Veja 4 características que toda quadra de Areia deve ter

Muitas pessoas não sabem, mas existe um tipo de quadra de Areia para cada esporte. Assim, há uma quadra de futebol de Areia, de vôlei de Areia e assim por diante. Dessa forma, é fundamental escolher a Areia mais adequada para o esporte que se pretende praticar.

Elaboramos este post para dar algumas dicas para você elaborar um projeto adequado aos seus objetivos. Leia nosso conteúdo e confira 4 características que toda quadra de Areia deve apresentar!

Por que construir uma quadra de Areia?

Os esportes são importantes para a saúde física e mental. Muitas modalidades podem ter a sua versão também em quadra de Areia, como:

  • futevôlei;
  • beach soccer;
  • vôlei;
  • frescobol;
  • beach tennis;
  • beach boxe;
  • treinamento funcional.

Como é feita a preparação do terreno?

A preparação pode ser realizada a partir da escavação ou da elevação do terreno. Isso vai depender do projeto da pessoa. É possível elevar e construir muretas de contenção da areia — é um dos casos mais comuns nesses projetos.

Nessa profundidade, deve-se considerar uma camada com 27 a 30 centímetros do material. Além disso, é preciso considerar a altura do sistema de drenagem completo, que gira em torno de 40 centímetros.

No total, portanto, a profundidade da escavação para a quadra de Areia deve ficar em torno de 70 centímetros.

Quais são as principais características de uma quadra de Areia?

Para construir uma quadra de Areia, é necessário cumprir alguns requisitos básicos. Confira mais informações a seguir!

1. Tipo de Areia

A escolha do tipo de Areia deve ser bem fundamentada. É recomendável pesquisar os melhores fornecedores e buscar por areias que tragam mais conforto a quem está usando e/ou praticando o esporte.

2. Iluminação e alambrado

Um bom sistema de iluminação também é muito importante para construir uma quadra de Areia eficiente e segura. A opção mais recomendada é a lâmpada LED.

O refletor de LED, além de ter mais durabilidade, também é econômico e proporciona uma iluminação mais ampla na quadra.

O alambrado não é um item obrigatório, por isso, o responsável deve analisar se é necessário instalar essa estrutura na quadra. Sua principal função é promover mais segurança perimetral.

3. Sistema de drenagem

A drenagem na quadra de Areia também é uma operação fundamental na montagem de um espaço eficiente. Afinal, não é produtivo deixar água acumulada no ambiente esportivo.

A ITF orienta a montagem de um sistema chamado de “espinha de peixe”, que deixa o terreno preparado para receber a Areia e, depois, absorve toda a água existente nela.

No sistema “espinha de peixe”, há tubos de PEAD (polietileno de alta densidade, atóxico, muito flexível e de alta durabilidade) ligados a um duto central com diâmetro maior, que encaminha a água que se infiltra no solo até a rede de drenagem.

O nome “espinha de peixe” foi dado porque o esquema do sistema lembra realmente a estrutura vertebral do peixe: as “espinhas” seriam os dutos laterais; enquanto a “costela” é representada pelo duto central.

4. Área mínima

No beach tennis, a ITF define a medida da quadra como um retângulo de 11 m x 21 m (231 m2), já considerando o recuo de 1,5 m nas linhas laterais e de fundo.

No caso de jogos simples de beach tennis — com apenas um jogador em cada lado —, a quadra deve apresentar 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Para jogos em duplas, deve-se seguir as medidas citadas no parágrafo anterior.

Como realizar a manutenção da quadra de Areia?

Depois de construir a quadra de Areia, é necessário fazer a sua manutenção da forma correta. Primeiro, ela deve ser sempre bem iluminada, por questões de segurança. O alambrado, caso exista, deve se manter esticado, para garantir a segurança do espaço e evitar acidentes.

As redes e os postes instalados na quadra são afetados pela ação do clima e pelo uso recorrente. Dessa forma, eles podem se quebrar, deteriorar ou enferrujar. Por isso, é preciso conservar os equipamentos em boas condições, por meio de cuidados específicos.

Sempre que necessário e possível, os equipamentos devem ser trocados, considerando que a sua atualização — assim como da quadra — vai agregar valor ao ambiente, o que vai ajudar a manter a fidelidade dos usuários. Modernizar a quadra e, portanto, valorizá-la, permite que o proprietário aumente o preço do aluguel ou da mensalidade do espaço.

Por fim, a limpeza da quadra também faz parte da manutenção. Locais sujos, com fezes de pássaros e folhas acumuladas, tendem a fazer com que os usuários se afastem. Para uma boa limpeza, é recomendado utilizar sopradores elétricos.

Por que procurar uma empresa especializada?

Pela demanda elevada, a construção de quadras de Areia é uma boa opção para investidores que procuram atuar no ramo de esportes.

Já existem muitas empresas especializadas na montagem de quadras de esportes. Desse modo, você pode fazer parcerias com uma delas, caso esteja pensando em construir qualquer tipo de quadra de Areia.

Para encontrar a melhor empresa, considere esses aspectos:

  • experiência e reputação da empresa no mercado;
  • qualidade das ferramentas e dos materiais;
  • nível técnico dos profissionais;
  • obras já concluídas pela empresa;
  • feedback de clientes atuais e antigos;
  • análise do contrato de prestação de serviços.

Como vimos, ao construir uma quadra de Areia eficiente, você vai proporcionar uma boa experiência aos praticantes de esportes. Por isso, invista agora mesmo nesse ambiente!

Está à procura de um parceiro? Conheça mais sobre nossos Produtos e Serviços desenhados com e para Atletas!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube