Preparação do solo para construir uma quadra de Areia: dicas e passo a passo

Sabia que a preparação do solo é uma das etapas mais importantes para garantir as melhores condições de jogabilidade e durabilidade da quadra de Piso de Areia?

Afinal, se tudo corre bem desde o primeiro passo, há mais possibilidade de garantir boas partidas e redução dos custos com manutenção.

Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Então, entenda, de forma simples e direta, o passo a passo para o preparo do solo com as dicas deste texto. Acompanhe!

Saiba a importância de fazer a preparação do solo

Planejar é fundamental para garantir a longevidade de usos da quadra de Piso de Areia. Afinal, é dessa forma que você pode elaborar soluções, mesmo em situações acidentais. Uma das formas de conseguir isso é fazendo a preparação do solo de forma adequada, preservando a qualidade da quadra no longo prazo.

Quem pratica beach tennis e frequenta com regularidade uma quadra de Piso de Areia, por exemplo, sabe como é ter um estilo de vida voltado para a prática da atividade física. Logo, esses Atletas identificam e entendem os perigos de um piso desnivelado ou compacto.

Essas consequências surgem a partir da falta de preparação do solo. Pensando nisso, reunimos um check-list para você garantir a melhor experiência ao jogar e treinar. Continue a leitura para saber.

Veja um passo a passo de como preparar o solo

Construir um bom terreno para praticar vôlei de praia ou qualquer outro beach sports, é algo mais simples do que você imagina. Como mencionado, o planejamento é importante. Isso porque ele ajuda nos custos de manutenção, gerando economia e previsibilidade para o seu negócio.

Ao iniciar a execução da preparação da terra, é necessário a profundidade adequada, em torno de 50 a 60 centímetros. Isso porque são reservadas uma camada para o sistema de drenagem e outra camada para o Piso de Areia (de 25 a 30 cm).

Escolha um terreno plano

Essa dica é básica e indiscutível. Há quem não calcule esforços para conseguir exercitar a paixão pelo esporte e tente adaptar os formatos impraticáveis de um terreno.

No entanto, é praticamente impossível, pensando a longo prazo e nas diferentes condições físicas de cada Atleta, praticar futevôlei, por exemplo, em uma quadra inclinada. Portanto, tudo começa com a escolha de um terreno plano, caso não seja possível opte por uma terraplenagem.

Prepare a base para confeccionar a drenagem

Após ter a certeza de que o terreno é plano e remover condições mais grosseiras como pedras e raízes, proceda com uma leve compactação do solo. Isso significa que você vai precisar aumentar a densidade daquela superfície, reduzindo a porosidade, ou seja, diminuindo os espaços entre a terra.

Assim, você garante uma boa pré-estrutura para as camadas de drenagem e de Areia que virão na sequência. Utilize equipamentos de pressão, impacto ou vibração específicos para compactar o solo. A ideia é deixar o piso o mais reto possível. A depender do seu terreno isso não será necessário, ok? Procure conversar sempre com um bom profissional.

Após essa fase inicial de preparo — terreno plano, limpeza e compactação é fundamental para confeccionar uma estrutura de drenagem. Para essa etapa, adicione procure entender qual o modelo de drenagem mais se adequa ao seu terreno.

Confira algumas dicas adicionais

Agora que você já sabe o passo a passo para uma preparação do solo, ainda selecionamos mais algumas Soluções fáceis para elevar a performance da sua quadra. Confira:

Use Areia adequada

Esse é o ponto de partida para você entender, completamente, o que é um Piso de Areia para quadra esportiva. Isso porque Areia é um material muito diferente do que se costuma chamar de terra. Isto é, há muita tecnologia envolvida no processo de produção de Areia.

É fundamental ter um Piso de Areia com condições ideais para treino e jogos em qualquer horário do dia. A Areia deve absorver bem o impacto, não esfolar e não machucar.

Verifique a qualidade da drenagem da quadra

Já sabemos que um bom sistema de drenagem é mais um passo essencial garantir a qualidade da quadra de Areia.

Uma drenagem do tipo espinha de peixe, muito popular nas quadras, por conta da sua eficiência e simplicidade, precisa também de uma verificação da qualidade. Dessa forma, você pode antecipar Soluções, gerando economia e fortalecendo o seu negócio.

Em resumo, a preparação do solo segue o passo a passo e essas dicas. Então, anote para não esquecer. Escolha um terreno plano, limpe esse local, garantindo que, de fato, ele é reto. Para assegurar ainda mais isso, compacte o solo e dê andamento com a construção do sistema de drenage,m.

Estar bem informado é uma forma de economizar e investir melhor no seu negócio. Acompanhe nossas redes sociais para seguir se atualizando! Estamos no Instagram, Facebook e YouTube.

Outros conteúdos

Saiba o que analisar na hora comprar a sua areia para playground