Prevenção de doenças cardiovasculares: como a prática de esportes pode ser uma aliada

Falar sobre a prevenção de doenças cardiovasculares é muito importante, pois elas são responsáveis por uma grande parcela das mortes no mundo devido à sua alta incidência e gravidade. Os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são o tabagismo, o colesterol, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e o sedentarismo. 

Se você quer saber como evitar doenças cardiovasculares, fica a dica: uma das melhores estratégias é a prática esportiva. Ela ajuda a reduzir a incidência e a diminuir a mortalidade associada a essas condições.

No artigo de hoje falaremos sobre como a prática de esportes é importante para a prevenção de doenças cardiovasculares e porque é essencial buscar por uma rotina saudável. Acompanhe!

 A atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são responsáveis por uma grande parcela das mortes no Brasil e no mundo devido à sua alta incidência e gravidade. De acordo com Ministério da Saúde, todos os anos milhares de brasileiros vão a óbito em decorrência desse problema.

São doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos, entre elas estão inclusas a doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e outros distúrbios vasculares. Essas condições podem resultar em complicações graves, como ataques cardíacos, derrames e insuficiência cardíaca.

Existem vários fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo estilo de vida pouco saudável, histórico familiar, envelhecimento, hipertensão, diabete, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Esses fatores aumentam a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e o risco de complicações.

Um estilo de vida pouco saudável é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Uma dieta pobre em nutrientes e rica em gorduras saturadas e colesterol pode levar ao acúmulo de placas nas artérias, a falta de atividade física regular aumenta o risco de obesidade e hipertensão.

A prática regular de esportes e outras atividades físicas auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, porque o exercício físico ajuda a fortalecer o coração e a melhorar sua capacidade de bombear sangue. Com o tempo, o coração se torna mais eficiente no trabalho, o que reduz o risco de doenças cardíacas, como a aterosclerose e a insuficiência cardíaca.

Benefícios da prática esportiva para a saúde

Até aqui, você já sabe que, quando se fala em como prevenir doenças cardiovasculares, a atividade física é altamente recomendada. Afinal, ela melhorara a circulação sanguínea, aumentando o diâmetro dos vasos sanguíneos e auxiliando o fluxo de sangue para os órgãos e tecidos do corpo.

Com uma maior qualidade da circulação, o risco de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, é reduzido.

Confira a seguir, de forma mais detalhada, o que a prática de esportes causa no seu organismo.

Melhora a circulação sanguínea

Durante o exercício, o aumento da atividade física eleva a frequência cardíaca e respiratória, aumentando a demanda do corpo por oxigênio e nutrientes. Aumentando o fluxo sanguíneo para os músculos e outros tecidos envolvidos no exercício.

Reduz a pressão arterial

Um dos mecanismos pelos quais o exercício físico ajuda a reduzir a pressão arterial é através do aumento da produção de óxido nítrico. O óxido nítrico é uma substância química produzida pelo revestimento interno dos vasos sanguíneos que ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, reduzindo a resistência ao fluxo e, por sua vez, reduzindo a pressão arterial.

Melhora o perfil lipídico

O perfil lipídico se refere aos níveis de lipídios (como o colesterol e os triglicerídeos) no sangue. A atividade física ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue, incluindo o colesterol LDL (ou “mau” colesterol), que está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares.

A prática de esportes aumenta o transporte do colesterol do sangue para o fígado, onde ele é processado e removido do corpo. Também aumenta a produção de enzimas que ajudam a quebrar o colesterol LDL em componentes mais inofensivos.

Auxilia a queimar gordura, reduzindo os níveis de triglicerídeos no sangue, aumentando a atividade de uma enzima chamada lipoproteína lipase, que quebra os triglicerídeos em ácidos graxos que podem ser usados como energia.

Reduz o estresse

Uma das maneiras pelas quais o exercício pode ajudar a reduzir o estresse é através da liberação de endorfinas. As endorfinas são substâncias químicas produzidas pelo corpo que têm propriedades analgésicas e relaxantes.

A prática de esportes ajudar a reduzir os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol. Quando o corpo está sob estresse, os níveis desse hormônio aumenta, levando a efeitos negativos na saúde física e mental a longo prazo.

O sono de qualidade também é uma de prevenir doenças cardiovasculares porque permite a recuperação e regeneração do corpo e da mente. A falta de sono adequado aumenta o estresse e a uma série de outros problemas de saúde e a prática de esporte melhora a qualidade do sono.

Melhora as funções cognitivas

A atividade física melhora a função cognitiva, incluindo a memória, a atenção e a tomada de decisão. Isso ocorre porque o exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, estimulando o crescimento de novas células cerebrais e reduzindo a inflamação, o que pode prejudicar a função cognitiva.

A importância de incluir a prática de esportes na rotina

Incluir na rotina a prática de esportes é fundamental para uma vida saudável e para a prevenção de doenças cardiovasculares. Mas é preciso sempre contar com ajuda profissional para evitar lesões.

Manter hábitos saudáveis melhora a qualidade de vida, aumentando a energia e a disposição para as atividades diárias e melhorando a autoestima e a autoconfiança, auxiliando na longevidade, na recuperação e regeneração do corpo e da mente.

Incluir a prática de esportes na rotina é importante para melhorar a saúde física e mental, estabelecer hábitos saudáveis, socializar e melhorar a produtividade. A prática regular de esportes garante benefícios significativos para a qualidade de vida em geral.

A prevenção de doenças cardiovasculares não está fora de alcance, como vimos, com algumas atitudes podemos restaurar e manter a qualidade de vida, aumentar a disposição melhorando a saúde do corpo e da mente, benefícios que serão percebidos não só agora mas também no futuro. 

Continue a acompanhar nossos conteúdos curtindo nossa página no Facebook!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube