Quais são as medidas de uma quadra de Areia?

Em um país tropical como o Brasil, os esportes de Areia estão entre os preferidos da população. Mas para que as atividades físicas sejam praticadas de maneira adequada, é preciso ter atenção a diversos fatores ao construir os espaços. As medidas de uma quadra de Areia estão entre os mais importantes.

Uma boa quadra precisa contar com uma estrutura preparada para respeitar as dimensões definidas pelos órgãos oficiais e garantir o bom desempenho dos Atletas. Assim, é preciso que as medidas sejam seguidas para que seu projeto seja bem-sucedido.

Quer saber quais são os principais esportes praticados em quadras de Areia, as medidas adequadas e os cuidados durante a construção? Continue a leitura!

Quais esportes podem ser praticados em quadras de Areia?

Os esportes praticados em Piso de Areia são bastante populares em nosso país. Eles são grandes aliados na conquista de qualidade de vida e saúde, e até no combate ao estresse.

Mas você sabe quais esportes de Areia são mais comuns? A seguir, listamos os principais!

Frescobol

O frescobol foi criado nas praias de Copacabana, no Rio de Janeiro, e pode ser jogado por duplas ou trios. Consiste em um esporte de raquete, em que os participantes devem lançar a bola uns para os outros, sem deixá-la cair.

O jogo é bem dinâmico e não tem pontuação, o que significa que não há competição entre os jogadores.

Beach soccer

O futebol de Areia, também chamado de beach soccer, é uma das modalidades mais praticadas no Brasil nesse piso. Assim como no futsal, o jogo conta com cinco jogadores em cada time.

Sua principal característica é o fato de as jogadas, em sua maioria, serem feitas pelos ares, uma vez que a bola não flui na Areia tão facilmente quanto em um gramado. Com isso, o beach soccer é bastante divertido de jogar e de assistir.

Futevôlei

Também nascido no Rio de Janeiro, o futevôlei, como o próprio nome já diz, pode ser considerado como uma mistura entre vôlei e futebol. Aqui, as regras são semelhantes às do vôlei, mas pode ser jogado com os pés, a cabeça, o ombro, o peito, entre outras partes do corpo, com exceção das mãos e dos braços.

Cada time pode contar com dois ou quatro jogadores, e o objetivo é retornar a bola ao adversário com até três toques.

Vôlei de praia

Outro esporte em quadras com Piso de Areia é o vôlei de praia, que é derivado do vôlei tradicional. Ele pode ser praticado por dois ou quatro jogadores. Cada time deve buscar devolver a bola ao campo adversário com, no máximo, três toques, sem que ela caia no chão.

Essa modalidade do vôlei foi inventada em 1895, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil na década de 1930. Como outro esportes de Areia, tornou-se muito popular nas praias de Copacabana.

Beach tennis

As regras do beach tennis mesclam as do vôlei de praia, do badminton e do tênis de quadra. O esporte foi inventado na Itália, em 1987.

Os jogos são realizados em uma quadra com Piso de Areia. O principal objetivo é projetar a bola, com a ajuda de raquetes especiais, para o campo adversário, sem deixar que ela caia no chão!

Quais são as medidas de uma quadra de Areia?

Agora que você sabe quais são os principais esportes de Areia praticados no Brasil, é hora de conferir as medidas de uma quadra com esse piso. Em geral, a recomendação é que tenha uma área de pelo menos 231 m², de modo a formar um retângulo de 11 metros x 21 metros.

Para que o espaço tenha todas as dimensões adequadas, também é importante que haja um recuo de 1,5 metro nas linhas laterais de fundo. Essas medidas podem variar, dependendo do objetivo e da área dedicada à quadra.

Por exemplo, uma quadra multiesportes de Areia pode ter 9 metros por 18 metros, com recuos de 1,5 metro nas laterais e linhas de fundo. Vale destacar que cada esporte tem medidas específicas, que devem ser levadas em consideração ao fazer o projeto.

Veja as medidas dos esportes de Areia que apresentamos no tópico anterior:

  • frescobol: 26 m x 16 m;
  • beach soccer: 37 m x 28 m;
  • futevôlei: 18 m x 9 m;
  • vôlei de praia: 16 m x 8 m;
  • beach tennis: 16 m x 8 m.

Quais cuidados tomar ao construir uma quadra de Areia?

Além de ter atenção às medidas de uma quadra de Areia, é preciso seguir algumas orientações importantes para que o espaço seja construído com qualidade e da melhor forma possível. A seguir, listamos os principais cuidados a serem tomados durante a construção:

  • faça a drenagem da quadra de maneira correta, pois isso vai impedir o acúmulo de água e garantir a segurança dos jogadores;
  • escolha a opção mais adequada para a prática de esportes entre os tipos de Areia;
  • construa a quadra tendo como orientação a trajetória do sol. O ideal é que o lado maior da quadra acompanhe a linha norte-sul, pois, caso contrário, a luz pode ofuscar e prejudicar a visão dos jogadores;
  • para que as partidas possam ser realizadas à noite de forma adequada, escolha boas opções de iluminação para a quadra, dando preferência a lâmpadas de LED, que são mais eficientes e econômicas;
  • instale materiais e equipamentos de qualidade, de acordo com o tipo de esporte que será praticado na quadra de Areia. Partidas de beach soccer, por exemplo, requerem redes para gol, enquanto o vôlei de praia precisa de uma rede de tamanho específico;
  • faça a manutenção da quadra periodicamente para conservar o espaço e mantê-lo sempre em bom estado para a prática esportiva.

Nos seus próximos projetos, lembre-se de que seguir todas as medidas de uma quadra de Areia que apresentamos neste artigo é fundamental. Afinal, apenas assim você vai conseguir construir ambientes adequados para a prática de diversos esportes e garantir a segurança, o conforto e o bom desempenho dos jogadores.

Gostou deste artigo e quer conferir mais dicas e orientações para a construção de quadras de Areia? Então, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para todas as novidades do nosso blog diretamente em seu e-mail!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube