Quadra de Areia coberta ou aberta?

As quadras esportivas são espaços para a prática saudável de atividades físicas e para a socialização entre as pessoas. O mais interessante é que chuvas e variações climáticas não precisam inviabilizar seu jogo: também é possível contar com opções cobertas.

Nesse sentido, surge a questão: quadra de Areia coberta ou aberta, qual é a melhor? Cada uma tem vantagens e desvantagens, como veremos a seguir.

Falaremos também das suas características únicas e como Atletas de diferentes níveis podem escolher o projeto mais adequada. Siga a leitura!

Quais são as características de uma quadra coberta?

Uma quadra de esportes coberta funciona em um ambiente interno, como em um clube ou um espaço dedicado à prática esportiva e aos exercícios físicos. Com isso, você não precisará se preocupar com as variações do clima, se vai chover naquele dia ou não. Seja sob sol ou chuva, a sua resenha com amigos estará garantida.

Além disso, uma quadra de Areia coberta traz uma maior sensação de segurança aos praticantes e a quem que se junta para ver os jogos. Afinal, problemas como insolação, queimaduras e desidratação serão menos comuns.

Muitos praticantes de esportes também podem sentir que se concentram melhor em um ambiente fechado, principalmente os Atletas profissionais ou aquelas pessoas que levam a prática esportiva mais a sério. Afinal, não há um fluxo intenso de pedestres e veículos na rua fazendo barulho, por exemplo.

Para os proprietários de uma quadra coberta ou para pessoas que queiram investir nesse mercado, é preciso dizer que esse projeto se torna mais caro para ser construído — já que será preciso obter elementos que não existem nos modelos abertos, como os materiais da cobertura.

Contudo, isso não chega a ser uma desvantagem significativa no longo prazo, já que uma quadra coberta pode ser alugada por horários e garantir uma boa renda extra em todas as estações do ano.

Por fim, é importante ressaltar que apesar dos investimentos em cobertura, as quadras cobertas não necessitam de investimento em infraestrutura de drenagem.

Quais são as características de uma quadra aberta?

A diferença entre os dois modelos de quadra é primordial: uma tem uma estrutura acima do espaço, enquanto a outra não. As quadras abertas são aquelas que vemos nas praias, por exemplo, com redes e demarcações bem similares às cobertas.

Também é preciso desmistificar o seguinte: quadras abertas não são necessariamente posicionadas na faixa de Areia das praias. Afinal, elas também são chamadas de quadras externas porque são vistas em diversos locais, como parques, clubes, arenas, condomínios e escolas, por exemplo.

Uma das vantagens da quadra aberta é o acesso à luz natural do sol, assim como à circulação do vento. Porém, isso também pode se tornar um problema, com as variações climáticas, como veremos a seguir.

Para quem quer praticar esportes na praia, as quadras abertas não precisam de muito preparo, já que é possível levar os próprios materiais para a praia e montar ali uma quadra de beach tennis ou futevôlei, por exemplo.

Por meio de sites especializados, é possível comprar postes móveis, linhas e redes e levar para onde você quiser. Contudo, é preciso tomar cuidado para não construir uma quadra improvisada em uma área proibida, como acontece com quem ergue os postes em uma parte muito próxima da linha do mar.

Outro problema comum é que você fica totalmente à mercê das variações climáticas. Assim, uma chuva forte inviabiliza qualquer jogo — fora os perigos dos raios. De qualquer modo, uma quadra aberta também rende muita diversão, desde que as condições para a prática esportiva sejam apropriadas.

É possível jogar beach tennis em quadra de Areia coberta?

Pelo próprio nome, que remete à praia, muitas pessoas se perguntam se a prática do beach tennis se restringe às quadras abertas. É possível realizar essa atividade em um espaço coberto? Não se preocupe, porque a resposta é sim.

Você pode jogar beach tennis onde quiser. Inclusive, nas altas temperaturas do verão brasileiro, praticar o esporte em uma quadra coberta pode ser bem mais confortável. É possível buscar um clube ou um espaço que contem com estrutura para essa modalidade.

No entanto, é preciso estar atento, porque alguns componentes não podem ficar de fora em uma quadra adaptada ao beach tennis, como:

  • uma estrutura adequada, com Piso de Areia de qualidade e redes no tamanho certo;
  • redes específicas para essa prática;
  • quadra com medidas corretas.
quadra de areia coberta

Quadra de Areia coberta e aberta: quais são as diferenças para quem joga?

Como vimos, escolher entre quadra coberta e aberta depende do gosto de cada um. Pessoas que moram em cidades que não têm praia ou onde o clima pode variar muito no mesmo dia, inviabilizando a prática sem cobertura, têm a quadra coberta como a melhor opção.

Do mesmo modo, pessoas que moram em áreas litorâneas com poucas variações climáticas podem praticar seus esportes, treinamento funcional e outros exercícios na praia sem problemas.

Contudo, para aqueles que querem se tornar Atletas profissionais em esportes como beach tennis, futevôlei e vôlei de praia, a melhor opção é a quadra coberta. Afinal, ela geralmente fica em um espaço totalmente dedicado à prática física, garantindo o foco total dos Atletas.

Além disso, independentemente de a quadra ser coberta ou aberta, praticar esportes em Pisos de Areia devidamente projetados para garantir o conforto e uma boa experiência é a melhor opção. Isso não ocorre na praia ou em espaços com uma qualidade inferior, visto que as necessidades de cada praticante não são levadas em consideração.

Pisos de Areia de alto nível, como os da SuperQuadra Jundu, contam com um tipo de Areia que correspondem às práticas de esportes. Não à toa, eles são divididos em Torneio e Resenha.

Torneio

Esse Piso de Areia foi desenvolvido para Atletas mais experientes, como profissionais na ativa. É ideal para aquelas pessoas que buscam trabalhar o condicionamento físico. Como se não bastasse, ele também é voltado para o treinamento funcional e para o alto desempenho.

Resenha

Por sua vez, o Piso Resenha é outra linha que fornece uma excelente jogabilidade para disputas mais divertidas e velozes entre amigos. Ele alia o conforto tanto para disputas de nível profissional como para aquela resenha mais descontraída entre amigos e familiares, como o nome sugere.

Como você viu, escolher entre uma quadra de Areia coberta ou aberta é um privilégio dos praticantes de esportes, já que ambas são capazes de garantir a diversão e a prática sadia de atividades físicas. O mais importante é priorizar Pisos adequados, que previnam os riscos de lesão e garantam o conforto.

Para entender mais sobre quadras e Pisos de Areia e encontrar boas opções para praticar esportes, baixe o App SuperQuadra! Ele está presente tanto na Apple Store como na loja virtual do Google.

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube