Tudo o que você precisa saber sobre quadras de escolas

A prática de esportes pode ser muito exigente para os Atletas, sobretudo quando falamos em crianças. Afinal, basta um simples descuido para que um acidente aconteça. Para garantir o bom andamento das atividades físicas e a segurança dos jovens, uma das formas mais eficazes consiste em construir uma quadra de escola de maneira adequada.

Além de aumentar o rendimento dos jogadores, um espaço bem construído evita o desgaste das bolas e dos calçados. Além disso, o tipo de piso também influencia na execução das atividades, uma vez que, em uma quadra de Areia, por exemplo, os jogadores terão uma performance diferente da apresentada em espaços com piso de borracha.

Ao longo deste artigo, preparamos um conteúdo abrangente sobre a quadra de escola, desde como funcionam esses espaços, como construir quadras de Areia até quais os tipos mais comuns. Acompanhe e tire as suas principais dúvidas sobre o tema!

Como são as quadras esportivas das escolas?

A quadra de escola é um espaço dedicado à prática de diferentes tipos de esportes, como futebol, vôlei, tênis, beach tennis, basquete, entre outros. Elas podem ser cobertas ou descobertas, além de contarem com uma grande variedade de revestimentos, como Areia, madeira, concreto, pisos asfálticos e muito mais.

O tipo de esporte para o qual a quadra é indicada impacta diretamente em seu tamanho, bem como em suas características, que incluem demarcações em sua superfície, a presença de acessórios e a iluminação.

quadra de escola2

Sabia que as quadras esportivas proporcionam inúmeros benefícios nas escolas? Entre eles, podemos destacar sua capacidade de ajudar no desenvolvimento motor dos jovens (equilíbrio, coordenação e locomoção), estimular a prática de exercícios físicos, melhorar o convívio social e prevenir doenças (problemas cardíacos, pulmonares e nos músculos).

Nesse sentido, é importante destacar o importante papel de todo profissional do setor de construção. Afinal, seu trabalho vai levar à construção de uma quadra de escola adequada e permitir às crianças e adolescentes aproveitarem todos esses benefícios.

Como construir?

Como destacamos, as características de uma quadra de escola varia de acordo com o tipo de esporte a ser realizado no espaço. Como os esportes de Areia são muito populares no Brasil, neste artigo separamos os passos necessários para a construção desse tipo de quadra. Confira!

Prepare o terreno

Ao preparar o local da construção da quadra, é necessário deixar uma profundidade adequada para o espaço. Nela, é importante colocar uma camada de Areia de 20cm a 30cm e uma camada para o sistema de drenagem de 40cm. Assim, a profundidade deve ser de cerca de 60cm.

Faça o sistema de drenagem

Outra etapa importante na construção de uma quadra de escola é a drenagem, que consiste em um processo para tornar possível o escoamento do excesso de água do terreno. Assim, evita-se que a quadra fique inundada e as partidas sejam comprometidas.

O sistema de drenagem mais comum é o modelo espinha de peixe. Nele, são colocados canos em pequenas valas em um desenho que lembra, como o próprio nome diz, uma espinha de peixe. Desse modo, o solo será preparado para receber a Areia e, posteriormente, absorver a água presente na quadra.

Escolha o tipo de Areia

Uma vez que a Areia pode impactar o desempenho dos Atletas, o tipo escolhido na construção é muito importante. Aqui, a dica é: quanto mais fina, melhor. Em quadras de escola, a Areia tratada e a Areia de lavagem de rio são os tipos mais comuns.

Instale a iluminação e os acessórios

A prática de esportes em períodos noturnos é algo comum nas escolas, por isso, ter atenção à iluminação é outra etapa fundamental na construção. Existem muitas opções para iluminar esses tipos de espaço, mas os refletores de LED são os mais indicados. Afinal, são duráveis, econômicos e iluminam a quadra de forma ampla.

Além disso, é necessário instalar os acessórios de acordo com o esporte. Pegando como exemplo uma quadra de beach tennis, você vai precisar colocar a rede, os postes e o kit de linhas. Alambrados, tela de proteção e rodo nivelador não são itens obrigatórios, mas podem ser bastante úteis.

Quais os tipos mais comuns?

É possível encontrar no mercado diferentes tipos de quadra de escola. A seguir, listamos as mais comuns.

Futevôlei

O futevôlei é um esporte praticado com uma bola em uma quadra de Areia. O espaço tem 9m de largura e 18m de comprimento, sendo dividido ao meio por uma rede de 2,20m de altura. Para a construção, o recomendado é que a quadra forme um retângulo de 11m x 21m, com um recuo de 1,5m nas linhas das laterais e de fundo, totalizando 231m².

quadra de escola

Beach tennis

A quadra de beach tennis também tem uma superfície de Areia, sendo um esporte praticado com raquetes de madeira e bolas soft.

A medida oficial da quadra para jogos simples, com um Atleta de cada lado, é de 16m de comprimento e 4,5m de largura. Já em jogos de dupla, a largura deve ser de 8m. Além disso, é necessário um recuo de 2m nas linhas de fundo e de 1,5m nas linhas laterais.

Vôlei de praia

Um dos esportes mais tradicionais no mundo, o vôlei de praia é disputado por dois ou quatro jogadores em uma quadra de Areia, que é dividida na metade por uma rede de 2,43m (para duplas masculinas) e 2,24m (para duplas femininas). A quadra tem 18m de comprimento e 8m de largura.

Futebol de salão

Outro tipo de quadra muito comum em escolas é a de futebol de salão, feita de madeira ou material sintético bem nivelado. A quadra consiste em um retângulo de 20m x 36m e tem um gol de 2m de altura por 3m de largura, além de marcações específicas, que incluem a linha central, lateral, de fundo, da área do goleiro e do círculo central.

A quadra de escola é um espaço muito importante para os estudantes, pois funciona como uma ferramenta pedagógica e social e traz benefícios para a saúde dos jovens. Por isso, é muito importante se aprofundar nas informações sobre as quadras e em seus variados tipos, de modo que a construção desses espaços seja feita de forma adequada e com qualidade.

Seus próximos projetos de quadra de escola requerem a utilização de Areia? Saiba que a SuperQuadra Jundu pode ajudar você. Entre em contato conosco e conheça nossas Soluções!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube