Saiba como montar uma quadra de beach tennis

Já pensou em ter sua própria quadra de beach tennis para poder aprimorar a prática do esporte e garantir lazer e praticidade ao seu dia a dia? Se esse projeto está nos seus planos, chegou ao lugar certo!

Aqui, você encontrará informações interessantes sobre essa modalidade, que cresce cada vez mais no Brasil. Também entenderá o que é preciso para montar a sua quadra de beach tennis e como escolher um Piso de Areia com a qualidade certa para proporcionar a máxima performance das suas habilidades.

Mesmo quem nunca jogou poderá se surpreender com os benefícios de ter um lugar para praticar esse esporte em casa. O beach tennis é popular e de fácil aprendizagem e, por isso, vem se destacando tanto. A atividade traz uma série de benefícios que se refletem em mais qualidade de vida e saúde.

Após a leitura deste texto, você saberá como tem acontecido o crescimento do segmento de beach tennis no Brasil. Além disso, verá o passo a passo de como montar uma quadra, como preparar o terreno, verificar o tamanho ideal, fazer a contenção da Areia e usar materiais de qualidade. Fique por dentro!

Entenda o crescimento do segmento de beach tennis no Brasil

O beach tennis surgiu na Itália, em 1996. A sua chegada ao Brasil demorou dez anos. De modo semelhante a outros esportes de Areia, sua popularização começou no Rio de Janeiro. Isso talvez seja explicado por conta da forte cultura litorânea carioca.

Copacabana e Ipanema, por exemplo, são cartões postais frequentados intensamente por turistas do mundo inteiro. Logo, a circulação de novas práticas esportivas e hábitos culturais é facilitada.

Assim como o vôlei de praia, o futevôlei e o frescobol, com o tempo, a modalidade começou a ganhar mais adeptos ao longo de outras praias brasileiras.

Popularidade do beach tennis no Brasil

O beach tennis passou a conquistar um lugar cativo no coração dos brasileiros muito recentemente. Isso pode ser visto em muitas orlas de praias, na produção de campeonatos estaduais e locais, além da exibição desse esporte em vários canais de televisão. A tendência é que o esporte continue a atingir mais brasileiros.

Isso pode ser explicado pelo fato de o beach tennis permitir a jogabilidade para Atletas profissionais e iniciantes, assim como famílias e curiosos. Para se ter uma ideia, o evento em Valinhos recebeu mais de 800 participantes.

Marcos históricos do esporte

Há alguns marcos da trajetória do beach tennis no Brasil. Na Copa das Nações, em Aruba, em 2010, o país foi campeão, o que também se repetiu no mundial por equipes, em 2013.

Ainda, foi campeão Sul-Americano, em 2014, e conquistou o primeiro lugar no mundial na Sérvia, em 2016. Além disso, o Brasil ganhou o Pan-Americano por quatro anos seguidos.

Esses fatos confirmam o potencial da modalidade em terras brasileiras. Ela integra mais uma possibilidade para o repertório de experiências esportivas na Areia. O beach tennis é praticado mesmo em locais afastados do litoral.

A instalação do Piso de Areia necessário para ter uma quadra que atenda às necessidades dos jogadores é possível em qualquer lugar. Basta atender à medidas recomendadas para a modalidade. O resultado é mais entretenimento e até profissionalização em diversos locais do país.

Singularidade e novidade do esporte

Há uma tendência de academias, por exemplo, integrarem modalidades mais criativas para os seus espaços. Afinal, com o crescimento de tantos locais para o exercício físico, um diferencial é apresentar esportes e práticas menos comuns.

Além disso, há investimentos em escolas com quadras de Piso de Areia, o que possibilita a prática de uma série de modalidades, incluindo o beach tennis. O lado positivo disso é que podem ser descobertos talentos até então impensados.

Por exemplo, ao instalar uma quadra de Areia na sua casa, você viabiliza o desenvolvimento da habilidade dos filhos, de familiares e até de amigos próximos. Quem sabe o resultado possa nortear outras escolhas para o futuro dessas pessoas?

De toda forma, a prática esportiva é um ótimo caminho para melhorar a saúde do corpo e da mente. Uma boa partida de beach tennis oportuniza relaxamento e fortalece laços afetivos.

Materiais importantes de proteção para o beach tennis

Com o avanço da popularização do esporte, alguns desafios de tornaram mais evidentes. Isso porque, além das regras do beach tennis, é preciso alguns cuidados para quem pratica com regularidade. Por exemplo, ficar de pé durante muito tempo pode facilitar o aparecimento de calos nos pés.

Por isso, uma forma de aumentar o conforto, além da escolha de uma Areia ideal, é o uso de vestimentas com proteção UV. Elas, em conjunto com o efeito do protetor solar, previnem câncer de pele, envelhecimento precoce e minimizam os efeitos do cansaço em função do sol.

Cuidados especiais com lesões

Ao entrar em uma quadra de beach tennis, também é preciso garantir a integridade do corpo. Além do cuidado de usar protetor solar, boné, vestimenta com proteção UV, conhecer prováveis lesões que podem ocorrer durante a prática do esporte é uma forma de prevenir quadros mais delicados.

A lesão é gerada por um alto esforço nos músculos ou tendões. Para esportes de Areia, as mais comuns são entorse de tornozelo, joelho e pé. O atrito com a Areia torna os movimentos mais pesados, e o resultado é mais tensão nas articulações. Adicionado a isso, a rapidez do jogo pode gerar torções bruscas.

Por isso, para conseguir mais proteção, dê atenção a exercícios de equilíbrio corporal. Tente manter as pisadas firmes, distribuindo melhor o peso do seu corpo. Assim, há menos risco no surgimento de problemas.

O aquecimento dos músculos do core, na região central do corpo, é ideal para a prevenção. É o conjunto formado pela lombar, pelo quadril, pela pelve e pelo abdômen. O core é responsável por dar equilíbrio e manter alinhado o nosso centro gravitacional.

Entenda por que ter uma quadra de Areia em um condomínio

Ter como opção de lazer uma quadra com Piso de Areia no condomínio é um diferencial para reunir toda a galera. A tendência tem se popularizado no Brasil, e não é à toa.

Historicamente, as áreas de lazer do condomínio apresentavam outras opções, como piso de concreto ou grama sintética. No entanto, a quadra de Piso de Areia é uma novidade que pode valorizar a moradia.

Além disso, com as possibilidades do esporte na Areia, é possível fazer torneios e organizar eventos, aproximando as relações entre os condôminos. Apostar nessa ideia também permite mais versatilidade de esportes.

Em uma quadra de Areia, além do beach tennis, é possível adaptar para beach vôlei, frescobol e até beach handebol.

Veja o passo a passo para montar uma quadra de beach tennis

Você sabe o que precisa e como montar uma quadra de beach tennis? Separamos quatro principais direcionamentos para você entender como isso funciona, na prática. Você verá como preparar o terreno, verificar o tamanho da quadra, fazer a contenção e usar Areia de qualidade. Confira, a seguir!

Preparar o terreno

Quando se pensa em construir uma quadra de beach tennis, o conceito mais básico de todos é o nivelamento e a drenagem do terreno. Isso vai garantir que as condições de jogabilidade se mantenham perfeitas, mesmo em dias nublados ou com pancadas de chuva.

Um terreno plano evita quedas e dificuldades para a prática esportiva. Por isso, um bom serviço de terraplanagem garante o nivelamento do terreno antes de ser inserida a quadra. Nessa fase, são retiradas consideráveis quantidades de terra nas partes mais irregulares do terreno.

São usadas máquinas pesadas, como minicarregadeiras, ou ainda, aparelhos maiores, a depender das condições — como a profundidade da quadra. A ideia é otimizar a absorção de água, para que não sejam criadas poças em função de desníveis.

Para isso, é utilizado sistema de drenagem. O mais comum é o escoamento de água do tipo espinha de peixe. O sistema recebe esse nome devido à sua aparência, pois os canos que ficam na lateral se encontram com um dreno principal, que corta toda a quadra.

Além de evitar o acúmulo de água, um sistema de drenagem permite a lavagem da Areia, o que garante a melhor usabilidade do local.

Verificar o tamanho da quadra

A indicação para o tamanho de uma quadra de beach tennis é de 16 metros de comprimento por 4,5 metros de largura, para um jogo de um Atleta de cada lado. Para duplas, a medida da largura vai para 8 metros, mantendo o mesmo comprimento.

É preciso um recuo de 1,5 metro das linhas laterais por 2 metros nas linhas de fundo. Essas medidas são determinadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF), isso vale para jogos e competição oficiais. Para outros usos, é apenas uma recomendação e não uma regra.

As medidas de recuo podem sofrer alterações, dependendo do tamanho do terreno. De forma geral, o recuo menor não influencia o desenvolvimento do jogo. No entanto, o ideal é manter as dimensões corretas para garantir um maior espaço e favorecer movimentos mais arriscados nas partidas.

Fazer a contenção da Areia

O uso de bloco de cimento é necessário para fazer a contenção da Areia. Além disso, outros materiais, como escoras de madeira, estruturas de ferro e até sacos de Areia, podem ser utilizados para conseguir o efeito.

Dessa forma, a segurança de todos é garantida, permitindo, também, a maior durabilidade do aparelho esportivo.

Usar Areia de qualidade

Tenha em mente: Areia não é tudo igual. O uso de um revestimento de qualidade para a quadra de beach tennis significa melhor amortecimento para as quedas e vida útil prolongada do material.

Vale entender que a origem do material advém de processos variados em sua mineração. Logo, são diferentes tipos de Areia, com tamanhos e graus de pureza característicos.

Para uma Areia de qualidade na quadra de beach tennis, é preciso escolher Areias que foram desenvolvidas para prática esportiva. Dessa forma, são evitados acidentes, e ainda contribui para uma melhor performance dos jogadores.

Saiba como a SuperQuadra Jundu pode ajudar

Imagine um ecossistema desenhado para permitir a facilidade da experiência de jogos e treinos dos Atletas da Areia na quadra de beach tennis. Isso pode ser viabilizado com a SuperQuadra Jundu.

Nossas estruturas são pensadas para permitir conforto, performance e tecnologia. Afinal, sabemos a diferença de praticar esportes em condições ideais, utilizando os elementos fundamentais para maximizar o desempenho dos Atletas.

Dessa forma, ajudamos com inovação para que os jogadores criem os melhores lances para jogos desafiadores. Obtenha benefícios oportunizados pela boa experiência e reputação da empresa no mercado.

Oferecemos qualidade dos materiais e ferramentas, excelência na instalação técnica e larga experiência na construção de obras.

Linhas de Piso de Areia

A SuperQuadra Jundu oferece duas linhas de Piso de Areia. A primeira, chamada Resenha, é um piso mais balanceado e ideal para todos os tipos de Atletas. O tipo Torneio é um Piso de Areia mais técnico, o que requer mais performance dos jogadores.

Além disso, somos uma multiplataforma que conta com acessórios de quadra exclusivos e uma rede de Arenas presente e popular em todo o país, em que promovemos competições e circuitos.

Ainda, você pode instalar o app para ficar por dentro de todas as facilidades para maximizar a experiência dos Atletas.

Entrega de excelência

Lembre-se de que nossa entrega da qualidade é expressa pela superdrenagem da Areia e pelo fato de ela não esquentar em contato com o corpo. Isso permite a jogabilidade, mesmo em horários de sol alto.

A Areia selecionada para a quadra tem maior absorção de impacto e não muda de coloração com o tempo — o que garante a sensação de recém-adquirida.

Agora, você já sabe como montar uma quadra de beach tennis de qualidade. Para isso, lembre-se de levar em consideração a qualidade da Areia, preparar o terreno e confirmar o tamanho da quadra. Como vimos, o investimento nesse esporte e sua popularidade são crescentes no Brasil.

Gostou do conteúdo e já pensa em investir no Piso de Areia? Então, baixe agora o nosso App SuperQuadra Jundu (Android e iOS) para contratar a sua quadra, fazer reservas, vendas de day-use e muito mais!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube