7 problemas em quadra esportiva

Praticar esportes e fazer exercícios em uma quadra esportiva bem projetada para essas atividades é essencial para manter a saúde e se divertir com os amigos. Contudo, os gestores desses espaços precisam estar sempre atentos para evitar situações adversas.

Alguns dos problemas em quadra esportiva são desgastes no Piso e escoamento inadequado da água, que podem causar lesões sérias nos Atletas.

Neste post, mostraremos os entraves mais recorrentes e como se proteger contra essas ocorrências. Boa leitura!

1. Lesões em Atletas

Para evitar lesões, é preciso ter um Piso de Areia adequado para cada praticante. Existem os Atletas já acostumados com um nível mais alto de exigência e pessoas que só curtem uma resenha com os amigos, por exemplo. A quadra deve levar em conta os objetivos de cada um.

Por isso, a escolha dos materiais deve ser precisa. Pisos muito duros, e que não absorvam bem o impacto da atividade esportiva, são ainda mais perigosos. Afinal, em superfícies assim, a força de resposta transmitida ao corpo será ainda maior, facilitando o surgimento de lesões.

Nesse cenário, contusões como entorses e tendinopatias costumam ocorrer. Além disso, em esportes como o futebol de Areia e o vôlei, o impacto nos joelhos é danoso em Pisos muito duros. Isso deve ser levado em conta, principalmente, em relação às crianças e aos adolescentes, que podem lesionar placas de crescimento.

Assim, a escolha de materiais que consigam absorver o impacto de cada esporte é fundamental para a saúde dos usuários de quadras esportivas. Os tipos de Areia, por exemplo, devem ser muito bem pensados para proporcionar conforto e dinamismo para os Atletas.

2. Gastos excessivos

Por melhores que sejam os materiais e o planejamento, uma quadra esportiva precisará de manutenção. Isso não significa que você não possa escolher os itens de forma mais precisa e garantir que o seu projeto funcione de forma satisfatória pelo maior tempo possível.

Nesse sentido, uma dica é descobrir o tipo de revestimento e o Piso adequados para cada projeto. Alguns exigem manutenções que podem custar mais caro. Dependendo do fluxo de uso da sua quadra esportiva, esse gasto pode prejudicar significativamente os lucros.

Já outros Pisos podem exigir mão de obra especializada, com profissionais que cobrem um alto valor pela manutenção. Caso você não tenha dinheiro para cobrir esse serviço, isso pode ocasionar a paralisação temporária das suas atividades, fazendo com que você perca clientes.

Nesse sentido, para projetar ou reformar a sua quadra, é preciso trabalhar com empresas e parceiros especializados nesse segmento, que sejam referência no mercado. Assim, será possível acertar em diversas escolhas, como o acabamento, a vistoria dos materiais e a aplicação. Tudo isso ajuda a manter a vida útil da quadra — e da sua carteira de clientes.

3. Baixa resistência do Piso

Tanto para Atletas profissionais quanto para a recreação, cada projeto de quadra poliesportiva precisa levar em consideração as práticas que serão desenvolvidas ali (como futevôlei ou beach tennis) para investir em materiais de qualidade.

De qualquer forma, é preciso entender que cada Piso de quadra poliesportiva fica exposto ao desgaste natural do uso, o que ocasiona trincas, descascamento, oxidação e rachaduras. Os efeitos climáticos, como sol e chuva, também influenciam isso.

Por isso, é essencial investir em revestimentos resistentes e que sejam planejados para quadras esportivas externas. Também é importante chegar se o tipo de quadra é apropriado para o espaço, levando em conta a ação dos fatores climáticos.

4. Visibilidade

A visibilidade deve ser observada logo no início da concepção da quadra. Afinal, é essencial definir a orientação do Piso em relação à trajetória do sol: nesse sentido, é preciso evitar o posicionamento Leste-Oeste para que os Atletas não tenham a visão ofuscada em suas atividades ao ar livre.

Assim, é preciso que o eixo longitudinal, o maior lado da quadra, acompanhe a orientação Norte-Sul. Caso você queira investir somente em quadras sem cobertura, essa é uma escolha crucial, já que não poderá ser alterada posteriormente sem a redefinição de todo o projeto.

Do mesmo modo, quadras cobertas sofrem menos com esse problema. Com um projeto assim e um Piso de qualidade, você pode complementar as suas outras opções projetadas de acordo com a trajetória do sol para evitar problemas na quadra esportiva.

5. Escoamento de água ineficiente

A chuva no Piso pode causar lesões sérias, mas outro problema na quadra esportiva relacionado a presença de água é que ela pode acabar penetrando na base, tirando a resistência do material, causando trincas e fissuras.

Por isso, é preciso observar periodicamente possíveis buracos e rachaduras no Piso, além de checar se os ralos estão limpos e desobstruídos para que ocorra uma boa vazão da água.

Para que isso não aconteça, priorize o sistema de drenagem conhecido como “espinha de peixe”, por exemplo, ideal para Pisos de Areia de alto nível.

6. Altura e estrutura inadequadas para alambrado

Outro fator que influencia a construção ou a reforma da quadra esportiva é a análise de quais modalidades serão praticados nela. Isso é determinante na hora de escolher o alambrado ideal, uma vez que essa opção depende da observação do tipo de exercícios e esportes que serão conduzidos.

Por exemplo, se a quadra tiver como objetivo a prática de beach tennis, o alambrado precisa ter uma malha com entrelaçado mais estreito — ou as bolas acabariam escapando diversas vezes durante um jogo, irritando os praticantes e causando prejuízo para o dono da quadra, que perderia clientes.

7. Nivelamento e drenagem de quadras esportivas

O nivelamento correto de cada Piso impede que a água fique acumulada. Além de atrapalhar o jogo, esse excesso também afeta diretamente a segurança dos usuários, já que podem ocorrer quedas e, consequentemente, lesões.

Outro fator que deve ser considerado é o acabamento ou revestimento do Piso, já que alguns materiais facilitam a drenagem e previnem os acidentes.

Agora que você já conhece os principais problemas em quadra esportiva, já pode proteger o seu espaço ou começar a trabalhar em seu projeto com base nessas informações. Lembre-se de que esses cuidados são essenciais para proteger a integridade física dos Atletas.

Gostou do artigo e tem algo a dizer sobre o tema? Então, aproveite a visita e compartilhe conosco os seus comentários sobre o assunto!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube