ser um desafio. Afinal, por mais informações que se tenham, a certeza de que a opção foi bem-sucedida só vai, realmente, acontecer, após algum tempo de instalação e uso. No entanto, há alguns caminhos para antecipar esse resultado. Para isso, observe o que o mercado “diz” sobre a empresa, a sua experiência e reputação.

Certifique-se da qualidade das ferramentas e dos materiais utilizados. Para isso, procure obras que já foram concluídas pela empresa e converse com as pessoas que adquiriram esse serviço.

Você pode conseguir o contato dessas pessoas em uma rápida pesquisa nas redes sociais, ou mesmo em sites específicos de compartilhamento de feedbacks. Também é importante analisar todas as informações no contrato de prestação de serviços.

Especialista na montagem de quadras de esportes

Colocamos em evidência todas essas questões, pois temos a tranquilidade de saber que preenchemos positivamente os requisitos. A SuperQuadra Jundu é especialista na montagem de quadras de esportes, com uma equipe preparada para levar soluções antes, durante e após a instalação.

Piso para quadra esportiva deve ser a tradução para conforto, jogos de alto nível entre amigos, preparação e condicionamento físico. A solução é contar com uma tecnologia que proporcione uma experiência elevada de jogo. Entre os diversos pisos disponíveis no mercado — epóxi, grama sintética, borracha, madeira e Areia — é preciso destacar aquele mais amigável para o seu bolso e os desafios diários do uso.

O Piso de Areia, como facilitamos o entendimento neste texto, parece ser o mais próximo de uma solução para quem sabe a importância de progredir com qualidade. Isso porque o Ecossistema de Produtos e Serviços SuperQuadra Jundu elabora produtos pensando nos resultados e consequências em relação a cada parte de um contexto. Dessa forma, há mais segurança para antecipar e prevenir desafios.

E aí, conseguiu aumentar as suas certezas para a melhor escolha? Para ajudar ainda mais na sua jornada, conheça agora as Linhas de Produtos para Quadra de Areia da SuperQuadra Jundu!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube