3 razões para investir em uma quadra de beach tênis

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) afirma que o número de pessoas que frequentam quadra de beach tênis triplicou nos últimos três anos. Como mostra uma reportagem da BBC, os adeptos ao esporte no Brasil foram de 400 mil, em 2021, para 1,1 milhão, em 2023.

Em meio a esse cenário, é muito interessante que gestores de clubes e estabelecimentos do gênero invistam em quadras de qualidade para a prática desse esporte. Quer saber mais sobre isso? Então, bora com a gente!

Quadra de beach tênis: as 3 principais razões para investir

Investir em uma quadra de beach tênis profissional em um clube esportivo proporciona uma série de vantagens e oportunidades para a instituição.

A seguir estão três razões importantes para considerar esse investimento. Veja:

1. Expansão do público e aumento de associados/pagantes

A introdução de uma quadra de beach tênis profissional pode atrair um novo público para o clube esportivo.

O esporte tem crescido em popularidade devido à sua acessibilidade, sendo jogado por pessoas de todas as idades e habilidades físicas.

Segundo dados da CBT, o beach tênis no Brasil tem 1,1 milhão de praticantes, sendo que:

  • 54% são homens;
  • 46% são mulheres;
  • 44% têm idades de 10 a 19 anos;
  • 22% têm idades de 40 a 49 anos;
  • 15% têm idades de 30 a 39 anos.

 

Com um público tão diversificado, a inclusão desse atrativo pode atrair novos associados ou usuários pagantes para o clube, ampliando sua base de membros e aumentando a receita financeira.

A variedade de atividades esportivas oferecidas também pode incentivar a permanência dos atuais membros, melhorando a retenção e satisfação geral.

2. Potencial de geração de renda com torneios e eventos

A quadra de beach tênis pode se tornar um local ideal para sediar torneios, competições e eventos.

Isso não apenas atrai participantes locais, mas também de outras regiões, ampliando a visibilidade do clube e atraindo receita adicional por meio de taxas de inscrição, venda de ingressos, patrocínios e serviços de alimentação e hospedagem para os participantes.

Além disso, a realização frequente de eventos pode fortalecer a posição do clube como um centro esportivo proeminente na região, aumentando sua reputação e reconhecimento.

3. Tornar-se uma referência na região, especialmente onde não há praia

Em localidades onde não há acesso fácil a praias, oferecer a prática de beach tênis pode ser um diferencial competitivo significativo.

O clube esportivo pode se tornar uma referência na região por oferecer uma experiência de praia a partir desse esporte.

Isso tende a ampliar a base de clientes, aumentar a exposição do clube na mídia e gerar um buzz positivo na comunidade.

Como garantir o piso ideal para uma quadra de beach tênis do seu clube?

Garantir o piso ideal para uma quadra de beach tênis em seu clube é essencial para proporcionar a melhor experiência de jogo, segurança e desempenho para os praticantes.

Optar pela areia da praia ou de construção civil não é recomendável, tampouco possível pois esses tipos de areia podem conter impurezas e tamanhos irregulares de grãos. Além disso, não oferecem as características específicas necessárias para a prática esportiva, podendo ocasionar lesões nos atletas.

Cabe ainda lembrar que retirar areia da praia para uso particular é crime. A extração ilegal pode constituir dois tipos distintos de delitos: o previsto no artigo 2º da Lei 8.176/91 e aquele descrito no artigo 55 da Lei 9.605/98.

No primeiro caso, referente à legislação que estabelece os delitos contra a ordem econômica, trata-se do crime de usurpação de bem pertencente à União, sujeito a uma pena de detenção de um a cinco anos.

Por outro lado, a legislação ambiental estipula uma pena de seis meses a um ano para indivíduos que realizarem a extração de recursos minerais sem a devida autorização ou licença.

Uma alternativa mais adequada é utilizar areia especialmente projetada para a prática esportiva, fornecida por empresas especializadas como a SuperQuadra Jundu.

Existem dois tipos principais de areia para esportes de praia, cada um com suas características distintas. São eles:

Torneio

Conta com propriedades técnicas ideais para a preparação física e o treinamento de atletas de alto desempenho.

Esse tipo de piso proporciona as condições adequadas para treinamentos funcionais e jogadores que buscam performance máxima.

Resenha

Oferece uma jogabilidade equilibrada, permitindo jogos mais rápidos e confortáveis. Esse piso é adequado tanto para partidas de alto nível competitivo quanto para momentos mais descontraídos entre amigos.

O piso Resenha tem uma versatilidade que torna-o compatível com uma variedade de esportes de areia, incluindo o beach tênis.

Ao escolher o piso ideal para a quadra de beach tênis do seu clube, é importante considerar o perfil dos praticantes, objetivos do espaço e a experiência de jogo desejada.

Ambos os tipos de areia – Torneio e Resenha – oferecem benefícios distintos, atendendo a diferentes demandas e estilos de jogo.

Nós, da SuperQuadra Jundu, estamos aqui para ajudá-lo! Chame a gente no WhatsApp e converse com a nossa equipe. Teremos satisfação em atender o seu clube.

Outros conteúdos

pontos que uma gestão de clubes esportivos deve estar sempre atenta