Quadra de esportes no condomínio: como planejar e montar?

Sabia que a quadra de esportes é uma opção de lazer muito comum nas histórias de quem mora em condomínio? Esse recurso, que valoriza bastante o imóvel, tem ganhado atualizações. Isso porque, cada vez mais, tem ficado evidente a necessidade de fazer escolhas que unam sustentabilidade, estética e economia.

Nesse sentido, a prioridade é a opção por materiais que tenham alta durabilidade, qualidade para a jogabilidade e performance dos Atletas. Não é coincidência o fato de os esportes em Piso de Areia estarem em alta.

A realidade de muitos condomínios, clubes e arenas comerciais é a escolha por esse tipo de quadra, pelo amplo repertório de esportes e atividades viabilizadas com o formato. Ainda, a facilidade de reforma e troca de um tipo anterior de piso — como epóxi, madeira ou borracha — pelo Piso de Areia.

O custo-benefício também fica evidente. Basta observar, por exemplo, a diferença de valor entre uma quadra de futebol society para uma de vôlei de Areia — para a grama sintética em uma área de 1.500 metros quadrados, o valor médio é de R$52 mil, muito superior à média de R$35 mil para a quadra do esporte praieiro.

Você deseja saber como planejar e montar a melhor quadra de esportes? Se a resposta for positiva, você conseguirá isso após a leitura deste texto. Dessa forma, entenderá o que é uma quadra esportiva, quais os benefícios da prática de esportes em quadra e como construir uma quadra de Areia nos condomínios. Ainda, descobrirá como escolher uma Areia de qualidade. Boa leitura!

O que é uma quadra esportiva de Areia?

A quadra de esportes é um espaço regulado por determinada metragem para a prática de uma ampla variedade de esportes de Areia — futsal, basquete, vôlei, tênis, futebol, futevôlei e muitos outros. O que diferencia cada tipo de quadra será a necessidade e os recursos disponíveis para a estrutura.

Em um condomínio, por exemplo, serão observadas questões como cobertura para a quadra, tipos de demandas do público, orçamento disponível e, principalmente, o tamanho da área do terreno.

Sobre isso, muitas pessoas utilizam o mesmo sentido para se referir à quadra esportiva e à quadra poliesportiva. No entanto, a diferença se dá pelas metragens das áreas. Para as quadras poliesportivas, 16m x 27m de área de jogo, sendo 18m x 30m de área construída. De outra forma, a esportiva tem dimensões mais flexíveis.

Para muitas quadras esportivas, há marcações e equipamentos multiuso para se adequarem às possibilidades de modalidades diversas. Logo, o uso de linhas demarcatórias, traves, redes, tabelas, postes e até recursos para construir sistemas de iluminação. Além disso, a quadra pode ser coberta, para evitar chuva.

Por ser uma parte importante do aparelho de lazer de um condomínio, o investimento nessa estrutura precisa ser bem feito, para garantir longevidade e retorno positivos. Afinal, muitos moradores utilizam esse local para sofisticar a sua experiência esportiva, o que requer uma estrutura que facilite a excelência na performance.

Por isso, uma quadra de alto desempenho é uma necessidade que pode ser acessível e garantir bons anos de uso. Isso sem falar na valorização da propriedade viabilizada pela construção ou reforma de uma quadra de esportes.

Características de quadra esportiva de alto desempenho

Bons materiais aliados a uma equipe especializada durante todo o processo resultam em soluções em que há a certeza do bom investimento. Por isso, vale lembrar que boas quadras de esportes seguem os direcionamentos previstos na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de preencher os requisitos do RAD (Revestimentos de Alto Desempenho).

A manutenção de uma quadra de Areia, por exemplo, é fundamental para manter o alto padrão. Observe o modo como são colocados os custos de limpeza, troca de estruturas e tempo de validade. Dessa forma, você terá mais exatidão sobre o orçamento final.

Outro ponto importante é a capacidade de drenagem. Felizmente, Pisos de Areia desenvolvidos especificamente para Esporte tem maior capacidade de drenagem, sendo possível obter boas condições de jogabilidade, mesmo em climas chuvosos.

Quais são os benefícios da prática de esportes em quadra?

A prática de esportes em quadra é um caso oportuno para falar sobre como um ambiente pode estimular a atividade física. Isso porque a estética é uma forma de incentivar o uso. Desde detalhes como a vitalidade das cores da rede de vôlei e da Areia, o ambiente também faz o Atleta.

Selecionamos quatro benefícios da prática de esportes em quadra — fortalecimento da saúde do coração, bom condicionamento físico, ajuda no emagrecimento e redução de estresse e ansiedade. Acompanhe a seguir.

Aumenta o condicionamento físico

Fazer esportes é uma forma de deixar mais dinâmico o exercício físico. A frequência em uma academia, com o tempo, pode gerar um sentimento de tédio, por conta das repetições dos tipos de treinos e aparelhos.

No entanto, a prática de esportes em quadra tem um grande diferencial, que é a interação mais próxima com o outro, sempre de uma forma em que a surpresa dos movimentos é esperada. Ou seja, cada partida de beach tennis, por exemplo, é diferente da outra, há sempre um fator de novidade.

Por essa via, fica mais fácil tornar rotineiro o esporte e, assim, melhorar o condicionamento físico. O resultado é traduzido na superação de limites, produzindo bons episódios em um local que faz parte da estrutura da sua casa.

Ajuda no emagrecimento

A facilidade de ter uma quadra de esportes no condomínio viabiliza escolhas. Uma dessas, além do próprio exercício físico, pode ser o emagrecimento. Quem tem problemas nas articulações, por exemplo, sabe a importância de reduzir o peso para não sobrecarregar os joelhos e a coluna.

Em vez de se deslocar até uma academia, ou mesmo ficar restrito à sala de treinos do condomínio, uma quadra de esportes de Piso de Areia é uma forma singular de experimentar movimentar o corpo ao ar livre. Ainda, sentir a textura da Areia e poder fazer jogadas esportivas sem a preocupação de cair e se machucar, sabendo que algumas areias especiais maximizam a absorção de impacto.

Reduz o estresse e a ansiedade

É fato que a prática de esportes reduz o estresse e a ansiedade. Para muitas pessoas, jogar bola faz tanto sentido porque o espaço facilita a expressão de sentimentos que as demandas do cotidiano acabam por acumular.

A utilização rotineira de uma quadra de esportes pode melhorar o próprio ecossistema de relações interpessoais do condomínio. Afinal, compartilhar de momentos de jogos, em que parcerias são pensadas para o ganho geral de um time, pode ser uma ótima oportunidade de estreitar laços. Assim, fica mais fácil cumprimentar no elevador e puxar uma rápida conversa sobre qualquer assunto.

Fortalece o coração

A quadra esportiva é um espaço ideal para exercícios aeróbicos — aqueles de longa duração e intensidade baixa a moderada, que trabalham de forma geral os grupos musculares. O resultado dessa atividade é um metabolismo mais saudável, favorecendo todo o sistema cardiorrespiratório.

Como construir uma quadra com Piso de Areia nos condomínios?

Uma quadra de Piso de Areia é uma forma de sentir o verão e o clima praiano o ano todo, concorda? Para construir esse local, é preciso de uma área de, no mínimo, 231 metros quadrados, o que forma um retângulo de 11m x 21m para construir uma quadra de Areia. O recuo recomendado é de 1,5m nas linhas de fundo e das marcações laterais.

Há três principais caminhos que uma construção de qualidade do tipo precisa ter: Areia ideal, drenagem eficiente e uso de medidas adequadas. Entenda melhor a seguir!

Escolha a Areia ideal

Você sabia que Areia não é tudo igual? A qualidade dos treinos em um quadra com esse revestimento depende de um bom Piso de Areia. Isso significa uma Areia que absorva bem o impacto, não grude, nem suje muito o corpo e as roupas. Com a Areia ideal, é possível conseguir performance e conforto para o Atleta.

Use as medidas adequadas

A utilização de medidas adequadas para a quadra facilita a formação de boas partidas de jogos. Essa, realmente, pode ser uma das prioridades e decisões finais para a implementação de uma quadra de esportes.

Faça a drenagem

Um bom sistema de drenagem é fundamental para evitar alagamentos e garantir as condições de jogabilidade, mesmo em situações de chuva. Com o sistema, é possível escoar o excesso de água. Por exemplo, a drenagem de espinha de peixe — o sistema mais utilizado nesses casos — permite mais vazão ao volume de água.

Geralmente, são utilizados tubos de drenagem feitos com Polietileno de Alta Densidade (PEAD), pois é um material atóxico, resistente e flexível. O resultado é uma quadra esportiva preparada para ser utilizada durante todo o ano.

Qual a importância de escolher uma Areia de qualidade?

A escolha de um Piso de Areia de qualidade permite que toda a diversidade possível de esportes seja praticada na quadra. Dessa forma, será mais fácil praticar frescobol, beach tennis, futevôlei, futebol de Areia, vôlei de praia e frisbee.

A Areia de qualidade, além da memória lúcida que pode remeter ao mar, ajuda na prática com segurança dos esportes. Para entender melhor, basta pensar nas consequências do que pode acontecer ao jogar vôlei em um terreno que possa ter grãos asperosos.

Se em algum momento houver um movimento mais arriscado, que faça o jogador ter de lidar com o impacto do corpo no chão, as chances são altas de lesão por conta de alguma pedrinha. Acredite, um pequeno grão associado à alta velocidade de uma queda pode gerar grandes estragos.

O que é Areia?

Para entender a boa escolha de uma Areia é preciso relembrar informações básicas, como pensar sobre sua definição. Assim, é importante dizer que a palavra reúne uma série de tipos de materiais, sendo usada para falar de modo geral sobre a fragmentação natural de rochas, resultado de milhões de anos.

Para entender o conceito de tipos de Areia e as suas qualidades, é preciso destacar duas questões: sua origem e tamanho. Ao olhar no microscópio, torna-se mais evidente que a Areia é nada mais do que um amontoado de micropedras de origens diversas.

De um modo mais simples, a Areia pode ser classificada em fina, média e grossa. No entanto, há uma série de outros atributos, como a composição mineral, granulometria, grau de pureza, coloração, entre outros.

Qual é a Areia de uma quadra de esportes?

Para uma quadra de esportes, a Areia precisa garantir boa absorção de impacto, excelente jogabilidade e não sujar. Um mito sobre o uso de quadra de esportes com esse material é a ideia de que areia suja mais.

Isso é apenas uma ideia muita associada às experiências de praia. No entanto, esse argumento é frágil, pois as granulações da Areia da praia apresentam uma maior variedade, e a parte fina é a que mais gruda no corpo.

Além disso, a água do mar e o movimento das ondas podem reforçar, na lembrança, a ideia de que Areia gruda, suja e seja difícil de tirar do corpo. Em um condomínio com uma quadra de areia do tipo ideal para esportes não sujará o corpo e nem as áreas ao redor da quadra.

Quadra de esportes de Piso de Areia é uma escolha que, de fato, tem sido constante nas reformas das áreas de lazer de condomínios, clubes e construção de arenas comerciais. Como você viu, os esportes de Areia têm muitas vantagens — aumentam o condicionamento físico, ajudam no emagrecimento, fortalecem o coração e reduzem o estresse e a ansiedade.

Lembre-se que, para a construção de uma quadra de esportes em condomínio, é preciso sistema de drenagem, utilização das medidas adequadas e ter muita atenção em relação à escolha da Areia ideal. Com base nessas atitudes, será possível ter a melhor experiência nesse espaço, que pode atuar na melhoria da qualidade de vida e performance de Atletas e praticantes de todos os níveis.

Gostou de conhecer melhor sobre as facilidades de uma quadra de esportes? Para ajudar você a colocar em prática suas escolhas, conheça agora as Linhas de Produtos para Quadra de Areia da SuperQuadra Jundu!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube