Como construir uma quadra poliesportiva de Areia?

Nas quadras poliesportivas de Areia, é possível praticar diferentes tipos de esportes. Na época de primavera e verão, a demanda por esses espaços aumenta.

Para elaborar um projeto de construção desses espaço, vale a pena estudar mais sobre o assunto, sobre as possibilidades e as novidades disponíveis no mercado. Esse é o tema de nosso post. Confira as principais características da quadra de Areia, como construir uma e como realizar a sua manutenção.

Quais são as características da quadra poliesportiva de Areia?

A quadra poliesportiva de Areia é um espaço que está presente em clubes, condomínios, escolas, ginásios e outros locais. A demanda é alta porque, em somente um espaço, podem ser jogadas variadas modalidades esportivas.

Entre os esportes de Areia que podem ser praticados, citamos:

  • futevôlei;
  • beach tennis;
  • vôlei;
  • beach boxe;
  • frescobol;
  • basquete;
  • handebol;
  • futsal;
  • futebol;
  • treinamento funcional.

Oficialmente, as medidas são 16 metros de largura por 27 metros de comprimento. A quadra é demarcada para cada modalidade em sua superfície.

Para essa demarcação, é importante levar em consideração aspectos como a distância de lance livre, no basquetebol, a área de pênalti, no handebol, e as linhas laterais, para todos os esportes.

Cada modalidade recebe uma cor diferente referente às suas próprias medidas. Por exemplo, a cor branca é utilizada na demarcação de vôlei, tênis, squash, badminton e paddle.

Como construir a quadra poliesportiva de Areia?

É preciso seguir recomendações específicas na hora de realizar o projeto da quadra poliesportiva de Areia. Entenda!

Área de construção

Desde já, vale ressaltar que uma quadra multiesportes de Areia pode ter 9 metros por 18 metros (ou seja, na forma de um retângulo de 168 metros quadrados). Ainda mais, se tiver os recuos de 1,5 metro nas laterais e linhas de fundo.

É muito importante, ainda, investir em redes e marcações de quadra de boa qualidade. Assim, você consegue manter jogos de alto nível, melhorar a experiência dos jogadores e ter uma montagem personalizada para seu projeto.

As soluções podem, no entanto, seguir atividades desportivas típicas. Vamos considerar as dimensões de algumas áreas de esportes específicos, como voleibol, futevôlei, futsal e beach tennis:

  • voleibol: a quadra mede 9 metros de largura por 18 metros de comprimento, sendo dividida em duas partes por uma rede, cuja altura varia (para homens, 2,43 metros, e para mulheres, 2,24 metros);
  • futevôlei: a quadra mede 9 metros de largura por 18 metros de comprimento, sendo dividida por uma rede com altura de 2,20 metros;
  • futsal: em jogos internacionais da FIFA, a dimensão mínima é de 20 metros de largura por 38 metros de comprimento, podendo alcançar o tamanho máximo de 25 metros de largura por 42 metros de comprimento;
  • beach tennis: a quadra mede 8 metros de largura por 16 metros de comprimento para duplas, e em partidas simples, deve ter 4,5 metros de largura por 16 metros de comprimento.

Preparação do terreno

Para preparar o terreno, é importante deixar uma profundidade apropriada para a quadra poliesportiva quando escavar o solo. Nela, é preciso incluir uma camada de Areia entre 25 a 27 centímetros.

Também é necessário deixar uma camada para o sistema de drenagem, com aproximadamente 40 centímetros. No total, a profundidade recomendada é de 60 centímetros.

Sistema de drenagem

O sistema de drenagem é fundamental para construir uma quadra poliesportiva de Areia. Sugere-se o sistema de drenagem conhecido como “espinha de peixe”. A finalidade é deixar o solo preparado para receber a Areia e, depois, fazer a absorção de toda a água que ela contém.

Tipos de Areia

Existem diferentes tipos de Areia, procure uma empresa que utilize Areia com as características técnicas adequadas para a melhor performance dos jogadores.

Sistema de iluminação

A iluminação é outro aspecto relevante para o projeto de quadra poliesportiva de Areia. Há muitas opções, mas a mais recomendada, por sua eficiência e economia, é feita com LEDs.

O refletor de LED, por exemplo, além de econômico, dura muito tempo. Contribui para fornecer uma iluminação mais abrangente para a quadra.

Montagem de alambrado

O alambrado é uma cerca de arame que circunda determinada área, limitando-a e garantindo mais proteção. No caso das quadras poliesportivas de Areia, não se trata de um elemento obrigatório. O responsável pelo projeto deverá avaliar a viabilidade e/ou a necessidade dele.

Como fazer a manutenção?

Finalmente, vamos considerar como fazer a manutenção de uma quadra poliesportiva de Areia. Para que ela seja bem conservada, o projetista deve levar em conta os seguintes pontos:

  • por questões de segurança, a quadra de Areia deve ficar sempre bem iluminada durante a noite;
  • se existir alambrado, ele deve se manter esticado para evitar que aconteçam acidentes e para garantir a proteção do local;
  • os equipamentos usados na quadra, como postes e redes, estão sujeitos diariamente às ações do clima e do uso constante, o que pode causar deterioração, quebras, oxidação (para que os usuários não se afastem do espaço, é fundamental que os equipamentos sejam bem conservados);
  • a quadra deve estar sempre limpa, já que acumula resíduos que podem causar má impressão para os usuários, como folhas (o melhor é utilizar sopradores elétricos).

Sempre que possível, vale a pena renovar os equipamentos utilizados na Areia, já que a modernização deles vai agregar valor para o local. Isso ajudará a manter a fidelidade dos usuários. Além disso, essa valorização pode gerar melhores rendimentos, com aumento da taxa de uso, se for o caso.

Neste post, demos sugestões a respeito de como construir uma quadra poliesportiva de Areia para realizar um bom projeto. É importante fazer um planejamento eficiente e executá-lo com presteza para obter resultados que satisfaçam os usuários.

O que achou de nossas dicas? Venha nos conhecer melhor. Fornecemos pisos de Areia em duas linhas. Aproveite e confira nossas imagens e nossos vídeos no YouTube, no Facebook e no Instagram!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube