Conheça as regras do frescobol e veja os benefícios de praticá-lo!

Se você está procurando uma atividade física divertida e desafiadora para o verão, o frescobol pode ser a opção perfeita. Com apenas uma bola, duas raquetes e um parceiro, você pode se divertir e exercitar o corpo ao mesmo tempo. Mas, assim como na prática de qualquer modalidade esportiva, é fundamental conhecer e seguir as regras do frescobol.

Elas parecem simples, mas as regras de frescobol podem ajudar você a aprimorar suas habilidades e se tornar um atleta ainda melhor — e, quem sabe, até um campeão. O resultado disso é mais estímulo para se manter no esporte e, assim, garantir mais qualidade de vida por meio do exercício físico.

Pensando nisso, produzimos este pequeno guia sobre frescobol. Acompanhe e boa leitura!

O que é e como surgiu o frescobol?

O frescobol envolve uma bola, duas raquetes e dois jogadores, que passam a bola um para o outro usando a raquete. O objetivo é manter, pelo maior tempo possível, a bola longe do chão.

Essa modalidade é uma forma fácil e atrativa de exercitar o corpo e, ao mesmo tempo, aproveitar um momento de lazer. O frescobol é quase sinônimo de praia, mas também é possível praticá-lo em quadras de Areia.

Esse Esporte de verão surgiu no Rio de Janeiro durante a década de 1940. Na verdade, é possível dizer que surgiu de forma acidental, em uma adaptação do tênis à realidade praiana.

Quem deu o primeiro passo para isso foi um morador de Copacabana, Cario Rubens Romero Lyra. Ao perceber que as raquetes estragavam por causa da maresia, o arquiteto pensou em um material mais resistente e resolveu produzir raquetes de madeira.

Dessa forma, ele solucionaria o problema da maresia e o desgaste por atrito que as próprias condições da Areia da praia produziam. Ao lado de amigos, começou a popularizar essa forma inventiva de jogar tênis na praia.

Quais são as regras do frescobol?

As regras de frescobol são simples e de fácil assimilação. Com a prática, elas se tornam cada vez mais intuitivas, favorecendo um jogo mais dinâmico, responsivo e colaborativo. Saiba mais a seguir!

Quantidade de jogadores e distanciamento

Não precisa de um grande grupo: você pode se divertir na praia ou na quadra ao jogar frescobol com mais uma ou duas pessoas. Isso porque esse esporte de Areia é jogado em duplas ou em trincas.

Seja a partida jogada por duas ou três pessoas, a distância mínima entre um jogador e outro é de 8 metros. Nos dois casos, os jogadores fazem parte do mesmo time — ou seja, são sempre aliados, e não adversários. Então, os jogadores colaboram e se ajudam para manter a bola no ar pelo máximo de tempo possível.

Tempo de jogo

Em geral, cada partida tem duração de 5 minutos. Durante esse tempo, os árbitros avaliam a habilidade dos jogadores em rebater jogadas difíceis, a fluidez e estabilidade da bola e os momentos em que a bola teve mais risco de tocar o chão.

Objetivos

Existem três formatos conhecidos de jogo no frescobol:

  1. o estilo livre prioriza manter a bola no ar pelo maior tempo possível;
  2. o estilo veloz destaca a quantidade de batidas na bola durante o período de 60 segundos;
  3. o estilo radical é uma mistura dos dois estilos anteriores. Ele orienta os jogadores a manter a bola no ar pelo maior tempo possível e ter a maior quantidade de saques.

Faltas

A regra é simples: a bola deve tocar apenas a raquete de madeira. Qualquer toque da bola em partes do corpo é considerado falta. Por isso, tenha atenção e mantenha o foco no jogo, para evitar perder pontos.

Cartões 

Se acontecer de você ou um parceiro cometerem uma infração numa competição, saiba que apenas duas advertências são permitidas por equipe.

Na terceira, há perda de pontuação, que significa perder 10% da nota final. Assim como no caso das advertências, a quantidade de perdas de pontuação permitida é de duas — na terceira, acontece a desclassificação da dupla ou trio.

Quais os benefícios do frescobol?

A prática de frescobol traz inúmeros benefícios para o seu corpo e sua mente! É uma forma criativa e divertida de manter um estilo de vida saudável, sem abrir mão do lazer. E o melhor de tudo é que pode ser jogado por pessoas de todas as idades e em diferentes níveis de habilidades.

Fortalecimento dos músculos

Uma partida de frescobol consegue trabalhar vários grupos musculares, incluindo braços, ombros, panturrilha, coxas e glúteos, por exemplo.

Os praticantes, à medida em que progridem no esporte, se tornam até mesmo melhores em atividades do dia a dia. Dessa forma, evitam lesões, conseguem mais agilidade e sentem menos cansaço.

Baixo impacto para as articulações

Essa é uma grande vantagem dos Esportes de Areia. Seja ela uma areia de praia ou do piso de uma quadra, a Areia é uma superfície que absorve o impacto do corpo durante o jogo.

Então, o risco de lesões articulares é reduzido, em comparação com modalidades esportivas praticadas em superfícies mais rígidas.

Equilíbrio corporal otimizado

O frescobol é um esporte que estimula e fortalece os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo. Eles ficam na região central, a partir do abdômen — área conhecida como core.

Alguns benefícios adicionais de manter essa região fortalecida são:

  • aumento da imunidade;
  • regulação do metabolismo;
  • bom funcionamento do intestino;
  • maior coordenação motora.

Relaxamento mental

Sabe aquele estresse do dia a dia — aquela pressão que parece que não acaba nunca? Pois é: a prática do frescobol ajuda a aliviar isso.

É uma atividade física que respeita os limites do seu corpo, sem esforços excessivos. E, ainda por cima, é uma forma super agradável de passar o tempo com amigos e familiares, por exemplo, tornando tudo ainda mais relaxante e divertido.

Em resumo, esse Esporte é uma excelente opção para quem quer se exercitar de forma divertida e com pouco impacto nas articulações. As regras do frescobol são simples e intuitivas, e ele pode ser praticado na praia, em uma quadra de Areia ou em quase qualquer área aberta com Areia. Então, por que não experimentar?

Gostou do artigo e quer receber em primeira mão os melhores conteúdos sobre esportes? Assine agora a nossa newsletter!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube