Por que usar roupas com proteção UV na hora de praticar esportes?

Roupas com proteção UV representam o acréscimo de uma camada para garantir a saúde da pele de quem pratica esportes. Afinal, o sol, ao mesmo tempo em que é fundamental para o bem-estar e a obtenção de algumas vitaminas, pode trazer o risco de desenvolvimento de certas doenças.

De maneira geral, quanto mais expostas as pessoas são aos raios solares, maiores são as chances de ter esses problemas. Por isso, além do protetor solar na pele, itens de vestuário com esse tipo de tecnologia são muito úteis.

A seguir, saiba mais sobre os raios que podem ser nocivos à sua saúde e entenda as roupas com proteção UV!

O que são raios ultravioleta e quais são os riscos da exposição a eles?

Raios UV, ou ultravioleta, são as ondas curtas de luz emitidas pelo sol. Suas características as tornam capazes de penetrar na pele e provocar efeitos decorrentes da reação do corpo a elas.

Como a profundidade com que atingem as camadas do tecido epitelial varia, esses raios são classificados em 3 níveis de perigo:

  1. moderado: UVB;
  2. alto: UVA;
  3. altíssimo: UVC.

Embora o contato com radiação ultravioleta moderada seja importante para a produção de vitamina D, o contato excessivo ou intenso da pele com essas radiações pode ocasionar diversos problemas. Entre os principais riscos de exposição continuada ao sol estão:

  • alergias que deixam a pele sensível e coçando;
  • queimaduras dolorosas — que acontecem até em dias nublados;
  • manchas ou melasmas devido ao acúmulo ocasionado por anos sem cuidado preventivos;
  • envelhecimento precoce, incluindo o surgimento de rugas e outras marcas;
  • danos à visão, como catarata e pterígio, causados por queimaduras nas córneas;
  • câncer, em especial de tipos como melanoma e carcinoma epidermóide ou basocelular, comumente desenvolvidos pelo excesso de exposição ao sol.

Como funcionam as roupas com proteção UV?

As roupas que protegem contra raios ultravioleta têm essa capacidade devido à composição do tecido, que conta com o dióxido de titânio (TiO2).

Esse componente, que também está presente nos protetores solares usados diretamente na pele, pode ser aplicado aos fios que formam a trama da fibra ou adicionado por um banho químico pós-pintura. 

A partir disso, essas peças de vestuário conseguem refletir a radiação solar sem o risco de perder a eficiência com o tempo ou na água — problema que ocorre com loções, que precisam ser repassadas frequentemente.

Para Atletas, esses itens são úteis na prática esportiva tanto ao ar livre como em locais não completamente cobertos ou com incidência indireta de raios de sol. Vale ressaltar que a necessidade de se proteger não existe apenas em dias quentes de verão, já que nos dias nublados e mais frios também existe radiação ultravioleta.

O uso de proteção contra raios UV pode servir até mesmo para lugares fechados. Afinal, a luz artificial também emite radiação UV.

Quais são os benefícios das roupas com proteção UV na prática esportiva?

Como visto, o uso dessas roupas se assemelha ao uso do protetor solar, sendo uma medida de saúde preventiva. Mais do que isso, essa opção se destaca por não depender de reaplicação. Aliás, praticidade é um diferencial, já que substituem as loções protetoras nas áreas em cobrem. Mas ainda é importante usar o protetor em áreas expostas da pele, certo? 

Outro benefício é que essas peças ajudam a manter a temperatura do corpo, evitando o aquecimento excessivo. Quem corre na Areia, por exemplo, geralmente sabe como esse tipo de item ajuda a melhorar o rendimento e os resultados. Além disso, a durabilidade o torna um ótimo investimento para um Atleta assíduo.

As roupas com proteção UV são uma evolução tecnológica pensada para a segurança da pele, evitando problemas de saúde associados à exposição ao sol. Atletas podem se valer disso de muitas formas, já que seus benefícios ajudam e facilitam esse cuidado.

O que você faz para proteger sua pele do sol? Compartilhe nos comentários!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube